Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Música: Doce Amigo (João Alexandre)

Letra:

Como posso esquecer esse amor
Ninguem mais poderia me amar assim
Como posso negar esse alguem
Que a si mesmo negou e se deu por mim

Jesus Cristo meu amigo
Quero seguir ao teu lado e dizer
Vou contigo doce amigo
Nada é melhor nem maior que viver nesse amor

Se no mundo sem rumo eu andar
Procurando os caminhos do coração
A teus pés vou achar meu lugar
Tua luz há de ser minha direção


Análise:

Esta música se destaca por sua declaração poética de amor a Cristo: “Como eu posso negar esse alguém, que a si mesmo negou e se deu por mim?”

A percepção de nossa principal razão para adorá-lo está exposta aqui de forma tão clara, que torna impossível pensar em outro benefício que não o do amor fiel e verdadeiro, de Jesus por nós.

Baseado neste tão grande amor, o autor declara no refrão: “Quero seguir ao teu lado (...) Nada é melhor, nem maior, que viver esse amor”. Poesia cristã clássica, à exemplo da saudosa harpa cristã, tão esquecida na maioria dos púlpitos de nossos dias.

Outra declaração essencial na vida de todo cristão, e que também anda em falta hoje em dia, é: “Tua luz será minha direção”. Quem ainda deseja andar segundo a direção de Jesus em detrimento de seus próprios designios? Somente aquele que entende perfeitamente a Obra de Cristo na cruz, que invalida qualquer esforço humano para tentar salvar-se e qualquer intenção de realizações pessoais, sem que estas estejam em acordo com a Vonatde de Cristo, o único e verdadeiro Senhor:

E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”. (Mateus 28:18)

1 comentários:

Anônimo disse...

Quem que é o poeta... o João Alexandre ou o Ruy? Vou até imprimir tal análise pra buscar profundas palavras como essas.

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails