Letra:
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Você pensa que vai me fazer tropeçar?
Você pensa que vai me fazer cair?
Você não se cansa de me tentar
Mas eu não me canso de te resistir
Você quer saber quem vai vencer?
Te digo: Maior é o que esta em mim
Bem maior é o que esta em mim
Eu me cansei, sim, de você
Eu me cansei de acreditar em suas mentiras
Não sou mais seu escravo e agora em mim habita
O Espírito de vida que me faz vencer
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Você pensa que vai me fazer parar?
Você pensa que vai me fazer desistir?
Você não se cansa de me afrontar
Mas eu não me canso de te resistir
Você quer saber quem vai vencer?
Te digo: "Maior é o que esta em mim"
Bem maior é o que esta em mim
Quem vai retroceder é você
Mas eu vou avançar e chegar ao fim
Coroa de vitória é o que vou receber
E no lago de fogo você vai arder
Análise:
Dividirei a análise desta música em três pontos que observei e considerei relevantes.
O primeiro deles é relacionado ao refrão e ao contexto em que ele se apresenta. Como na maioria das vezes, infelizmente, a frase “Em Jesus sou mais que vencedor” encontra-se fora de seu contexto original e, conseqüentemente, deturpada. Vejamos:
“Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas ESTAS coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8:35-37)
O texto não diz que, se estamos em Cristo, venceremos todas as coisas, que não passaremos por sofrimentos ou derrotas, antes ele diz que, num sentido mais completo, mesmo que morramos (maior derrota terrena), se estivermos em Cristo, seremos vencedores, justamente porque a nossa vitória verdadeira é habitar com Ele ao receber a coroa da vida pela nossa fidelidade (Apocalipse 02:10). Mais ainda, o texto diz que sofreremos por amor de Cristo, seremos entregues à morte, como aconteceu de fato com vários cristãos durante toda a história, mas que no fim venceremos a morte e viveremos, porque esse sofrimento terreno não pode nos separar do amor de Cristo. Leia todo o capítulo para mais esclarecimentos.
O segundo refere-se às estrofes da canção, que citam verdades bíblicas. Frases como “Maior é o que esta em mim”, “Não sou mais seu escravo e agora em mim habita O Espírito de vida”, “E no lago de fogo você vai arder” encontram bases bíblicas genuínas (ex: I João 04:4; II Coríntios 03:17 e Apocalipse 20:10 respectivamente). Palavras de fé (se for esta a intenção) como “Mas eu não me canso de te resistir” têm lá o seu valor também.
O terceiro ponto trata-se justamente dessa mistura de parafrases bíblicas com frases que denotam um relacionamento anterior, e quebrado, com satanás. As frases “Você não se cansa de me tentar, mas eu não me canso de te resistir” e “Eu me cansei, sim, de você, eu me cansei de acreditar em suas mentiras” parecem a conclusão litigiosa de um relacionamento amoroso, o que, apesar de eu entender que não foi a intenção, traz um clima esquisito para a canção. A própria interpretação teatral da música demonstra um pouco esse clima.
Enfim, não me parece ser o tipo de música que ouviriamos os Apóstolos (os originais) entoarem em suas reuniões nos lares ou nos templos, e penso eu que eles eram imitadores de Cristo como nós devemos ser. Não custa reafirmar que Cristo não nos chamou para nos entreter e, portanto, a música também não deve possuir esse fim.