Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

domingo, 9 de maio de 2010

Música: Dar a volta por cima (Toque no altar)

Letra:

Aprendi a superar, eu vou
Desistir e me entregar não vou
Sou corajoso pra gritar : Senhor!!
Filho de Davi estou aqui
Não adianta me parar
O tempo é agora
Eu decido lutar
Eu vou dar a volta por cima
Eu vou festejar a conquista
E vou ao som do meu milagre
Hoje dançar

Análise:

Esta música apresenta fortes traços de uma heresia que vem destruindo a saúde da liturgia cristã, conhecida por confissão positiva. Esta por sua vez tem origem em outra falsa doutrina histórica: a ciência cristã.

Conforme este artigo publicado no Blog Intervalo Cristão explica, a confissão positiva possui uma máxima, aqui extraída nas palavras do Missionário R. R. Soares:

“Usar a frase ‘se for da Tua vontade’ pode parecer espiritual e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade de Deus, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração”. (R.R. Soares, no Livro O direito de desfrutar saúde, p. 11)

Nesta música o que mais se percebe são confissões e determinismos oriundos destas inverdades. Frases como “Não adianta me parar”, “Eu vou dar a volta por cima e festejar a conquista” são puramente confissões positivas. Notem que em nenhum momento é citado que essas coisas, quando acontecem, vêm através de Deus, realizadas por Ele, não por nós mesmo como a música deixa implícito. Ora, se “eu aprendi e decidi lutar”, se “eu vou dar a volta por cima”, “eu vou festejar e dançar ao som do meu milagre”, Jesus não passa de uma espécie de entidade passiva em meio as minhas próprias conquistas e isso é um absurdo. Pior ainda é tocar e cantar esse tipo de música afirmando estar adorando a Deus com essas afirmações.

É muito fácil refutar biblicamente esse tipo de afirmação e, por hora, indicarei um único texto bíblico para análise adicional:

“E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.” (Tiago 13:16)

10 comentários:

Leslye disse...

Ô irmão, eu errei a postagem, era sobre a música q pedi, naum foi essa, rsrs

exclui tah bom!

Obrigada!

Anônimo disse...

Será que não perdemos tempo avaliando músicas e trabalhos de compositores? Será que esse é o nosso objetivo aqui na terra, ou melhor,Deus nos chamou para isso?Acredito que não.A obra de Deus está por fazer e estamos aqui debatendo letras de músicas e outras coisas que nos tiram o foco... .É um direito de todos que participam do site em questão expressarem o que acham, mas as coisas não são por aí.Deus não espera isso de nós.


Paz de Cristo.

Ruy Cavalcante disse...

Olá, paz

Realmente é um direito que cada um expresse sua opinião, mas podemos dividi-las em duas categorias: As que se baseiam na bíblia para expo-las e as que se baseiam em achismos e preferencias pessoais..

As minhas são sempre baseadas na Bíblia e ela deixa claro que é obrigação da igreja zelar pelo evangelho, ensino e culto a ser apresentado a Deus... Não é novidade que a musica cristã tem tomado um lugar de destaque nos cultos que nunca, na historia da igreja, possuiu, portanto é mais do que plausivel analisar o que cantamos e isso está em plena conformidade com o que a bíblia ensina.

Acredito não ser necessário novamente apresentar e realizar exegese das dezenas de textos BÍBLICOS que dão base e incentivo a isso, uma vez que isso já foi feito exaustivamente na página de comentários, no cabeçalho do Blog e especialmente no Blog Intervalo Cristão, que pode ser acessado através do menui superior deste blog adjacente.

Claro, é sempre mais facil dizer "creio que não deve ser feito", sem basear na Palavra de Deus a afirmação, do que argumentar a contrariedade utilizando o Evangelho.. até pq é impossivel invalidar trabalhos apologéticos com a Bíblia, uma vez que tanto ela quanto o próprio ministério de cristo foram apologéticos. Ele mesmo questionou as mais diversar práticas de sua época, mesmo as mais "banais"...

Victor Viana - Designer Gráfico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Carlos Freitas Pinto disse...

Sou um sindicalista e vivo na política. Mas antes de tudo, na minha vida é Jesus. Só a Ele é digno ser adorado e vejo o Filho de Deus como o própio Deus.
Agora particulamente, eu acho que satanás criou uma porta chamado" não tem nada a ver" e com isso, não sabemos mais quem é cantor cristão ou artista gospel. Infelizmente, muitos que se dizem adoradores ao Senhor, querem ser adorados no palcos imitando os cantores mundanos. É fácil peceber isso! é só ver os brindes que eles mandam confeccionar: camisetas, bonés, abadás, pulseiras e etc...eles querem ser adorados e Jesus fica para o último plano. No comentário acima, um anônimo faz uma pergunta: 'SERÁ QUE DEUS NOS CHAMOU PARA ISSO"
Eu repondo com a frase de Jesus: vigiai e orai(Mat;26;41)
Querem outra?
"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo".
1 João 4:1

Antonio Carlos Freitas Pinto disse...

AH, MEU PARABÉNS PELO BLOG. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊS.
FIQUEM NA PAZ DO SENHOR!!!

Ruy Cavalcante disse...

Irmão Antonio Carlos Freitas, paz..

Grato pelos comentários, infelizmente vc tem razão, a adoração passou a fazer parte de um mercado, e onde o dinheiro impera, Jesus não tem lugar...

Deus abençoe

Tarcísio Paz disse...

Meu querido irmão, primeiramente, queria dizer que esse blog foi uma das melhores surpresas que achei na net. Eu estou espalhando para o máximo de pessoas esse blog pois o que você faz é algo extremamente útil nos dias atuais pois infelizmente o que vemos em nosso meio são músicas que muitas vezes disseminam ódio e estão totalmente em desacordo com a palavra de Deus. Deus te abençoe pela iniciativa e siga firme nesse propósito pois com certeza muitas críticas virão.

Ruy Cavalcante disse...

Obrigado irmão,

Eu dei um tempo nas atualizações, dada a quantidade de ofenças que recebo por conta das análises, como se eu escarnecesse do próprio DEus... mas em breve posto coisa nova.. abraço. Deus te abençoe

Paulo disse...

Ótimo embasamento bíblico.

Vou usar muito "entidade passiva".

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails