Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Música: Sabor de Mel (Damares)

*Pedido de Weverton (Via Blog)

Letra:

O agir de Deus é lindo
Na vida de quem é fiel
No começo tem provas amargas
Mas no fim tem o sabor do mel
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução
Até nas cinzas ele clama e Deus atende
Lhe protege
Lhe defende
com as suas fortes mãos
Você é um escolhido
E a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora
Mas amanhã você irá sorrir.

Deus vai te levantar das cinzas e do pó
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te vê há de falar
Ele é mesmo escolhido.

Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou,

Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel.

Tem sabor de mel
Tem sabor de mel
A minha vitória hoje
Tem sabor de mel.


Análise:

Não é por acaso que esta canção se tornou o novo hit gospel do momento, pois ela trata exatamente do que boa parte da igreja evangélica busca hoje em dia. Não, não estou falando de Jesus, santidade ou cruz e sim de vitória e conquista. Eis o segredo para quem deseja o sucesso no meio gospel ultimamente.

O motivo da crítica não é pela suposição de que as “vitórias” não estão nos planos de Deus para nossas vidas, mas que nem de longe este fato trata-se da ênfase do Evangelho de Cristo. O evangelho realça a cruz, a renúncia, a santidade e a necessidade de salvação para a vida de todo ser humano e isso sim é a vitória verdadeira. Todo e qualquer outro modelo de vitória trata-se de um assunto periférico. Vamos então à análise desta canção:

A música inicia-se fazendo considerações baseadas, especialmente, em Salmos 30:5.

"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
A respeito disso nenhuma crítica poderia expressar, pois se trata de uma verdade bíblica que deve ser ensinada continuamente.

Porém, como de costume, não analisarei a canção frase a frase, antes a considerarei como um todo e, dessa forma, as verdades expressas em seu contexto geral. É exatamente ai que se iniciam os problemas.

O tema central, obviamente, é a vitória daquele que é fiel, isto fica bem claro durante toda a canção. Apesar de vitória não ser a ênfase do Evangelho, não posso questionar o fato de ela existir, entretanto é essencial entendermos que ela não pode invalidar outras verdades bíblicas, outros conceitos cristãos e é exatamente isto que acontece, senão vejamos:

Quem te vê há de falar Ele é mesmo escolhido

Vão dizer que você nasceu pra vencer, que já sabiam porque você tinha mesmo cara de vencedor

Vai estar entre a platéia e você no palco

A começar da segunda estrofe, inicia-se um processo de exaltação do ser humano, como se ele possuísse algum mérito em tudo que faz. Estas passagens são chaves para a introdução desta doutrina disfarçada de piedade, pois, em especial esta última frase, demonstra algo totalmente desfocada daquilo que o Evangelho espera dos filhos de Deus.

A figuração entre platéia e palco não significa outra coisa que não seja exaltação ao homem. Além disso é possível perceber uma certa inclinação para a proposta que grosseiramente chamarei de “esfregar na cara”, que acontece justamente no contexto imediatamente anterior da frase em questão:

Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender

Em contraposição, a bíblia ensina que:

Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”. (Gl 1:10)

Sinceramente não vejo propósito algum nesta afirmação, pois Deus não nos livra das provações para que outros vejam e sintam-se envergonhados, mas porque o propósito dEle já foi alcançado. Não existe a necessidade de provar ou de “esfregar na cara” dos irmãos as nossas vitórias. Quanto aos conceitos que me referi anteriormente, de exaltação do ser humano, a ponto de ser mencionado na letra desta música a relação platéia e palco, vejamos o que a bíblia diz:

Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva”. (Mc 10:43)

É necessário que ele cresça e que eu diminua”. (Jo 3:30)

Como podemos perceber, não é exatamente num palco, para ser aplaudido pelos irmãos, que Jesus espera nos colocar, antes é na posição de servos uns dos outros. A relação divina correta é: quanto mais humilde, maior no Reino de Deus, quanto mais exaltado pelos homens, menor no Reino de Deus. Ora, o próprio Jesus homem afirma ser necessário se humilhar, ser o menor de todos, para que nEle, Deus cresça.

Creio não ser necessário análises adicionais, pois o contexto desta canção está bem claro.

Deus abençoe a todos e nos ensine a nos esvaziar de nós mesmos...

33 comentários:

Elton Morais disse...

Ótima análise!

Deus abençõe!

Em Cristo,
Elton Morais

Leilahh disse...

Sinceramente, me sinto mal quando tenho que cantar essa música junto com as mulheres da igreja, por causa dessa segunda estrofe.
Prefiro somente meditar no versículo:
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos" Salmos 23.5.
Isso pra mim é muito e basta.
Abraço.Deus abençoe!!!!

Ruy Cavalcante disse...

Olá Leilah

Em se tratando de Graça, até mesmo salmos 23:5 soa estranho quando fora de contexto... quanto mais estar no palco...

Fábio José Lima disse...

Graça e Paz irmão, glória a Deus por essa análise, fico feliz em saber que eu estava certo, a música é envolvente e na minha igreja cantam pelo menos 3 vezes ao mês, misericórdia Senhor...

Ruy Cavalcante disse...

Olá Irmão Fábio, Graça e paz,

O objetivo do Blog é justamente levar as pessoas a pensarem um pouco mais antes de considerar todas as coisas espirituais, especialmente as músicas evangélicas. Não basta ser composta por um crente, deve estar baseado na verdade do Evangelho de Cristo... afinal de contas a adoração deve ser em espírito sim, mas também em VERDADE.

Muitos infelizmente não querem entender isso...

Wanderson Rodrigues disse...

Parabéns irmão pelo belo trabalho apresentado aqui neste blog. Suas analises é muito importante e é muito raro encontrar nas igrejas apologistas que defendam o Evangelho puro e simples(até tem, mas não tem espaço na igreja).
Agora essa musica sabor de mel, não tem nada de evangelho nisso!!! quem compôs essa musica deve ter expressado ai sua real condição de vida (nada de conteúdo biblico, e muito de egocêntrismo) essa onda do antropocêntrismo invadiu as igrejas e está gerando cristãos superficiais.
Hoje se busca sucesso, e sucesso é estar no palco, ser aplaudido e nunca questionado.
Misericórdia!!!
Voltemos ao Evangelho Biblico e Cristocêntrico.

Ruy Cavalcante disse...

Obrigado irmão Wanderson, paz

O egocentrismo é um mal que deve ser combatido continuamente, não somente em nossas igrejas, mas especialmente em nossas vidas, assim como a centralização do evangelho no homem e não em Cristo (antropocentrismo).

Deus nos ensine a colocar somente Cristo no palco de nossas vidas

Eder Barbosa de Melo disse...

Meu irmão, eu NUNCA cantei essa canção porque entedia que ela tinha exatamente esta ideia de "esfregar na cara" a sua vitoria, me sinto mal só de escuta-la, além de tudo, a canção é de um mal gosto tremendo, é lastimavel que o mercado gospel produza essas perolas.

Ah tem uma outra canção, titulo de um album desta mesmissima adoradora que faz sucesso entre os neopentecostais, mas a letra é pra botar terror geral, só fala em desgraça, embasadas erroneamente num livro de revelações da Bíblia, o povo precisa descobrir a essencia do que é verdadeiramente é adoração. Essas musicas são o cumulo do mal gosto.

Não esqueça do meu pedido hein. Abraço, twiteiro pagodeiro.

Ruy Cavalcante disse...

Verdade irmão Eder.. é muito estranho este lado meio vingativo da canção...

Mas me diz uma coisa.. A musica que vc pediu foi a "Apocalipse" da damares, ou foi outra?

Graça e Paz

Ruy Cavalcante disse...

Ah ok Irmão Eder, já lembrei.. é a música "Alguém como eu" regravada pelo Arcanjo correto? POde deixar, ela está na pauta, será a próxima..

Abração e paz.

Aelson Junior disse...

Olá irmão Ruy, a paz do Senhor!

Esse hino foi um dos mais absurdos que eu já ouvi, por sua letra egocêntrica.

No último sábado, algumas pessoas da igreja que congrego e eu, estávamos orando no monte, e uma irmã(pastora) cantou esse "hino" dizendo que a compositora foi muito usada por Deus quando compôs a letra, e que esta falava muito com ela.

Isso é muito triste, mas, custa a nós a pregação da palavra de Deus com toda ousadia e sabedoria...

Eu li uma crítica sobre a tal música, também, por outro homem de Deus, o Pr. Ciro Sanches, que, assim como o irmão, "confrontou" a canção com a palavra de Deus!

Muito bom!!!

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmão Aelson,

que bom que a cada dia mais e mais cristão tem percebido a discrepância entre boa parte das canções produzidas no meio gospel e a genuína Palavra de Deus...

Deus abençoe você e lhe dê entendimento e sabedoria para saber reter apenas o que for bom... abração

Ana Claudia disse...

NOSSAAAAAAAAAAAAAAAA! Muito bom!
Falou tudo!
Graças a DEUS por isso!

Que DEUS continue te usando!

Abraço!

Briccio Guitar disse...

Agradeço a você pela análise, muito bem feita, e muito bem aceita por mim, com isto acredito ter tirado um peso de minha mente, pois, eu já não gostava muito da letra, aliás, tem uma boa melodia e rítmica mas, a letra foi o que não agradou. Deus te abençoe.

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmão Bricci, paz

É, infelizmente esta e outras canções do gênero são bastante aceitas dentro de nossas igrejas sem a menor preocupação quanto ao conteúdo...

THAIS CAROLINE disse...

MEU DEUS ,COMO QUE PODE PESSOAS QUE NÃO TEM OQUE FAZER MESMO .VOCEIS POR ACASO CONHEÇE A CANTORA DAMARES E OQUE DEUS FEZ NA VIDA DELA PRINCIPALMENTE POR ESTE LOUVOR .TEM PESSOAS E DEPOIS DE MUITO CAVUCAREM NÃO SAEM MAIS DO BURACO QUE ESTÃO QUE LAMENTÁVEL.ESTIVE CONVERSANDO COM O SENHOR NA MINHA FIDELIDADE E PUDE VER ATRAVEZ DESTE HINO VIDAS SENDO NOVAMENTE TRAZIDAS PARA O BRAÇO DO PAI,E SE ASSIM NÃO FOSSE DEUS NÃO TERIA FEITO DA DAMARES MAIS E MAIS OQUE EXATAMENTE DIZ O LOUVOR .JESUS MEU QUE O SENHOR ABENÇOE MAIS E MAIS O MINISTÉRIO DA CANTORA DAMARES E DOS COMPOSITORES.POIS SEI QUE FOI FEITO ESTE HINO COM O CORAÇÃO PURO E EM SANTIDADE PELO SENHOR .ESTOU ORANDO POR VCS .DEUS QUE O ABENÇOE

Anônimo disse...

minha vida é mais ou menos assim como o louvor ,meu marido foi preso em 2005 e a partir daí ,só foi sofrimento fui muito humilhada e envergonhada mas eu confiei no senhor e na sua santidade .e aqueles que um dia falaram de mim oque vcs não podem nem imaginar ,hoje não conseguem nem imaginar como aconteçeu tudo .hoje meu marido é pastor já está na rua á 1 ano e neste pouco tempo ele nos deu nossa casa ,temos uma filhinha e ele tem emprego registrado com salario de mais de mil reais .agora me digam quem faz isto de humilhado a exaltado .acredito que foi isto que a cantora damares quiz dizer .que só Deus faz essas coisas,minha querida se vc ler estes comentarios simplesmente os iguinore pois Deus é com vc e com seu ministério .como explicar as coisas que Deus faz e muito mais vai fazer .aleluia .e ele quer fazer de vc tambem.deixe suas amarguras de procurar oque não nos interessa .pois se foi um louvor ministrado pelo espirito santo aiaiaia !!que DEUS OS PERDOE .AMEM !

Ruy Cavalcante disse...

Irmã Thais,

Sua vontade de defender a canção foi tão grande que sequer percebeu que a cantora damares não está em pauta... ele sequer foi citada na análise e sim a letra da canção..

Você experimentou ler os textos bíblicos referenciados na análise ou estava cheia demais de si mesmo?

Deus abençoe

Ruy Cavalcante disse...

Cara anônima,

Tenho uma amiga que estava com a vida derrotada, seu marido saiu de casa e seu pai era alcoolatra.

Ela foi num "rezadeiro", "macumbeiro na região norte) e a partir dai tudo na sua vida deu certo, está casada e seu pai largou a bebida, passou a ser amoroso e ela ainda conseguiu um belo emprego...

O nome dela é adriana, não é ficção. Eu pergunto:

Isso prova que macumba é de Deus?

Espero que tenha entendido o pq de eu contar essa história e o pq da pergunta...

Deus abençoe.

Danielle disse...

Estava pesquisando sobre "mel" e achei por acaso este blog...

Adorei, já está no meu favoritos!!!

Parabéns pela forma como nos esclarece e respeita os autores.


Eu não sou evangélica, não frequento nenhuma igreja, mas gosto de ouvir algumas musicas e alguns cantores gospel.

E as vezes ouço umas letras que mesmo eu não tendo nenhum embasamento cristão, eu me pergunto: isso é mesmo pra Deus?
Outra coisa que venho percebendo é que algumas musicas/louvores têm duplo sentido!

Você ouve a música e acha que deveria ser um louvor a Deus, mas parece que o cantor está cantando para a sua namorada!?! Como assim?!

Como disse, eu não sou evangélica então não conheço pra poder estar dizendo, mas se eu ouço um louvor, é pq quero cantar para Deus, né?
Se eu quero ouvir um cara cantando pra namorada, então eu ouço Roberto Carlos!!!rsrs

enfim... estarei sempre por aqui. Um abraço, fique com Deus.

Ruy Cavalcante disse...

Olá querida Danielle,

Quando vc diz "se eu ouço um louvor, é pq quero cantar para Deus, né?" Você toca num ponto crucial e é justamente esta a idéia do blog.

Para mim isso é tão cristalino quanto a água mais pura, mas alguns não querem enchergar. Ou louvamos a Deus ou então exaltamos nossas namoradas ou a nós mesmos...

Deus te abençoe, paz.

THAIS CAROLINE disse...

de verdade querido ruy tá certo que não se refere a Damares ,mas de certa forma vc denigre a imagem dela sabia ?? mas Deus é com ela e de verdade não importa oque vc falar se vc se acha o dono da razão meu querido tudo bem ,e quanto ao que falou a colega é realmente um macumbeiro pode curar pois até o próprio diabo cura ,mas se pedirmos a Deus ele nos dá um tipo de cura diferente só quem sente é quem sabe não é mesmo !!??/ vc já sentiu ?? bom meu caro obrigada e no dia do julgamento final espero que vc esteja lá julgando as musicas que são usadas por DEUS !!aiaiaiaia!!!JESUS TENHA PIEDADE DESSAS ALMAS ESTAREI ORANDO POR VC E DE VERDADE PROCURE ALGO PRA FAZER .EU JÁ VI QUE AQUI NÃO TEM PESSOAS DE DEUS POIS ATÉ O DIABO CONHEÇE A BIBLIA DE GENESIS AO APOCALIPSE .BANDO DE IPÓCRITAS .DEUS QUE OS ABENÇOE SEM IRONIAS !

Ruy Cavalcante disse...

Cara Thais,

Eu não me acho o dono da razão, mas a bíblia tem razão, se é que você me entende...

A imagem dela, se esta ficando suja, é por culpa dela, não sou eu que canto uma canção que contraria princípios cristãos.. no lugar de defender uma música seria bom se você e boa parte dos crentes de hoje em dia defendessem a única verdade, que é a Palavra de Deus.

Mas infelizmente vcs não defendem a bíblia com tanta força quanto defendem músicas delirantes como essa...

Quanto ao diabo conhecer a bíblia, vc tem razão. Infelizmente ele conhece a bíblia e valoriza ela mais do a maioria dos cristãos que preferem se milindrar com uma canção do que fazer apologia à Palavra de Deus, defendendo a genuidade do Evangelho...

Sobre isso eu só tenho a lamentar e a manter minha posição reformada que diz "Sola scriptura", ou seja, a única verdade é o que está escrito na Palavra de Deus, não importando a minha imagem, a sua ou a da damares, pois Deus é infinitamente superior aos nossos milindros...

Paz

Mara Regina disse...

Olá, desde que ouvi esta musica pela primeira vez, a considerei fora do cerne do evangelho de Cristo, acho que de certa forma é um fortalecimento ao sentimento de vingança. Como é que fica o ser manso e humilde?! Parabens, concordo com esta reprovação.

Ruy Cavalcante disse...

Exatamente irmã Mara..

Deus não nos abençoa para que sejamos exaltados perante as outras pessoas, Ele o faz apenas pq nos ama, assim como ama estas outras pessoas...

Pareceu redundante mas a humildade é a marca do cristão genuino, e nisso não cabe o pensamento contido nesta canção.

THAIS CAROLINE disse...

estou orando por vcs !!!!!!!

THAIS CAROLINE disse...

estou orando por vcs !!!!

THAIS CAROLINE disse...

estou orando por vcs!!

Everton Augusto disse...

Sempre achei que nesta música havia um teor de vingança e auto adoração. Na verdade não foi isso que Jesus ensinou. Ele ensinou amar o próximo e até os nossos inimigos, pois mesmo aqueles que zombam do evangelho carecem das misericórdias do Senhor. Hoje o que vejo são cultos destinados apenas aos crentes e se tem esquecido dos que precisam realmente de Deus.Onde estão os hinos que falam de arrependimento e arrebatamento? Hoje só se falam em vitória aqui neste mundo . Nossa maior esperança não está aqui e sim no porvir. O verdadeiro evangelho é o que se fala da mensagem da cruz.
Ele está um pouco esquecido. Peço a Deus que possa levantar homens que venham a pregar este evangelho. Pois o que realmente salva é crer que Jesus morreu por nós e não ter carro, dinheiro ou qualquer bem material. Não quero dizer que isto não seja importante. Ele disse: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.". Que Deus abençoe a todos, e que possamos cada dia pregar este evangelho, não apenas com palavras mas principalmente com atitudes e nosso testemunho.
A paz do Senhor a todos.

Rodrigo Aiache disse...

Estimado,
Gostei muito do seu blog!
Que Deus continue lhe abençoando de maneira sobrenatural!
Essa análise é perfeita, pois os cristãos estão mais preocupados com o que Deus pode fazer por nós (bençãos materiais) do que com o que Ele já nos deu (a nossa salvação)!
Abraço,
RAC

Rodrigo Aiache disse...

Estou lhe seguindo...
Se poder me seguir, agradeço!
Abraço,

Anônimo disse...

Eu acredito que Deus vai agindo de varias maneiras na vida das pessoas, através de musicas louvores, canores,etc. No meu ponto de vista essa canção quer dizer que aqueles que te humilhou de uma tal maneira vai ver você na glória de Deus e eu acho que está correto, nós temos que agradecer a Deus pela vida desses cantores gospel que com certeza Deus agi na vida deles através de louvores.Ruy você como cristão deveria ver a maneira de Deus agir e não ser simplesmente um decorador de bíblia, essa foi sua maneira de interpretar a musica mas cuidado porqque dessa maneira poderá afastar os fieis e causar desentendimento entre as pessoas. Abraços

Jones de Lira disse...

Gostei da parte que você cita Gálatas 1.10. Quão grande é os ensinamentos que essa passagem nos dá.

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails