Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Música: Estou Livre (Heloísa Rosa)


Letra:

Pelo teu sangue lá na cruz
Através de ti cordeiro de Deus
Tenho obtido eterna redenção
Os grilhões são quebrados
E a morte vencida
Principados derrotados
E o teu povo se regozija

Estou livre do pecado
Estou livre do pecado
Nada pode me prender
Nada vai me impedir de correr


Análise:

A letra desta música trata daquilo que hoje em dia tem sido raro em nossos púlpitos: a redenção que recebemos através da obra de Cristo da Cruz. A expressão “Pelo teu sangue lá na cruz, através de ti cordeiro de Deus tenho obtido eterna redenção”, está em plena conformidade com o que anuncia o autor de Hebreus:

e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”. (Hebreus 9:14)

Aparentemente a musica trata-se de uma parafraseamento de passagens chaves que tratam deste tema, o que é uma formula excelente quando utilizada dentro de seus respectivos contextos. Veja por exemplo esta outra passagem:

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”. (João 5:24)

Através de Cristo de fato vencemos a morte, como deixa explicito a primeira estrofe da composição.

Sobre estarmos livres do pecado, como afirma o refrão, podemos observar através de diversos textos bíblicos que isto é real quando o assunto é o poder que o pecado exercia sobre nós, perfeitamente interpretado pelo contexto geral da música. Vejamos alguns textos:

mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”. (1 João 1:7)

doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”. (Hebreus 9:26)

Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”. (1 João 3:9)

levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”. (1 Pedro 2:24)

Quanto à ultima frase, “Nada vai me impedir de correr”, não possui nenhum significado teológico, talvez, quem sabe, se refira a “correr aos braços do Pai”, se assim for, trata-se de uma expressão comum, sem nenhum embassamento bíblico porém com um significado perfeitamente plausivel para aqueles que amam a Deus e tem esperança de encontrá-lo na glória, aconchegando-se em seus braços, ou “asas”:

Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre; dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas”. (Salmos 61:4)

Um belo exemplo de música em primeira pessoa que não se rende ao egocentrismo nem tampouco reflete conceitos antropocêntricos.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá caro irmão,
gostaria de cantar a música 'Me Ama de Jonh Mark McMillan- interpretada por Ana PAula Valadão, gostaria de saber qual sua análise a respeito desta música.
Grata.
Anna Paula Anunciação

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails