Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

sábado, 29 de maio de 2010

Música: Tudo Entregarei (Sergio Saas)


Letra:

Tudo ó Cristo a Ti entrego
Tudo sim por Ti darei
Resoluto mas submisso
Sempre a Ti eu seguirei

Tudo entregarei
Tudo entregarei
Sim, por Ti Jesus bendito
Tudo deixarei

Tudo ó Cristo a Ti entrego
Corpo e alma, eis aqui
Este mundo mal renego por Ti
Me dedicarei somente ao Senhor

Tudo entregarei
Tudo entregarei
Sim, por Ti Jesus bendito

Tudo que tenho entrego a Ti
Tudo que sou dedico a Ti
Senhor

Análise:

Está música compõe o hinário cristão e foi composta por Judson Van De Venter (1855-1939), muito antes do evangelicalismo se deixar enveredar pelos caminhos do antropocentrismo e da confissão positiva. Por esse motivo trás em sua composição verdades pouco vistas no estilo “cristão” de ser moderno.

Porém, biblicamente, este é o caminho a ser seguido por aqueles que professam o nome de Cristo: Tudo entregar a ele.

Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (II Pedro 1:11)
A expressão “Senhor e Salvador” aparece inúmeras vezes no Novo Testamento, sempre nesta ordem. Cristo só será nosso Salvador quando for, antes de tudo, Senhor de nossas vidas, ou seja, quando tudo em nós pertencer a Ele, conforme expressa divinamente toda a letra desta canção.

Não bastam 10 por cento, não bastam nossas primícias, para sermos salvos precisamos entregar tudo a Cristo, todo o governo de nossas vidas. Mas também não podemos fazer isso apenas por causa da salvação de nossas vidas, mas por amor a Jesus.

Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima”. (I Coríntios 15:19)

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”. (I Coríntios 13:2)
Tudo nesta música está em pleno acordo com o Evangelho genuíno de Cristo, o que não poderia ser diferente, dada a história de luta pelo evangelho que os autores do hinário cristão travaram em suas vidas.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Música: Infalível Amor (Livres Para Adorar)

Letra:

Tens meu coração
E eu sou teu para sempre
És a minha força
Deus de graça e poder

Tu tens tudo em tuas mãos
E ainda tens tempo a mim
Não compreendo a Ti

Te louvo ó Deus da terra e céus
Quão lindo é teu infalível amor
Infalível amor
O Senhor não mudas
Sempre és o mesmo.
O Santo Deus, meu infalível amor
Infalível amor

És a minha rocha
Em quem eu me apóio
És minha canção
E eu só canto a Ti


Análise:

Esta é uma composição de Cris Tomlin, que o grupo “Livres para Adorar” regravou em português.

E que bela canção.

Na primeira estrofe uma declaração que deveria ser hábito não somente em nossas vidas, mas em nossas músicas: “Tens meu coração e eu sou Teu para sempre”, deixando claro que pertencemos totalmente a Deus e, portanto, devemos agir conforme sua vontade.

Mais um estrofe a mais uma afirmação conveniente para o que chamo de adoração. Reconhecendo a grandeza de Deus o autor afirma que Ele “tens tudo em tuas mãos” e, por outro lado, assumindo nossa pequenez diante de tal magnitude, completa: “Não compreendo a Ti”, não compreendo como o Senhor, tão grande e perfeito, ainda consegue me dedicar atenção, sendo eu apenas um pecador.

De fato o amor de Deus é infalível:

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. (Romanos 5:8)
Nem mesmo nossos pecados foram capazes de nos afastar desse amor, de fazê-lo esfriar, diminuir, pois é um amor perfeito.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. (8:38-39)
Esse amor é um atributo divino, portanto, conforme define outro de seus atributos e segundo expressa esta composição, não muda, permanece igual para sempre:

Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. (Malaquias 3:6)
Por fim, na última estrofe, mais declarações e expressões de genuína adoração ao considerar Deus a nossa rocha e o motivo da nossa canção, como tantas outras músicas afirmavam, antes dos movimentos neopentecostal e gospel assumirem o controle.

"O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio". (Salmos 18:2)
Uma bela canção, sem dúvida.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Música: Restitui (Toque No Altar)

Letra:

Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que este é o teu fim
Não é o que Deus planejou
Levante-se do chão!
Erga um clamor!

Restitui!
Eu quero de volta o que é meu
Sara-me!
E põe teu azeite em minha dor
Restitui!
E leva-me às águas tranqüilas
Lava-me!
E refrigera minha alma
Restitui!..

E o tempo que roubado foi
Não poderá se comparar
A tudo aquilo que o Senhor
Tem preparado ao que clamar
Creia porque o poder de um clamor
Pode ressuscitar!...


Análise:

Está musica é um verdadeiro clássico contemporâneo. Todos a conhecem, todos a cantam, todos choram ordenando a Deus que restitua o que nos pertence.

A música se divide claramente em duas partes: a primeira contempla as duas estrofes e, semelhantemente ao que ocorre com Jó, algum amigo busca confortar, com conselhos e soluções, um determinado irmão que aparentemente passou por perdas.

A segunda parte trata-se do refrão, onde o irmão aconselhado ergue um clamor, segundo o que seu amigo aconselhou. É ai que reside a confusão maior.

No refrão encontramos palavras absolutamente anátemas. O primeiro verso diz: “Restitui! Eu quero de volta o que é meu”. Que absurdo! Como um servo pode se dirigir a Deus dessa forma? Não é bem isso que o Evangelho nos ensina:

assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e SÚPLICAS ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua REVERÊNCIA, ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu”. (Hebreus 5:5-7)
Percebem o que de fato é um clamor? Bem diferente do “clamor erguido” desta música delirante. Que tipo de reverência possui alguém que exige de Deus a restituição do que, por conta própria, acha que tem direito? E, mesmo que tivéssemos algum direito, seria com exigências a Deus que os conquistaríamos?

"Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão". (Romanos 9:15)
Não vejo necessidade de análises adicionais para uma canção absolutamente apócrifa como esta, um clássico do movimento gospel brasileiro e que reflete muito bem a situação de desapego à Palavra de Deus que esta geração tem sofrido.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Música: De Volta À Inocência (Quatro Por Um)


Letra:

Sabe Senhor,
Tenho andado meio sem rumo, perdi a visão, perdi o temor, não fui sábio.

Sabe Senhor,
Eu pensei que Te conhecia, mas enganei a mim mesmo, manchei a pureza e fui pra bem longe de Ti.
Mas estou de volta pra Ti.

Ao tempo da inocência eu quero voltar, ao tempo da pureza eu quero voltar, da simplicidade com Pai, humildade com Deus, ser curado do que o mundo me fez.

Ouvir a Tua voz como sempre ouvi, amar Tua palavra com todo meu ser.
Oh Deus tô com saudades de Ti, saudades de Ti, saudades de Ti.


Análise:

Esta música é bem interessante. Trata-se da decisão de um servo arrependido por ter se afastado dos caminhos santos de Deus. O interessante mesmo é que se usa do que é essencial nestes momentos, sinceridade.

A letra retrata a confissão, o arrependimento e a decisão de retornar. Tudo realizado com palavras informais, como de fato devem ser nossas conversas com o Pai, sem o formalismo farisaico que vemos por ai, mas como quem conversa com um amigo, com um verdadeiro pai que está de ouvidos atentos ao choro de seu filho arrependido.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1:9)

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal”. (1 Pedro 3:12)
Depois da confissão e do arrependimento, nada mais natural do que o ser humano desejar satisfazer a vontade de Deus vontando à inocência diante do pecado, estando atento à Sua voz e obedecendo Sua Palavra.

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15)
Uma análise simples para uma música simples e verdadeira no quesito bíblico.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Música: Lembra Senhor (Trazendo a Arca)


Letra:

Quando não posso te ouvir
E o meu clamor
Já não muda o teu silêncio
São nuvens que escondem o sol
E tornam o dia tão escuro quanto a noite
Então lembro que não podes me esquecer
Se o meu nome está gravado em tuas mãos
Mesmo que ainda eu não consiga ver
Sei que se levantarás em meu favor

Lembra senhor,
Juraste o teu amor
E nada pode mudar o que sentes por mim
Nem os meus pecados
Lembra senhor,
E faz mais uma vez os teus sinais
E saberão que ainda és o mesmo Deus

Que revelou a sua glória a Israel
E que por amor abriu o mar parou o sol
Sei que farás o mesmo em meu favor.


Análise:

A começar pelo título, essa música me soa meio estranha. Como assim, “lembra Senhor”? Deus sofre de amnésia por acaso? Claro, eu entendo que esta não deveria ser a intenção do compositor, mas não custa nada avaliar a letra depois de pronta, para verificar se alguma coisa fugiu da realidade, uma vez que não se trata de uma poesia cristã, mas de um conjunto de declarações melódicas.

No decorrer da canção encontramos diversas afirmações verdadeiras como “lembro que não podes me esquecer”, “nada pode mudar o que sentes por mim”, conforme lemos em:

Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim. Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim”. (Isaias 49:14-16)

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. (Romanos 8:38-39)
Entretanto, é fácil perceber a inclinação antropocêntrica da música, onde até sinais são pedidos para Deus, a fim de provar ao homem o Seu poder, esquecendo completamente das palavras de Cristo quando diz:

Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas”. (Mateus 12: 39)
A ressurreição de Cristo é o único sinal necessário para sabermos que Jesus é Deus e que tem todo o poder. Leia o contexto desta passagem acima para confirmar o que digo.

Em tempo, afirmar que Deus fará por mim o mesmo que fez por Israel é um tanto perigoso, pois nem sempre as coisas acontecem como esperamos:

Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia”. (Romanos 9:15:16)
Por fim, acabo percebendo boas intenções (estou falando de percepção, não de convicção) no contexto geral da letra, porém, decidi fazer análises ortodoxas quando à Palavra de Deus, o que me obriga a avalia-la negativamente.

Música: Doce Amigo (João Alexandre)

Letra:

Como posso esquecer esse amor
Ninguem mais poderia me amar assim
Como posso negar esse alguem
Que a si mesmo negou e se deu por mim

Jesus Cristo meu amigo
Quero seguir ao teu lado e dizer
Vou contigo doce amigo
Nada é melhor nem maior que viver nesse amor

Se no mundo sem rumo eu andar
Procurando os caminhos do coração
A teus pés vou achar meu lugar
Tua luz há de ser minha direção


Análise:

Esta música se destaca por sua declaração poética de amor a Cristo: “Como eu posso negar esse alguém, que a si mesmo negou e se deu por mim?”

A percepção de nossa principal razão para adorá-lo está exposta aqui de forma tão clara, que torna impossível pensar em outro benefício que não o do amor fiel e verdadeiro, de Jesus por nós.

Baseado neste tão grande amor, o autor declara no refrão: “Quero seguir ao teu lado (...) Nada é melhor, nem maior, que viver esse amor”. Poesia cristã clássica, à exemplo da saudosa harpa cristã, tão esquecida na maioria dos púlpitos de nossos dias.

Outra declaração essencial na vida de todo cristão, e que também anda em falta hoje em dia, é: “Tua luz será minha direção”. Quem ainda deseja andar segundo a direção de Jesus em detrimento de seus próprios designios? Somente aquele que entende perfeitamente a Obra de Cristo na cruz, que invalida qualquer esforço humano para tentar salvar-se e qualquer intenção de realizações pessoais, sem que estas estejam em acordo com a Vonatde de Cristo, o único e verdadeiro Senhor:

E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”. (Mateus 28:18)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Música: Faz um milagre em mim (Regis Danese)


Letra:

Como Zaqueu
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim.

Eu preciso de Ti, Senhor
eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua Paz
Largo tudo pra te seguir.

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti,
Porque o Senhor é o meu bem maior,
Faz um Milagre em mim.

Análise:
Esta letra faz um trabalho de homilética em cima da história de Zaqueu, descrita em Lucas 19:1-10. Porém, a exemplo do que se vê por ai, um trabalho muito mal feito, pois em nada reflete o que de fato estava ocorrendo naquela situação.

Zaqueu não subiu na árvore para chamar a atenção de Jesus, antes Cristo percebeu a presença dele ali e o chamou:

Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a uma figueira a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa". (Lucas 19:3-5)
Notem também que não foi Zaqueu quem convidou Jesus para entrar em sua casa, e sim Jesus informou-o dessa necessidade.

Orar não significa chamar atenção. Definitivamente não precisamos chamar a atenção de Deus para nós, pois Ele nos ama independentemente de qualquer coisa que façamos, seja boa ou ruim e seus ouvidos estão sempre atentos para ouvir o clamor de um servo transformado:

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8)

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal”. (1 Pedro 3:12)
Porém, mesmo com esta homilética mal feita, é possível encontrar traços de afinidade com o Evangelho de Cristo e preciso ser imparcial neste ponto, apesar da aparente tentativa de agradar ao ouvinte com palavras e chavões evangélicos.

Reconhecer nossa pequenez e declarar largar tudo para seguir a Cristo, conforme declarações da segunda estrofe, é algo a ser exaltado. Soma-se a isso, o chamado para que Deus entre em nossa vida e a tranforme, nos ensinando o caminho da santidade e declarando que o Senhor está acima de qualquer bem, sou obrigado a avaliar positivamente, num âmbito geral, esta canção, chamando a atenção para que estas afirmações sejam realidade em nossas vidas, não apenas expressões vazias, o que infelizmente é comum desde os tempos bíblicos:

Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim”. (Mateus 15:8)
Mesmo positivando a letra, vale ainda uma observação final:

Precisamos ter bastante cuidado com a preparação de nossas músicas e pregações. A homilética pode ser uma ferramenta científica bastante proveitosa, mas somente quando é utilizada levando em consideração o principio fundamental: estar em consonância com o contexto bíblico em que a referida passagem se encontra, pois não podemos inventar conceitos e ensinos inexistentes, somente para apresentar nossos estudos, pregações e canções com ares mais espirituais.

Aprovada, mas com ressalvas importantes.

Música: Compromisso (Regis Danese)

Letra:

Eu sei que se eu te obedecer
E se Tua voz eu ouvir,
E seus mandamentos guardar, serei

Bendito por onde eu passar
As suas bênçãos vou receber
O Teu favor vai me alcançar, eu sei

Pois eu confio nas promessas
Que Tu tens pra mim
Eu faço compromisso
De ser fiel a Ti, até o fim

Enche-me com Teu espírito
Derrama em mim a Tua unção
Eu vou fazer Tua vontade
Andar na Tua direção


Análise:

Analisando friamente a letra desta música, encontro, no geral, conformidade com a Palavra de Deus.

Se formos obedientes e guardarmos os mandamentos de Deus seremos de fato benditos por onde passar, receberemos as bençãos de Deus e teremos o favor dEle ao nosso lado. Vale, porém, ressaltar que isso não significa que conquistaremos riquezas e vitórias sem fim, pois as benção de Deus não se resumem nisso, antes refletem os dons e frutos espirituais e, infinitamente mais valioso do que qualquer coisa terrena, a vida eterna:

que retribuirá a cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, e honra e incorrupção”. (Romanos 2:6-7)
Notem que a promessa não é de riquezas sem fim, mas de vida eterna.

O refrão traz um pedido interessante, proveitosa e plenamente embasada bíblicamente:

enche-me com o Teu Espírito

E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus”. (Atos 4:31)
Muito importante também o que declara:

Eu vou fazer Tua vontade, Andar na Tua direção

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus 7:21)
Ora, fazer a vontade de Deus é de fato o que nos fará entrar em seu Reino, ter o seu favor, ser bendito.

Entretanto, algo muito perigoso encontra-se contextualizado por toda a composição, especialmente na terceira estrofe. Ali, claramente percebemos a verdadeira intenção de se fazer um compromisso de fidelidade a Deus: as bençãos e promessas que podemos alcançar com isso. Vejam:

Pois eu confio nas promessas, Que Tu tens pra mim

Incrível a nossa capacitade de desvirtuar a mensagem do Evangelho. Devemos servir a Deus por amor, não por seus benefícios. O amor é o fim de todas as coisas e o objetivo de todo o Evangelho.

E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”. (1 Coríntios 13:3)

Todas as vossas obras sejam feitas em amor”. (1 Coríntios 16:14)

Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor”. (Gálatas 5:6)
Tudo o que fazemos para Deus, só tem valor se for feito por amor, não por privilégios. Até mesmo a nossa fé, só tem validade, quando operada pelo amor, não por esperança.

Estamos sempre atentos para encontrar mensagens subliminares em todo tipo de utensílio doméstico, marca de produtos e letras de músicas seculares. Porém temos grande dificuldade de perceber quando elas aparecem em nossas próprias músicas.

Gostaria de finalizar com o seguinte texto:

Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima”. (1 Coríntios 15:19)
Este versículo é facilmente interpretado por: se nossa esperança em Cristo for por causa de seus benefícios terrenos, somos os mais miseráveis de todos os seres humanos. Ou será que estou enganado nesta interpretação?

domingo, 16 de maio de 2010

Música: Bem Supremo (Adhemar de Campos)

Letra:

Antes eu te conhecia de ouvir falar,
Mas agora de contigo andar
Eu sei o Deus que tenho
Meu Rei, Senhor e Pai
Te quero em minha vida
Mais e mais

Antes eu te conhecia de ouvir falar
Mas agora de contigo andar
Tu és meu bem supremo,
Meu Rei, Senhor e Pai,
Me alegro em tua vontade
Mais e mais

Tu sondas
E conheces meu coração Senhor
Sabes, sou limitado
Mas conto com teu amor
Sendo pois teu filho
Venho te dar louvor
Que bom é tua vida
Em minha vida

Que glória é tua vida
Em minha vida
Me alegro com tua vida
Em minha vida


Análise:

De antemão aviso que a análise desta música será totalmente parcial. E não poderia ser diferente, uma vez que diligentemente chamo atenção aos músicos que conheço para que suas composições reflitam adoração genuína sempre que possível (sempre deveria ser possível na verdade) e esta música é um exemplo claro e belo disso.

Baseada no livro de Jó, capítulo 42, foi escrita num momento de grande tristeza que o autor enfrentou, que foi a perda de uma filha. Como é bom ver na prática que ainda é possível adorar ao Senhor mesmo em meio a grandes aflições.

A música inicia parafraseando o texto de Jó 42:5:

Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.”
Mesmo depois do falecimento de sua filha o autor completa afirmando para Deus que “Tu és meu bem supremo, meu Rei, Senhor e Pai”, e que se alegra na vontade de Deus, mais e mais. Impossível não se emocionar com a transformação que Deus realiza em seus filhos.

Alias, se alegrar na vontade de Deus é o que está faltando à maioria de nós, cristãos. Pensamos em servir a Deus segundo nossos próprios interesses e não segundo a vontade dEle. Indiretamente esta canção vem combater justamente este conceito, pois, segundo o autor, somos limitados e, por esta razão, glória mesmo é ter a vida de Deus em nossa vida, ou seja, ser conduzido pela Vontade de Deus, sempre.

Nenhuma análise adicional se faz necessária. Esta música é um exemplo claro de inspiração divina, bem diferente de umas e outras por ai.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Música: Ziguezagueando (Kleber Lucas)

*Pedido de Davilson Cunha (via MSN)

Letra:

Existe tanta coisa que o meu Senhor quer me mostrar
Existem tantos sonhos que o meu Senhor quer me fazer sonhar
Eu quero ir no céu e voltar
Eu quero ver os anjos de Deus ziguezagueando, ziguezagueando
Eu quero ser arrebatado
Eu quero ver mais longe
Eu quero estar mais perto
Eu quero ver a tua Shekinah

Eu vou ziguezagueando, eu vou
Ziguezagueando eu vou
Eu vou, eu vou, eu vou....


Análise:

Quando recebi o pedido para analisar essa música fiquei preocupado. Como fazer uma análise de uma música cristã chamada “ziguezagueando” sem cometer parcialidade fazendo piada? Pois algo assim só pode ser comédia.

Esta música é uma clara demonstração do que acontece na “gospelândia”, muita pirueta doutrinária e pouca Palavra de Deus. “Eu quero ver os anjos de Deus ziguezagueando”. Como assim?

Bom, se você quiser ir ao céu e voltar tudo bem, mas eu quero ir e ficar, eternamente. Tudo nesta música é um absurdo completo e não encontra quaisquer bases bíblicas para suas afirmações. Do que se trata a expressão “ziguezagueando eu vou, eu vou, eu vou, eu vou? Que Deus é esse que estamos anunciando com nossas músicas? Eu desconheço esse deus, Ele não está descrito em nenhum momento da história Bíblica, salvo é claro se estivermos falando de Baal:

Como dizes logo: Não estou contaminada nem andei após Baal? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos” (Jeremias 2:23)

Quem “ziguezagueia” são os seguidores de Baal, comparados aqui a dromedários que andam torcendo o caminho, em outras palavras, ziguezagueando.

Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede”. (Isaias 5:11-13)

Esta composição reflete justamente o destacado no texto acima. Temos nos preocupado com festa, pulos e gritos, negligenciando o que de falto deve ser feito: a obra de Deus. A conseqüência disso? Fome e sede de Cristo, embora estejamos embriagados de emoções acreditando ser outra coisa.

Música: Mais Que Uma Voz (Kleber Lucas)

Letra:

Eu queria ter mais que uma voz
Mais que um amor e uma vida pra te oferecer
Pois tu és muito mais que eu possa ter em meu ser

Tu és o autor, aquele que
Pintou com perfeição a vida
Tu és o Senhor, aquele que
Me amou e és o

Meu Deus, meu Senhor
Minha vida é pra teu louvor
Meu Deus, meu Senhor
Minha vida é pra teu louvor


Análise:

Mais um bom exemplo de músicas que expressam adoração genuína, do tipo que não arroga para si conquistas pessoais, mas que se dedica em reconhecer a nossa posição em relação a Deus. Notem na primeira estrofe como o texto desta composição deixa bastante claro a intenção do autor em declarar amor ao Criador e se dedicar inteiramente a Ele.

Mais um ponto a destacar é de que forma Deus está sendo adorado, pois vemos por ai várias músicas que tentar expressar um adoração chamada “extravagante”, totalmente despropositada quando o quesito de interpretação é a bíblia. No caso especifico desta canção, as referências à práticas de adoração estão em sintonia com o que a Palavra de Deus nos ensina.

Deus é o Autor da vida:

e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas”. (Atos 3:15)
Ele é aquele que me amou:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20)
Minha vida é para louvor dEle:

Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe. O meu louvor será teu constantemente”. (Salmos 71:6)
Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir”. (Salmos 104:33)
Portanto, temos aqui uma música de excelente qualidade, em consonância com a Palavra imutável de Deus.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Música: Estou Livre (Heloísa Rosa)


Letra:

Pelo teu sangue lá na cruz
Através de ti cordeiro de Deus
Tenho obtido eterna redenção
Os grilhões são quebrados
E a morte vencida
Principados derrotados
E o teu povo se regozija

Estou livre do pecado
Estou livre do pecado
Nada pode me prender
Nada vai me impedir de correr


Análise:

A letra desta música trata daquilo que hoje em dia tem sido raro em nossos púlpitos: a redenção que recebemos através da obra de Cristo da Cruz. A expressão “Pelo teu sangue lá na cruz, através de ti cordeiro de Deus tenho obtido eterna redenção”, está em plena conformidade com o que anuncia o autor de Hebreus:

e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”. (Hebreus 9:14)

Aparentemente a musica trata-se de uma parafraseamento de passagens chaves que tratam deste tema, o que é uma formula excelente quando utilizada dentro de seus respectivos contextos. Veja por exemplo esta outra passagem:

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”. (João 5:24)

Através de Cristo de fato vencemos a morte, como deixa explicito a primeira estrofe da composição.

Sobre estarmos livres do pecado, como afirma o refrão, podemos observar através de diversos textos bíblicos que isto é real quando o assunto é o poder que o pecado exercia sobre nós, perfeitamente interpretado pelo contexto geral da música. Vejamos alguns textos:

mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”. (1 João 1:7)

doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”. (Hebreus 9:26)

Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”. (1 João 3:9)

levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”. (1 Pedro 2:24)

Quanto à ultima frase, “Nada vai me impedir de correr”, não possui nenhum significado teológico, talvez, quem sabe, se refira a “correr aos braços do Pai”, se assim for, trata-se de uma expressão comum, sem nenhum embassamento bíblico porém com um significado perfeitamente plausivel para aqueles que amam a Deus e tem esperança de encontrá-lo na glória, aconchegando-se em seus braços, ou “asas”:

Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre; dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas”. (Salmos 61:4)

Um belo exemplo de música em primeira pessoa que não se rende ao egocentrismo nem tampouco reflete conceitos antropocêntricos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Música: Eu vou viver uma virada (Toque no altar)

Letra:

Onde era tristeza se verá
A dupla honra me ornar
Com boas novas proclamar-lhe
Uma nova história celebrar
É chegada a minha hora
Meu silêncio já acabou
Ouça o som da minha grande festa

Eu vou Viver uma virada
Em minha vida, eu creio
Eu vou viver uma virada

O que eu achava estar perdido
E tinha desistido de sonhar
Meu Deus já decretou este é o meu dia
Minha virada festejar


Análise:

O antropocentrismo que tem contaminado nossas congregações está claramente prensente nesta composição. Aqui o ser humano está de fato no “centro das atenções”. Poucas vezes uma música escrita em primeira pessoa consegue fugir desta armadilha.

Tudo aqui se refere a conquistas e vitórias pessoais e em nenhum momento Deus é exaltado, adorado. Choca-me o fato de ser uma música bastante tocada nos periodos de louvor e adoração dos cultos, uma vez que neste momento devemos nos colocar em posição de escravos, servos e filhos que reconhecem que não são e não podem nada diante de um Deus soberano.

Claro que o entendimento correto a respeito de adoração não é que ela acontece quando entoamos uma canção, e sim quando nosso coração está de fato submisso a Deus e entregue ao seu grande amor, porém mesmo nossas expressões de louvor (como é o caso das canções) devem ser condicionadas a estes princípios, o que não acontece neste caso.

O versículo que mais se encaixa quando o assunto é antropocentrismo é o seguinte:

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.” (Mateus 16:24)
Sinceramente, não é negar a si mesmo que esta música nos ensina e portanto não me alongarei na análise da mesma.

Música: Todas as Coisas (Fernandinho)

*Pedido de Alex Brilhante (via MSN)

Letra:

Eu sei que sempre estás comigo Senhor
Tambem sei que nada acontece sem a tua vontade
Mas preciso aprender a confiar em Ti
Mas preciso aprender a descansar em Ti
Tu és meu Senhor

Todas as coisas cooperam para o bem
Daqueles que te amam


Análise:

A letra desta canção apresenta elementos genuínos de adoração: Reconhecimento da fidelidade de Deus (eu sei que sempre estás comigo); da sua soberania (nada acontece sem a tua vontade); conceito de nossa fraqueza frente a Deus (preciso aprender); e finalmente o reconhecimento de que Ele reina sobre nós (Tu és meu Senhor).

O refrão traz à tona um versículo bastante conhecido:

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Longe de afirmar que teremos todo o tipo de vitória nesta terra, o versículo nos ensina que, aos que amam a Deus (amam de verdade, conforme Mateus 22:37) e que exercem o chamado de Deus de acordo com o que Deus quer, e não à sua própria maneira, terão a garantia de que, mesmo parecendo tudo mal, tudo estará cooperando, segundo a vontade de Deus, para o seu bem, mesmo que você não reconheça os fatos como benéficos, tudo corroborado pelo conjunto do capítulo. Isso está em perfeita conformidade com o contexto geral da música.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Música: Reina Em Mim (Vineyard Music Brasil)

Letra:

Sobre toda a terra tu és o rei,
Sobre as montanhas e o pôr-do-sol
Uma coisa só, meu desejo é:
Vem reinar de novo em mim

Reina em mim com o teu poder
Sobre a escuridão,
Sobre os sonhos meus
Tu és o senhor de tudo que sou,
Vem reinar em mim, senhor

Sobre o meu pensar,
Tudo que eu falar
Faz-me refletir a beleza que há em ti
Tu és para mim mais que tudo aqui,
Vem reinar de novo em mim
...reinar em mim senhor,
Vem reinar em mim senhor


Análise:

Aqui encontramos um exemplo de música que, além de expressar adoração genuína (o contexto inteiro da música revela isso, principalmente por tratar Deus como Ele de fato é, Soberano Rei), reflete a posição que devemos ter diante de Deus, que é a de negar nossos próprios desejos e sonhos em favor de uma vida submissa à vontade de Deus.

Expressões como “Reina em mim... sobre os sonhos meus... sobre o meu pensar, tudo que eu falar” demonstram definitivamente a postura de servos diante de seu Deus, pois de acordo com a Bíblia:

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (Lucas 9:23)
Aqui vemos também, contrariamente à música “Reinar em vida (Toque no altar)”, quem é o verdadeiro Rei e duas coisas sobre as quais Ele reina: Sobre toda a terra e sobre tudo que eu sou.

Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. (Lucas 1:31-33)

Música: Reinar em vida (Toque no altar)

Letra:

Milagres escondidos
Descobri
Sucesso em pleno vale
Eu prevaleci
Quando não se esperava
O Senhor me ergueu
Quem não acreditava
Ouvirá o meu louvor
Eu só preciso acreditar
Chegou minha vez de celebrar

Reinar em vida eu vou

Eu verei a minha casa
Festejando o melhor!


Análise:

Podemos perceber claramente nesta a música a ênfase nas conquistas pessoais e seculares (não necessariamente num sentido mundano, mas terreno), isso fica claro na frase “sucesso em pleno vale, eu prevaleci”. Isto foge totalmente ao contexto bíblico que afirma que nossa esperança não deve ser para esta terra, mas em Cristo, para um tempo vindouro:

Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima”. (I Coríntios 15:19)
O problema na música, neste caso, não é a afirmação de sucesso, mas a proeminência destes conceitos, em detrimento de uma vida de negação pessoal:

E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. (Marcos 8:34)
Não tenho muito o que falar teologicamente dos tais “milagres escondidos” pois isto não possui qualquer relação com aquilo que a Palavra de Deus revela sobre milagres, em outras palavras, é uma afirmação extra bíblica.

Sobre a frase “eu só preciso acreditar”, ora, acreditar em que? Em quem? Desde quando basta acreditar em algo para que aconteça? Tudo está nas mãos de Cristo e dependemos dEle para realizar qualquer coisa.

Quanto ao refrão “Reinar em vida eu vou”, apenas dois textos bíblicos para torná-lo anátema:

Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”. (Mateus 4:8-9)
Eis acima quem oferece reinos terrenos ao homem.

Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”. (Romanos 5:17)
Acredito que o texto acima foi usado como base para tal refrão. Porém é fácil perceber o tamanho da distorção de significado que o contexto da música apresenta. Nas palavras de Paulo, “reinar em vida” significar ter direito à vida, por meio de Cristo, em oposição à morte conseqüente do pecado original de Adão. Entretanto não é isso que a música nos apresenta, antes ela afirma que reinaremos, que possuiremos autoridade de reis nesta terra, facilmente refutado pelo texto e contexto bíblico geral.

Em suma, esta música apresenta em sua essência aquilo que já estamos (infelizmente) acostumados a ouvir a respeito de prosperidade financeira e/ou social, afinal de contas, quem não gostaria de, ao invés de ser servo, se tornar um rei? Porém é exatamente isso que Jesus quer de nós, que sejamos servos, humildes, os menores dentre os homens:

Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. (Marcos 10:42-45)

domingo, 9 de maio de 2010

Música: Dar a volta por cima (Toque no altar)

Letra:

Aprendi a superar, eu vou
Desistir e me entregar não vou
Sou corajoso pra gritar : Senhor!!
Filho de Davi estou aqui
Não adianta me parar
O tempo é agora
Eu decido lutar
Eu vou dar a volta por cima
Eu vou festejar a conquista
E vou ao som do meu milagre
Hoje dançar

Análise:

Esta música apresenta fortes traços de uma heresia que vem destruindo a saúde da liturgia cristã, conhecida por confissão positiva. Esta por sua vez tem origem em outra falsa doutrina histórica: a ciência cristã.

Conforme este artigo publicado no Blog Intervalo Cristão explica, a confissão positiva possui uma máxima, aqui extraída nas palavras do Missionário R. R. Soares:

“Usar a frase ‘se for da Tua vontade’ pode parecer espiritual e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade de Deus, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração”. (R.R. Soares, no Livro O direito de desfrutar saúde, p. 11)

Nesta música o que mais se percebe são confissões e determinismos oriundos destas inverdades. Frases como “Não adianta me parar”, “Eu vou dar a volta por cima e festejar a conquista” são puramente confissões positivas. Notem que em nenhum momento é citado que essas coisas, quando acontecem, vêm através de Deus, realizadas por Ele, não por nós mesmo como a música deixa implícito. Ora, se “eu aprendi e decidi lutar”, se “eu vou dar a volta por cima”, “eu vou festejar e dançar ao som do meu milagre”, Jesus não passa de uma espécie de entidade passiva em meio as minhas próprias conquistas e isso é um absurdo. Pior ainda é tocar e cantar esse tipo de música afirmando estar adorando a Deus com essas afirmações.

É muito fácil refutar biblicamente esse tipo de afirmação e, por hora, indicarei um único texto bíblico para análise adicional:

“E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.” (Tiago 13:16)
Related Posts with Thumbnails