Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Música: Mais que Vencedor (Diante do Trono)


Letra:

Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor

Você pensa que vai me fazer tropeçar?
Você pensa que vai me fazer cair?
Você não se cansa de me tentar
Mas eu não me canso de te resistir
Você quer saber quem vai vencer?
Te digo: Maior é o que esta em mim
Bem maior é o que esta em mim

Eu me cansei, sim, de você
Eu me cansei de acreditar em suas mentiras
Não sou mais seu escravo e agora em mim habita
O Espírito de vida que me faz vencer

Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor
Em Jesus sou mais que vencedor

Você pensa que vai me fazer parar?
Você pensa que vai me fazer desistir?
Você não se cansa de me afrontar
Mas eu não me canso de te resistir
Você quer saber quem vai vencer?
Te digo: "Maior é o que esta em mim"
Bem maior é o que esta em mim

Quem vai retroceder é você
Mas eu vou avançar e chegar ao fim
Coroa de vitória é o que vou receber
E no lago de fogo você vai arder


Análise:

Dividirei a análise desta música em três pontos que observei e considerei relevantes.

O primeiro deles é relacionado ao refrão e ao contexto em que ele se apresenta. Como na maioria das vezes, infelizmente, a frase “Em Jesus sou mais que vencedor” encontra-se fora de seu contexto original e, conseqüentemente, deturpada. Vejamos:

Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas ESTAS coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8:35-37)
O texto não diz que, se estamos em Cristo, venceremos todas as coisas, que não passaremos por sofrimentos ou derrotas, antes ele diz que, num sentido mais completo, mesmo que morramos (maior derrota terrena), se estivermos em Cristo, seremos vencedores, justamente porque a nossa vitória verdadeira é habitar com Ele ao receber a coroa da vida pela nossa fidelidade (Apocalipse 02:10). Mais ainda, o texto diz que sofreremos por amor de Cristo, seremos entregues à morte, como aconteceu de fato com vários cristãos durante toda a história, mas que no fim venceremos a morte e viveremos, porque esse sofrimento terreno não pode nos separar do amor de Cristo. Leia todo o capítulo para mais esclarecimentos.

O segundo refere-se às estrofes da canção, que citam verdades bíblicas. Frases como “Maior é o que esta em mim”, “Não sou mais seu escravo e agora em mim habita O Espírito de vida”, “E no lago de fogo você vai arder” encontram bases bíblicas genuínas (ex: I João 04:4; II Coríntios 03:17 e Apocalipse 20:10 respectivamente). Palavras de fé (se for esta a intenção) como “Mas eu não me canso de te resistir” têm lá o seu valor também.

O terceiro ponto trata-se justamente dessa mistura de parafrases bíblicas com frases que denotam um relacionamento anterior, e quebrado, com satanás. As frases “Você não se cansa de me tentar, mas eu não me canso de te resistir” e “Eu me cansei, sim, de você, eu me cansei de acreditar em suas mentiras” parecem a conclusão litigiosa de um relacionamento amoroso, o que, apesar de eu entender que não foi a intenção, traz um clima esquisito para a canção. A própria interpretação teatral da música demonstra um pouco esse clima.

Enfim, não me parece ser o tipo de música que ouviriamos os Apóstolos (os originais) entoarem em suas reuniões nos lares ou nos templos, e penso eu que eles eram imitadores de Cristo como nós devemos ser. Não custa reafirmar que Cristo não nos chamou para nos entreter e, portanto, a música também não deve possuir esse fim.

19 comentários:

Anônimo disse...

Nossa eu acho que as análises da música foram egoísta, porque acredito que os ministérios aqui criticados são inspirados por Deus para comporem as músicas, e que as intenções musicais mostram o relacionamento com Deus! A exemplo de última chance não é ao pé da letra última! Todos temos chances, mas se levarmos em conta, a cada dia é a última chance por vez! Eu entendi, além do mais essa música tem um testumunho em cima dela.
Obrigada

Ruy Cavalcante disse...

Olá Ilustríssima irmã anõnima.

Qual foi o ministério aqui criticado?

Não sei se enfrentas um problema grave de interpretação, mas o Blog analisa músicas, não ministérios ou pessoas, e isto está bem claro no cabeçalho do blog assim como nas análises.

O meu padrão para análise de músicas (assim como de qualquer outra coisa) é a Bíblia, uma vez que sou cristão evangélico e não cristão gospel, aquele que desejar outro padrão para sua vida deve ler outro Blog, não o meu...

Por fim, Deus não inspira músicas que invalidem Sua Palavra, não o Deus da Bíblia.

Aelson Júnior disse...

A paz do Senhor!

Engraçado, irmão Ruy, que as pessoas idolatram esse ministério, que é pecado, se esquecendo de que só a Deus devemos dar toda honra e glória(se você assisti esse dvd verá que a cantora "engatinha" no palco imitando um leão. Eu gosto de algumas músicas deste ministério(as mais antigas), mas, com certeza essa letra foi a mais polêmica desse grupo de louvor.
No blog da lider do grupo ela afirmou que compôs esta música para satanás!!!

É claro que devemos compôr hinos à Deus, e somente à Ele!

Um abraço!!!

Unknown disse...

Hum, interessante a analise da musica.
Realmente na parte, ''eu me cansei sim de voce, eu me cansei de acreditar em suas mentiras'' soou um relacionamento, nao digo amoroso, mas proximo,rs.

MAS, acredito que não foi a intenção da compositora!
...

Ruy Cavalcante disse...

Olá querida lalá,

Bem, concordo com vc, eu mesmo afirmei acreditar que não foi a intenção do(a) compositor(a). Porém este não foi o único motivo para a reprovação e, mesmo não sendo intencional, pegou um pouco mal né?

De qualquer forma, as análises são pessoais e eu não sou detentor da verdade, porém tento pautar minhas análises pela reta palavra de Deus sempre, e me incomoda muito a enfase que a igreja tem dado na canções aos feitos e conquistas humanos ou em sua busca por vitória, quando o que deveria estar sendo exaltado é Jesus e seus feitos..

Anônimo disse...

Olá Ruy, me tornei evangélica a pouco tempo e essa é a primeira vez que leio seu blog. É bom mesmo que a gente reflita sobre o que a gente escuta e serve até para aqueles evangélicos que dizem que é errado escutar música do mundo (o que eu não concordo porque acredito que existam músicas bonitas) e não percebem que no próprio meio há músicas que não condizem com a bíblia.

Ruy Cavalcante disse...

Olá cara irmã anônima.

É importante refletir e utilizar a nossa capacidade de raciocínio em conjunto com a Palavra de Deus para que possamos viver um Evangelho verdadeiro, baseado no ensinamento de Cristo e não na experiência e nos desejos dos homens, pois o coração do homem é enganoso (Jeremias 17:9).

Você está certa, tem muita música "evangélica" bem pior que muita música "mundana", embora ambos não tenham poder para transformar vidas, mas demonstram onde está firmado nosso coração.

Anônimo disse...

Quem busca muito a perfeição geralmente está em pecado

Anônimo disse...

Ja viu aquela frase que Jesus disse: Quem não contra nós é por nós

Anônimo disse...

Escutem "This Means War do Petra. A letra fala sobre a queda de Satanás, a guerra que temos com ele e etc... Não é muito diferente de "Mais que vencedor" e os americanos amam essa música. Já aqui no Brasil, pobre do DT...

mariza sa disse...

bom! acredito que em cristo somos mais que vencedores,e se eu passar angustias por amor a cristo e vitoria ou nudez fome ou ate morrer por amor a Ele considero uma grande vitoria pois se estou em cristo vivendo com cristo sou mais que vencedor!.
acredito que ela se refere ao pecado,concordo apenas com a pate de um relacionamento nao amoroso mas proximo!

Paulo Araújo disse...

Minha opinião é que se olhar-mos essa canção apenas pela letra,sem sua devida interpretação poderemos pensar coisas até mesmo Deus Duvida e ai gera um serie de conflitos literários entre internaltas, colocando cada um seu ponto de vista. Apesar de Não saber a internção da cantora consigo entender o objetivo dessa canção. Perceba que um outro colega escreveu q a ANA PAULA VALADÂO escreveu a música para o Diabo, deixando no ar pra outras pessoas que a menina é do lado do CAPETA. Não nos esqueça-mos que até mesmo a bíblia quando mal interpretada pode causar prejuízo o que é contrario a ela. Precisamos interpreta-la pelo Espírito. No mais, acho bastante interessante o blog e respeito é claro a analise do Editor. Parabéns!

Ruy Cavalcante disse...

Caro anônimo,

Isso significa que Jesus era pecador, pois ninguém mais do que Ele buscou a perfeição...

Não é novidade esse tipo de comentário sem funmento, e sempre vem de anonimos. muito cristão isso.

Anônimo disse...

olha srs. não sei para quem vocês estão trabalhando?/ se para Deus ou Naã ??!! até porque os discípulos tiveram as mesmas atitudes formal que a dos srs!quando viram um grupo de pessoas da época pregando o evangelho de cristo, porem eles não andavam com o mestre(jesus)mandaram que se calarem por conta disso.ultima mente existe um monte de críticos no seio das igrejas que ficam de orelha em pé não para ouvir a palavra e engrandecer a igreja do senhor e sim para denegrir e manchar a noiva do senhor , dizendo ser eles os filtros.. para filtrar oque vai ou não ser recebido por Deus (exemplos)1 esta palavra foi ruim -2 este hino e para exaltar o homem-3 esta musica é do capeta e por ai vai!!.olha cá meus camaradas? ao invés de vocês ficarem ai espalhando estas imbecilidades e opiniões cem ética bíblica, que só traz vergonha para o povo de Deus!os senhores deveria saber! a bíblia toda o Senhor coloca seu pavo para reinar e ser vitorioso diante de seu inimigos. as letras destes hinos evangélico desta época Deus tem falado poderosamente com a massa Evangélica ,cem distinção ministeriais, exaltando o povo que um dia foram escravos do diabo e do pecado, perseguidos por inimigos. ,Deus destruiu grandes cidades e nações exércitos e promoveu ate desastres naturas no céu no mar na terra para exaustar o seu povo realmente .agora falo na bucha!! se vcs querem ficar na plateia que fiquem meu Deus nos coloca como cabeças não por calda , eu em quem não ajunta espalha fica. dica,

Anônimo disse...

vamos ver se a prova mesmo né ?? duvide-odo Deus vos Abençoe!!estarei esperando !!

Ozoblongueando disse...

Acho interessante muitos comentários sobre as músicas tratarem do "não sabemos a intenção do cantor ou cantora...". Exatamente este é o grande problema das composições que não são claras! O que é pra ser direto, claro, é direto e claro! Não posso ficar fazendo interpretações a respeito do que a pessoa quer ou não dizer. Como diz lá o mineiro, "uai, o negócio tá na bíblia ou não"?
FAÇAMMEOFAVOR!
apoiado, Ruy! Mete bronca!

Fernando Barbosa disse...

Caro irmão Ruy,
O importante é que era a Ana Paula Valadão cantando. Se ela tá cantando, então tá tudo beleza! Afinal ela é filha de pastor, irmã de pastor, amiga de pastor, mulher de pastor, se não me engano é pastora também. E por aí vão as asneiras do que você mesmo batizou de gospelândia... Tô fora!

Anônimo disse...

Quando eu li que essa canção (não é um louvor) foi composta em homenagem a Satanás (palavras ditas pela própria cantora em seu blog) como bem informou o Aelson Júnior, pensei: "Meu Deus!! Onde esse trem Apóstata em grau máximo vai dar??" Provavelmente na volta de Jesus!! Só pode ser!! O povo Gospel parece que perdeu o temor com as coisas santas!! Mas... O que esperar de outra pérola da mesma autora chamada Me ama!! Então... Quem me ama??Ainda não consegui saber até hoje!! Pode ser Jesus, Buda, Maomé, Kardek, ou qualquer outro!! Letra mais ecumênica que essa... Impossível!! E o povo canta com furor!! A parte B então... Mais exotérica não existe, pois junta um (suposto) namoro entre céu, terra e mar... Só rindo para não chorar!! Maranata ora vem Senhor Jesus!! Irmão Ruy... Nunca perca essa sua lucidez e discernimento!! Oro pelo o irmão!! Amém!!

Unknown disse...

Todo louvor seja dado a Deus! Louvores voltados para o marido, a mulher, o filho, etc., são apenas músicas. Quem dirá, então, músicas cujo interlocutor é o adversário! Nosso diálogo deve ser com Deus e não com o adversário. Temos tanto que falar para o Senhor, tanto que louvá-lo, não vejo razão para ficar de conversinha com o inimigo e fazer disso uma canção. "Eu te amo, meu Jesus, pois abriste para mim, a porta do jardim da vida que é sem fim"!

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails