Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Música: Sabor de Mel (Damares)

*Pedido de Weverton (Via Blog)

Letra:

O agir de Deus é lindo
Na vida de quem é fiel
No começo tem provas amargas
Mas no fim tem o sabor do mel
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução
Até nas cinzas ele clama e Deus atende
Lhe protege
Lhe defende
com as suas fortes mãos
Você é um escolhido
E a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora
Mas amanhã você irá sorrir.

Deus vai te levantar das cinzas e do pó
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te vê há de falar
Ele é mesmo escolhido.

Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou,

Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel.

Tem sabor de mel
Tem sabor de mel
A minha vitória hoje
Tem sabor de mel.


Análise:

Não é por acaso que esta canção se tornou o novo hit gospel do momento, pois ela trata exatamente do que boa parte da igreja evangélica busca hoje em dia. Não, não estou falando de Jesus, santidade ou cruz e sim de vitória e conquista. Eis o segredo para quem deseja o sucesso no meio gospel ultimamente.

O motivo da crítica não é pela suposição de que as “vitórias” não estão nos planos de Deus para nossas vidas, mas que nem de longe este fato trata-se da ênfase do Evangelho de Cristo. O evangelho realça a cruz, a renúncia, a santidade e a necessidade de salvação para a vida de todo ser humano e isso sim é a vitória verdadeira. Todo e qualquer outro modelo de vitória trata-se de um assunto periférico. Vamos então à análise desta canção:

A música inicia-se fazendo considerações baseadas, especialmente, em Salmos 30:5.

"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
A respeito disso nenhuma crítica poderia expressar, pois se trata de uma verdade bíblica que deve ser ensinada continuamente.

Porém, como de costume, não analisarei a canção frase a frase, antes a considerarei como um todo e, dessa forma, as verdades expressas em seu contexto geral. É exatamente ai que se iniciam os problemas.

O tema central, obviamente, é a vitória daquele que é fiel, isto fica bem claro durante toda a canção. Apesar de vitória não ser a ênfase do Evangelho, não posso questionar o fato de ela existir, entretanto é essencial entendermos que ela não pode invalidar outras verdades bíblicas, outros conceitos cristãos e é exatamente isto que acontece, senão vejamos:

Quem te vê há de falar Ele é mesmo escolhido

Vão dizer que você nasceu pra vencer, que já sabiam porque você tinha mesmo cara de vencedor

Vai estar entre a platéia e você no palco

A começar da segunda estrofe, inicia-se um processo de exaltação do ser humano, como se ele possuísse algum mérito em tudo que faz. Estas passagens são chaves para a introdução desta doutrina disfarçada de piedade, pois, em especial esta última frase, demonstra algo totalmente desfocada daquilo que o Evangelho espera dos filhos de Deus.

A figuração entre platéia e palco não significa outra coisa que não seja exaltação ao homem. Além disso é possível perceber uma certa inclinação para a proposta que grosseiramente chamarei de “esfregar na cara”, que acontece justamente no contexto imediatamente anterior da frase em questão:

Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender

Em contraposição, a bíblia ensina que:

Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”. (Gl 1:10)

Sinceramente não vejo propósito algum nesta afirmação, pois Deus não nos livra das provações para que outros vejam e sintam-se envergonhados, mas porque o propósito dEle já foi alcançado. Não existe a necessidade de provar ou de “esfregar na cara” dos irmãos as nossas vitórias. Quanto aos conceitos que me referi anteriormente, de exaltação do ser humano, a ponto de ser mencionado na letra desta música a relação platéia e palco, vejamos o que a bíblia diz:

Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva”. (Mc 10:43)

É necessário que ele cresça e que eu diminua”. (Jo 3:30)

Como podemos perceber, não é exatamente num palco, para ser aplaudido pelos irmãos, que Jesus espera nos colocar, antes é na posição de servos uns dos outros. A relação divina correta é: quanto mais humilde, maior no Reino de Deus, quanto mais exaltado pelos homens, menor no Reino de Deus. Ora, o próprio Jesus homem afirma ser necessário se humilhar, ser o menor de todos, para que nEle, Deus cresça.

Creio não ser necessário análises adicionais, pois o contexto desta canção está bem claro.

Deus abençoe a todos e nos ensine a nos esvaziar de nós mesmos...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Música: Deus Supremo és (Corinhos Evangélicos)



Letra:

Deus supremo és,
Soberano em glória.
És incomparável(maravilhoso), em Tua formosura.
És incomparável(maravilhoso), em Tua majestade

Não há outro Deus, como Jeová;
Não há outro Deus, além do Senhor.
Não há no céu, não há na terra,
Não há no mar, Deus como o Senhor

Deus supremo és,
Soberano em glória.
És incomparável(maravilhoso), em Tua formosura.
És incomparável(maravilhoso), em Tua majestade

Não há outro Deus, como Jeová;
Não há outro Deus, além do Senhor.
Não há no céu, não há na terra,
Não há no mar, Deus como o Senhor


Análise:

Esta canção é uma declaração de amor em forma de exaltação. Ela é a exata imagem do que eu chamo de “expressão de louvor”, absurdamente diferente daquelas que acabam sendo reprovadas neste blog. Basta uma leitura superficial para perceber isso.

Em momento algum desta canção o homem aparece exaltado, vencedor ou conquistador, pois apenas o Eterno e Soberano Deus possui estas características, lindamente ditadas em verso nesta canção.

Eu precisaria citar a bíblia inteira para demonstrar como cada frase, cada expressão, cada verdade aqui é concordante com tudo o que está revelado a respeito de nosso Grande Deus, mas acredito que basta repetir uma única frase para uma aprovação com louvor:

Não há outro Deus, como Jeová!

OBS.: Infelizmente letras como esta são pouco comentadas neste Blog, pois muitos preferem criar embates e ofensas ao defender canções alheias à verdadeira adoração do que debater sobre a importância para a formação cristã de canções como esta. Espero que um dia este quadro se transforme.

Related Posts with Thumbnails