Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

domingo, 16 de maio de 2010

Música: Bem Supremo (Adhemar de Campos)

Letra:

Antes eu te conhecia de ouvir falar,
Mas agora de contigo andar
Eu sei o Deus que tenho
Meu Rei, Senhor e Pai
Te quero em minha vida
Mais e mais

Antes eu te conhecia de ouvir falar
Mas agora de contigo andar
Tu és meu bem supremo,
Meu Rei, Senhor e Pai,
Me alegro em tua vontade
Mais e mais

Tu sondas
E conheces meu coração Senhor
Sabes, sou limitado
Mas conto com teu amor
Sendo pois teu filho
Venho te dar louvor
Que bom é tua vida
Em minha vida

Que glória é tua vida
Em minha vida
Me alegro com tua vida
Em minha vida


Análise:

De antemão aviso que a análise desta música será totalmente parcial. E não poderia ser diferente, uma vez que diligentemente chamo atenção aos músicos que conheço para que suas composições reflitam adoração genuína sempre que possível (sempre deveria ser possível na verdade) e esta música é um exemplo claro e belo disso.

Baseada no livro de Jó, capítulo 42, foi escrita num momento de grande tristeza que o autor enfrentou, que foi a perda de uma filha. Como é bom ver na prática que ainda é possível adorar ao Senhor mesmo em meio a grandes aflições.

A música inicia parafraseando o texto de Jó 42:5:

Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.”
Mesmo depois do falecimento de sua filha o autor completa afirmando para Deus que “Tu és meu bem supremo, meu Rei, Senhor e Pai”, e que se alegra na vontade de Deus, mais e mais. Impossível não se emocionar com a transformação que Deus realiza em seus filhos.

Alias, se alegrar na vontade de Deus é o que está faltando à maioria de nós, cristãos. Pensamos em servir a Deus segundo nossos próprios interesses e não segundo a vontade dEle. Indiretamente esta canção vem combater justamente este conceito, pois, segundo o autor, somos limitados e, por esta razão, glória mesmo é ter a vida de Deus em nossa vida, ou seja, ser conduzido pela Vontade de Deus, sempre.

Nenhuma análise adicional se faz necessária. Esta música é um exemplo claro de inspiração divina, bem diferente de umas e outras por ai.

6 comentários:

Simplesmente Tininha disse...

Essa música é lindíssima. Letra, melodia e o contexto na qual foi escrita.
Parabéns, seu blog é muito fera!

Ruy Cavalcante disse...

Obrigado irmã.. precisamos realmente valorizar aquilo que de fato exalta a Deus e que não destrói a doutrina dos apostolos... essa é a intenção do Blog, não somente criticar, mas valorizar os talentos que saem do Trono do Altíssimo.

Edmilson Santana disse...

Tenho ouvido quase que diariamente este louvor, e hoje resolvi buscar a letra / cifra e não tinha noção do histórico desta composição, de qualquer forma, já estava aprovadíssima, precisamos valorizar os verdadeiros levitas, que buscam em Deus a inspiração, que nos deixa cada dia mais perto do Céu!!! Parabéns!!!

Ruy Cavalcante disse...

Olá edmilson,

O engraçado é que, quando eu analiso músicas que não tem significado nenhum pratico para o cristianismo, muitas pessoas me ofendem, causam polêmica, discutem acirradamente... mas estas mesmas pessoas não falam nada a respeito de canções tão maravilhosas como esta..

Deus te abençoe sempre irmão.. paz

Anônimo disse...

Fica aqui minha curiosidade...essa musica foi escrita pelo pastor faz mtos anos??? ja escutei ela em outras versoes... mas nunca imaginei q fosse ele o autor... achei q fosse sem autor desconhecido.... por favor..matem minha curiosidade!!! Camila

Ivano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails