Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Música: O Sol se esqueceu (Jorge Camargo)




Letra:

Minha razão sucumbiu
Ao teu olhar, à tua voz
E o meu coração sorriu

Meu braço então se estendeu
Pra te abraçar, pra te acolher
E o sol então esqueceu

De ir se pôr
De não brilhar
De não tocar a pele, a tez

Do mal em mim, o que não sou
Tudo o que sei
Queimar de vez

Meu pensamento embotou
Só sabe olhar, só sabe ver
Tudo aquilo que é teu

A minha vida se abriu
Para enxergar e admirar
O quanto o sol esqueceu

De ir se deitar
De não brilhar
De não queimar
A pele, a tez

Do mal em mim
O que não sou
Tudo o que sei
Queimar de vez



Análise:

Após um longo período de quase total inatividade, decidi continuar com as análises, certo de que trabalhos assim são a cada dia mais necessários. Não perderei tempo justificando tais necessidades.

Outra decisão foi aproveitar este espaço também para fazer o resgate de alguns grupos e compositores importantes para o desenvolvimento da música cristã brasileira, referenciais que jamais deveria ser esquecidos. A canção acima é a primeira de muitas com esse propósito.

Jorge Camargo, pra quem não conhece, foi um dos integrantes de dois dos principais Grupos Musicais Cristãos da história, o Grupo Vencedores por Cristo e o Grupo Semente, à exemplo de Sérgio Pimenta, que terá em breve alguns de seus "estudos cantados" expostos aqui no blog.

Então fica a dica e a exortação, se você ainda não conhece sua obra, corrija isso, especialmente se for um músico cristão compromissado com a mensagem e não com os lucros.

Falando da canção (a partir de 27m:14s do vídeo), ela usa a simplicidade da poesia lírica brasileira para falar da profundidade do perdão de Deus e de como Ele "esquece" de nos punir em face de nossa realidade pecaminosa, bastando tão somente “sucumbir” a Ele, abraçar a fé nEle (Rm 8:1).

Fazendo do sol uma figura de nosso Grande Deus, misericordioso e longânimo Deus, ele canta sobre a presença constante do Senhor em nós (Mt 28:20), mesmo sendo ainda pecadores (do mal em mim) e de como nossa alma é capaz de admirar tão maravilhosa luz.

Assim é o nosso Deus. Com ele podemos viver sem culpa e sem medo (1Jo 4:18).

Ainda que tentem lhe convencer do contrário, fique tranquilo meu irmão, perca o medo de ser verdadeiro e de buscar a verdade, Deus já te livrou de tudo isso, você é livre para ver o sol brilhar. Esta é a linda mensagem composta e cantada por Jorge Camargo.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails