Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Música: Ziguezagueando (Kleber Lucas)

*Pedido de Davilson Cunha (via MSN)

Letra:

Existe tanta coisa que o meu Senhor quer me mostrar
Existem tantos sonhos que o meu Senhor quer me fazer sonhar
Eu quero ir no céu e voltar
Eu quero ver os anjos de Deus ziguezagueando, ziguezagueando
Eu quero ser arrebatado
Eu quero ver mais longe
Eu quero estar mais perto
Eu quero ver a tua Shekinah

Eu vou ziguezagueando, eu vou
Ziguezagueando eu vou
Eu vou, eu vou, eu vou....


Análise:

Quando recebi o pedido para analisar essa música fiquei preocupado. Como fazer uma análise de uma música cristã chamada “ziguezagueando” sem cometer parcialidade fazendo piada? Pois algo assim só pode ser comédia.

Esta música é uma clara demonstração do que acontece na “gospelândia”, muita pirueta doutrinária e pouca Palavra de Deus. “Eu quero ver os anjos de Deus ziguezagueando”. Como assim?

Bom, se você quiser ir ao céu e voltar tudo bem, mas eu quero ir e ficar, eternamente. Tudo nesta música é um absurdo completo e não encontra quaisquer bases bíblicas para suas afirmações. Do que se trata a expressão “ziguezagueando eu vou, eu vou, eu vou, eu vou? Que Deus é esse que estamos anunciando com nossas músicas? Eu desconheço esse deus, Ele não está descrito em nenhum momento da história Bíblica, salvo é claro se estivermos falando de Baal:

Como dizes logo: Não estou contaminada nem andei após Baal? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos” (Jeremias 2:23)

Quem “ziguezagueia” são os seguidores de Baal, comparados aqui a dromedários que andam torcendo o caminho, em outras palavras, ziguezagueando.

Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede”. (Isaias 5:11-13)

Esta composição reflete justamente o destacado no texto acima. Temos nos preocupado com festa, pulos e gritos, negligenciando o que de falto deve ser feito: a obra de Deus. A conseqüência disso? Fome e sede de Cristo, embora estejamos embriagados de emoções acreditando ser outra coisa.

185 comentários:

Átila Soares disse...

Cacildas Ruy.. acho que essa não precisava nem... deixa pra lá né. Boa análise. :D

Ruy Cavalcante disse...

Foi pedido, tenho que atender... ehehehhe abraço

Davilson Cunha disse...

Saliento à todos os leitores do blog que o autor do pedido, o fez já conscientà do besteirol gospel da letra. O intuito central do pedido era que após analise profunda, lucida e objetiva do Teólogo Ruy Cavalcante ficasse nítido que as asneiras na "Gospelândia" há muito tempo já estrapolou os limites do aceitável.

Davilson Cunha, autor do pedido de analise.

Ruy Cavalcante disse...

Gostei do "Teólogo Ruy Cavalcante", se tivesse incluído Reverendo ficaria bom também.. kkkkkkkk

Anônimo disse...

acho melhor exelentissimo senhor reverendo teologo Ruy cavalcante

Ruy Cavalcante disse...

Por isso sempre gostei de postagens anônimas.. ehehehehheheheh.. vou ziguezaguear de emoção

Caren O Araujo disse...

Bom pensei que fosse EXCELENTISSIMO!!

Anônimo disse...

Até onde eu sei, essa letra foi um sonho que o autor teve e sentindo-se muito feliz, fez a música. Não posso classificá - la como "besteirol" pois trata - se de uma experiência pessoal do cara com Deus que ele quis compartilhar com as pessoas. Pra mim são simples expressões de alegrias colocadas em música, só isso.. Karen Costa

Ruy Cavalcante disse...

Sempre existirá quem defenda estas "simples expressões de alegrias colocadas em música", pois esquecem que estamos tratando de cristianismo e não de uma expressão cultural.

Aliás, o cristianismo possui seu próprio padrão cultural, o do Evangelho, que considera maldito tudo o que não encontra bases bíblicas...

Ruy Cavalcante disse...

Acabei esquecendo de algo importante: Foi através de um sonho que boa parte das seitas pseudo cristãs surgiram.

Além disso, experiência pessoal, por mais espiritual que seja, que não é o caso, não pode se tornar um padrão para os outros e o que acontece com músicas assim é que o povão acaba abandonando a verdadeira adoração para se enveredar pelos caminhos da extravagância, um verdadeiro desserviço para o Evangelho...

Anônimo disse...

O povão é povão desde os tempos do bezerro de ouro. Kléber Lucas já tem seu terreno no meio gospel. Se vc fosse o autor da música ninguém nem ligaria. Defendo a liberdade da pessoa escrever, cantar e gravar o que pensa, sonha e sente, agora se o povão canta e segue as "tendências", é outra coisa.
Espero com tudo isso que levantem - se adoradores genuínos, pessoas que amem o evangelho e coloque adoração nas canções. Aqui mesmo em nosso meio, nós que lemos o blog, nós que concordamos ou não, nós que sonhamos em "ser do louvor", nós que damos risadas do "besateirol", nós que lemos a bílbia, enfim, quem "larga tudo pra o servir". Assim, evitamos de ter expressões culturais cantadas em cultos, desviando o sentido do louvor. Karen

Ruy Cavalcante disse...

Agora eu concordo em genero e grau com você, a única reticencia é que o "povão" (e minha intenção não foi pejorativa) segue "tendencias" que seus líderes ensinam, conscientes ou não, e isso pode não ser muito saudável. Kleber Lucas é um desses líderes que deveria ter mais cuidado... afinal a ovelha segue seu pastor, e isso não é uma questão de inocencia, mas de natureza..

Anônimo disse...

sou totalmente a favor do que a Karen citou
isso é uma experiência q cada um tem do jeito q Deus quer mostrar... ele apenas quis compartilhar conosco a sua alegria de estar diante do Senhor e se alegrar na presença dele, afinal ñ é isso q os pastores deveriam pregar? felicidade, alegrar-se na presença de Deus. O meu Deus nos afirma q no novo céu nao haverá choro, so alegria. Se o senhor ñ sente isso, ñ tente prejudicar a música dos outros, pois isso pra mim se chama INVEJA....

Anônimo disse...

INVEJA X 1000 .
O EVANGELHO NÃO SE
PREGA POR INVEJA .
quem faz isso nunca sentiu o espirito santo em sua vida.

Anônimo disse...

Há coisas que so se analizam espiritualmente.
a alegria de salvação em CRISTO JESUS é que faz com que a pessoa sinta vontade de ser arrebatado,de querer ir aos ceus e voltar.so quem não tem comunhão com DEUS é que nunca sentiu isso. Eu prego evangelho aos meu amigos e colegas de Faculdade,E A biblia diz Que quando uma alma se converte há festa nos CEUS.Se eu compor que quero ver essa alegria ou como é que os anjos se alegram,não acho estupidez nenhuma. Um invejoso antes de Analizar, se revista das armaduras de DEUS.Inveja é pecado. Nota 10 para KLEBER.
E Para os invejosos ou CURRIBOTAS (ZERO).

Ruy Cavalcante disse...

Estou esperando os textos bíblicos para embasamento do comentário dos amados anonimos... pois foi a partir de textos e verdades bíblicas que publiquei a análise... xingar escondido atrás do anonimato além de não resolver, não é atitude cristã.

Nenhum argumento fora da bíblia é capaz de me fazer perder o sono, pois meu compromisso é com Cristo e com sua palavra, não com entretenimento...

Silas disse...

Ola conheci o blog agora, gostei da analise amigo, gosto das musicas do Kleber lucas e ate gostei tbm dessa musica, tem um ritmo bom, MAS tem que se tomar cuidado com letras neh, poxa eu que nao sou "teologo" rsrs ou tao conhecedor que nem os demais aqui, na primeira que escutei ja achei estranho ele falar "quero ir pro ceu e voltar", meio estranho e ziguezagueando eh dificil engolir, acho que no meio cristao as pessoas as vezes ate aceitam por ouvirem muito a musica e analisar muito, mas gente, nós povo cristao estamos sendo apontados 24 horas por dia, qualquer coisa ja eh motivo de tempestade entao se deve tomar cuidado com certas letras, vejo muicas pra Deus como uma coisa de intima adoraçao, em ate ritmos aceitaveis ela é uma forma de adoração agora quando o crente começa "inventar moda" a coisa começa a complicar, crei que adorar a Deus não é tao confuso assim, o que é de Deus nao confunde mas sim preenche o momento que precisamos em nossa vida, as vezes queremos alguma coisa mais animada, outra mais calma mas tudo vem a preencher e nao confundir, essa foi minha opiniao, abraços e paz!

Ruy Cavalcante disse...

Paz amado Silas, ótimas colocações.. só o fato de uma música causar estranhamento e posicionamentos dúbios já a torna confusa.. tantas músicas existem que adoram ao senhor e trazem paz a todos, pq não fazer uso delas ao invés dessas falácias gospeis?

abraço a todos e paz.

Anônimo disse...

Como poderia o amigo Ruy explicar um peixe que engole um ser humano e o leva para um lugar que Deus manda? Como poderia um homem ser andar em uma corruagem de fogo e nao ter ser corpo torrado? Como pode um anjo colocar um espermatozoide, ou uma semente no ventre de uma mulher? se não fosse pela fé que recebi não teria tambem não poderia crer, porém amigo cuidado para não ter a sua mente assaltada pelo sentimento de juiz do céu, ou agente caçador de irmãos...lembre-se que o nosso smigo Paulo pode ter se parecido com vc antes de ter uma visão sobrenatural...nem vou citar a mula falante pois ficaria dificil...posso concordar que o termo ziguezagueando pode parecer diferente, mas um pouco de amor ao proximo pode nos ajudar.Te Amo em Cristo! Marco Antonio/São Paulo

Ruy Cavalcante disse...

Marco Antonio/São Paulo

Só não entendi qual a relação de todas essas coisas com eu não ter amor ao próximo.
Como deixo claro no cabeçalho do Blog, aqui analiso letras de músicas e não pessoas, acredito que vc não chegou a ler ou entender isso.

Só faltou citar na biblia a passagem dos servos de Cristo ziguezagueando, pois segundo ela, quem faz isso são os seguidores de baal, os de Cristo são firmes e andam reto.

Dy Luz Pockrandt disse...

Penso o seguinte: primeiro quero dizer que não conheço KLeber Lucas, não o ouço, pq simplesmente não o conheço...
Mas quanta coisa hoje a gente canta na Igreja sem saber o que ta cantando...
Pq foi ele q teve a tal experiencia (segundo alguns defenderam~) e não eu entao por que vou cantar algo que não é experiência minha... ?
Onde está o culto racional que Paulo fala...
Alguns defendem a experiência pessoal, mas esses dias mesmo lendo na internet vi q uma pessoa bem conhecida estava sendo tratada pela igreja por causas de suas invençoes em experiencia pessoal, e que boa parte daquela experiencia era pura MENTIRA, e se houvessem virado musica? você estaria cantando só por que alguem teve aquela experiencia???
Quando leio musicas antigas, vejo o seguinte e pra mim é a grande diferença de hoje: Cristo o centro da adoração, nao homens, nao experiencia, nao sucesso, nao prosperidade... mas Cristo...
Hoje sou seletiva no que ouço:
1o. por que sou inteligente e tenho massa cinzenta que me faz pensar.. Glória a Deus!
2o. Analiso segundo as escrituras e se nao tiver de acordo... não canto, ainda que todos cantem eu nao cantarei..
3o. Modismo não é cristianismo...
Hoje volto a ouvir as antigas cançoes: como perto quero estar... Foi na cruz... Deus cuida de mim... e tantas outras...

Ruy Cavalcante disse...

Concordo plenamente contigo irmã Luz Pilar,

A diferença entra as músicas d antigamente, antes do movimento gospel tomar conta do meio cristão é gritante. Assino embaixo tbm quando diz que experiencias pessoal é (obviamente) pessoal e quando são cantadas por gente "famosa" acaba virando modismo, padrão, isso sem contar quando a experiencia não é confirmada com a palavra e com o caráter que conhecemos de Cristo através dela. Será que Jesus, Pedro ou Paulo ziguezagueariam?

Outrossim, a música "Deus cuida de mim" é do Kleber Lucas, uma bela canção, em perfeita harmobia com a Palavra de Deus, uq prova que minha intenção jamais foi avaliar pessoas e sim letras de canções, mas tenho certeza que isto já ficou bem claro no cabeçalho do Blog, apesar de alguns não desejarem observar.

Dy Luz Pockrandt disse...

essa musica "Deus cuida de mim". que eu falo é do hinario cristao.. é bem antiga, muito linda, a letra é maravilhosa... abço

Leslye disse...

Noooossa gente! Legal seu conceito da música! Muito cábivel (ao seu pensamento, claro). Mas também, não podemos OBTER OPINIÕES DA OPINIÃO "DOS OUTROS". Cada pessoa tem uma visãod e algo, cada pessoa tem seu próprio entendimento, sua própria interpretação, não é inteligente dizermos NÃO, simplesmente pq outra pessoa dise NÃO, podemos dizer NÃO expressando nosso próprio pensamento. Vamos acolher as coisas de Deus, que nos edificam, bem como essa música. Devemos desprezar as coisa do mundo, como as músicas não feitas pelo meio gospel, com um sentido duplo, levando as pessoas a questonarem, e duvidarem das coisas de Deus. CANTAR E COMPOR PRA DEUS É MELHOR Q CANTAR E COMPOR PRO MUNDO! Bjim♥

Ruy Cavalcante disse...

Olá Leslye,

Concordo que cada um de nós tem uma opinião, mas em relação à palavra de Deus não cabem opiniões, pois ela é a verdade, é obedecê-la ou não.

A adoração, como o próprio Jesus ensinou para a samaritana, deve ser com entendimento (Jo 4:22) e bíblica (Jo 4:24), baseada na verdade. E verdade seja dita, ziguezaguear é tudo, menos bíblico. Não posso realmente afirmar que seja pecado este tipo de atitude cantada, porém a bíblia nos ensina a considerar maldito tudo o que não constar nela (Gl 1:8-9), por conta disso a reprovação.

Leslye disse...

OBRIGADA PELA RESPOSTA!

Deus o abençoe Ruy!

Fica na Paz!

Ruy Cavalcante disse...

paz irmanzinha,

ufa! Pensei que ia me esculhambar eheheheheh

Deus te abençoe e te direcione todos os dias em seu ministério. E lembre de sempre trabalhar em favor da exaltação a Deus...

Caren O Araujo disse...

Adorar com verdade, racionalidade e temor ao grandioso Deus! Pois ele procurar verdadeiros adoradores, que o adoram com a sua vida em retidão!
A musica tem uma batida legal, mais não é isso que devemos buscar e muito menos isso que Deus quer! O que devemos buscar nas canções é o que queremos expressar verdadeiramente a Deus!!! Ama-lo, Adorá-lo, respeita-lo...pois ele é digno de tudo isso!

Ruy Cavalcante disse...

Falou e disse minha costelinha...

PRISCILA disse...

Irmão a paz do Senhor!

Ontem e hoje, ouvi em uma rádio está música, e fiquei estarrecida, pois não entendi a mensagem, porém entendi bastante o MARKETING e o GANHO com "MÚSICAS AO SENHOR", e aí vim procurar o significado da palavra e encontrei o seu Blog e que bom que ainda temos pessoas com o interesse de marchar para o céu!!!

Que DEUS lhe abençõe!

Sds,
Priscila Araújo

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmã, paz

Verdade o que vc falou, muitas músicas hoje em dia não passam de produtos para consumidores evangélicos com fins lucrativos... uma pena para o Evangelho. Cabe a nós, cristãos comprometidos com a Palavra de Deus, andar na contramão disso tudo.

Priscila disse...

A paz irmão,

É uma grande verdade, eu particularmente passei a ter meus ouvidos bem exigentes, para tais cantores, senão tivermos cuidado deixamos nos levar pelas emoções midianas... E isto é um perigo e tanto, situações tão simples do cotidiano, nos fazem sem perceber, nos distanciarmos de DEUS. As pessoas esquecem que o Sol brilha para o ímpio como para o Justo, o que trabalha ganha o seu sustento, mas intimidade com DEUS, algo bem diferente disto, e hoje as pessoas acham que ter ganhos e sucessos é ser de DEUS, quanta incredulidade...

Mas continue sim, sem medo, a analisar os "hinos", que dizem serem para DEUS....

Hoje em dia, não se falam mais "HINO" nas igrejas e sim "músicas". É algo que me intriga, e não deixa de ser conjuctura minha, o que escrevo e ao mesmo tempo pergunto abaixo:

- SE PARA CANTARMOS O "HINO" Á BANDEIRA (Note que reportamos como HINO á BANDEIRA, porque que para DEUS (QUE É SOBERANO EM TODO TEMPO, E EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA), porquê dizemos fiz uma música á DEUS? Sendo que para o nosso PAÍS, temos que nos reportar com "HINO Á BANDEIRA", olha que coisas simples podem até mesmo confundir os que não são, veja como se chegou, afinal, é dito música, porquê passou a ser um ganho!!! É ou não é, para se pensar??

(Não fique achando que sou radical, não, e também não pretendo sair apontando o DEDO para ninguém, porque me vale mais é o meu propósito para com DEUS, mas notem coisas que dizemos não tem problema, fez o "MUNDO GOSPEL" se tornar a GOSPELÂNDIA...

Que DEUS abenções você e toda a sua Família.

Fique na paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo!!!

Priscila.

Ruy Cavalcante disse...

A paz irmã Priscila,

Infelizmente a gospelandia deixou de ser uma anedota para se tornar realidade... e essa transformação a qual vc se referiu não é menos verdadeira, pois mas do que a mudanças do termo "hino", para "música", mudou-se o conceito e a essencia tbm... a música virou apenas um produto do mercado (na maioria dos casos) esquecendo do seu propósito maior que deveria ser o de exaltar a Deus apenas por amor e nunca por favor..

Deus abençoe vc e sua familia ainda mais..

Junior MDias disse...

Nossa glória a Deus por sua vida. Escutei essa canção na radio. Nem vou comentar. Finais dos tempos, a coisa está ficando complicada. Falta Biblia para os compositores. Até entendemos que pode ser aogo de experiencia pessoal, mas ai que está pessoal. Alias o triste é ver que no nosso meio estamos criando irmanzinhos que precisam ser tratados em carater e biblia, pois em vez de reter o que é bom, criticam com palavras torpes as opiniões dos outros. Isso é triste. Ruy excelente analise.

Teno uma canção para analisar, mas creio que essa vc vai gostar. Segue o link do myspace a canção é TUA PALAVRA.

Obrigado e a Paz!

junior disse...

link: http://www.myspace.com/andreceac canção Tua Palavra!

Ruy Cavalcante disse...

Obrigado irmão Junior,

Vou analisar esta canção.

Uma pena que as pessoas defendam bobagens com todas as forças, até mesmo usando de torpeza para isso. Quem dera cultivassem o mesmo zelo pela palavra de Deus...

Deus te abençoe

Junior disse...

É querido é como a Biblia nos ensina, que o povo perece por falta de conhecimento. Tem sido formado há um tempo "cristãos" vai com as outras, feitos para não pensar e somente ouvir e fazer. Pelo menos meus pastores e professores la da minha raiz em uma Igreja Batista ensinou a todos aqueles alunos a lerem, meditarem estudarem e quando ouvir uma palavra seja quem for, apenas ir buscar na palavra para ver se está coerente com o que ali esta escrito e coerente com que o Espirito Santo quer falar.

E olha que o que vc tem feito ainda vai receber mais e mais reclam~]oes, pois a tendencia das canções é ficarem piores. que saudades de quando eu era pequenino. rsrsrsrsrsrsrsss...Tem muita coisa boa hoje, mas o que tem de coisas sem base...

Continue com o trabalho abençoado que você tem feito e que o fruto do espirito seja derramado a todos que lem aqui!

Abraços e uma semana abençoada!

Anônimo disse...

Oi não sou profissional para analisar música.
Mas quando que eu ouso esta música ela penso desta forma.
O Diabo esta o tempo todo lançando setas para nós atingir então temos que desviar delas então temos que ir Ziguezagueando ok

Anônimo disse...

Prezado

Não tenho formação em teologia, sou apenas um curioso, mas tenho um ponto de vista sobre a música. Não considero apenas uma viagem do autor. Na visão de ezequiel, capítulo 1, no versículo 14 ele vê os 4 seres viventes ziguezagueando... ("os seres viventes ziguezagueavam à semelhança de relâmpagos"), isso na versão revista e atualizada. A tradução fica um pouco diferente em outras versões. Pode ser que o autor se baseou ou fez alguma homilética dessa visão.

Nesse caso específico, essas visões de Deus, enquanto no nosso caminho aqui na Terra podem ser entendidas pelo autor por um ir até o céu e voltar até o dia definitivo da vinda de Cristo ou da morte do autor.

O que você acha?

um abraço

Márcio

Ruy Cavalcante disse...

Paz irmão Márcio,

Embora eu não seja adepto da homilética, por não considerar que ela trabalhe com zelo para o entendimento bíblico e sim para alegorizar pregações, eu concordo que isso seria possível.

Porém, o autor mesmo afirma que a música trata-se de um sonho que ele teve. Nada contra experiencias pessoais tbm, mas elas são exatamente isso, pessoais, e não servem como padrão para outras pessoas. O padrão é a bíblia.

A questão aqui não se trata de invalidar a palavra de Deus, mas o povo infelizmente acaba se deixando levar por certas coisas, e tratam-na como revelações e indicações de espiritualidade. Esta é a questão desta canção, pois muitas pessoas, a partir dela, começaram a ziguezaguear nos cultos considerando isso como uma nova unção. Isso sim é maléfico para o evangelho e, querendo ou não, surge com musicas assim, eis o motivo principal da reprovação.

Em resumo, fala em ziguezaguear como anjos não é motivo de alarde, mas agir como se isso fosse uma nova relevação e uma experiencia evangélica universal genuina, isso sim, é ir contra o contexto bíblico.

Não espero com isso convencer ninguém, trata-se apenas de meu posicionamento e, concordando ou não, espero apenas que a pessoas pensem com zelo em relação a tudo o que nos cerca, pois vivemos tempos dificeis, tempos em que a própria bíblia no alerta para não considerarmos de Deus qualquer coisa, mas provar se são ou não dele (1Jo 4.1).

Deus te abençoe

Anônimo disse...

Bacana esse trabalho que você faz no seu blog!
É preciso orientar o povo de Deus quanto as besteiras que são lançadas no reino da "Gospelandia".
Tem como vc analisar a musica da Damares "Sabor de Mel"

Obrigado, fica com Deus!
Weverton - Espirito Santo

Junior Melodias disse...

Ótimo pedido acima do Weverton, pois imagina quem detesta mel... Como fica a vitoria desta pessoa. Será que podemos alterar o sabor da vitoria para doce de leite... Brincando um pouco, mas a solicitação é pertinente. Faz esse favorzão Ruy. Alias você imagina que há alguns dias atrás escutei de uma pessoa de minitério de louvor que musica é arte e por isso pode ter erros de português e outras coisas, pois é criação pessoal... Isso doeu meu coração...Musica poe ser arte, mas a que vem do Espirito Santo vem com essencia de DEUS. Onde vamos parar com a "gospelandia"... Abraços

Tamiris disse...

De onde surgiu a sua ideia de montar um blog que tem como proposito analisar as canções?
Quem sabe de um sonho??? ou entao no carro? ou sabe se lá no chuveiro, ou melhor Deus "plantou no seu coração"?
Fiquei com essa duvida... e agradeço mto se responde-la

Ruy Cavalcante disse...

Olá tamiris,

A idéia surgiu da necessidade, pois até mesmo a própria igreja que participo estava cega para muitas canções que não engrandeciam a Deus e sim aos homens...

Fui chamado para o ensino do evangelho, mestre segundo efésios, e por isso sinto a necessidade constante de zelar pelo evangelho do jeito que Cristo ensinou.

Junior Mdias disse...

Glória a DEUS Ruy. Continuas ensinando. Deveríamos ter mais e mais assim como você. As nossas igrejas tem vivido um momento dificil, pois tem aparecido de tudo no meio dos louvores. Que DEUS continue lhe abençoando e lhe capacitando por este trabalho tão simples que tenho certeza vem do coração de DEUS. Até porque DEUS nos ensina a reter o que é bom e ensinar os mandamentos Dele da forma que Ele colocou e sem alterações. Abraços!

Ruy Cavalcante disse...

Grato pelas palavras caro irmão Junior. O proposito é sempre este, ensinar, mas ensinar o evangelho de Cristo, não o que é agradável aos ouvidos..

Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Leia Ezequiel 1 - a visão dos quatro querubins,é usada a palavra "ziguezaguear" tão criticada.

1:14 - Os seres viventes ziguzagueavam à semelhança de relâmpagos.

a bíblia diz que Ezequiel foi arrebatado em espirito, ou seja , foi uma experiencia fora do corpo, dai vem: "eu quero ir no céu e voltar" , Ezequiel relata no capitulo 1 do seu livro a visão do querubin, e diz ver os seres viventes ziguezagueando no céu! , o Espirito Santo deu uma unção com inspiração perfeita ao Kleber!

http://www.youtube.com/watch?v=AQ361Cf711U&feature=fvw

Anônimo disse...

Concordo com a opinião do Anônimo acima...

O autor realmente fez a letra desta música baseada em Ezequiel 1-3(conforme descrito no site oficial).

Não concordo com o Ruy, quando fala que os servos de baal é que ziguezagueiam, pois mostra-se claramente em Ezequiel 1 que os anjos de Deus ziguezaguiavam como relampagos. Seguindo a lógica do Ruy, os anjos de Deus são servos de baal!

Gostei muito do blog e com certeza serei um frequentador assiduo! Mesmo discordando de sua opinião neste caso, o blog serve para prestarmos mais atenção no que cantamos! Parabéns!

Pergunta: Ruy, você já tentou entrar em contanto com os autores das músicas antes de analisá-las? Acho que seria uma boa saber o pensamento deles a respeito.

Grande Abraço! já Amo você!

Henrique

Anônimo disse...

Gostaria também da análise da música I am free(Desperation Band), traduzida por David Quinlan e também por Ronaldo Bezerra.

obg,

Henrique

Liliane disse...

Oi, Como vai?

Desde a primeira vez que ouvi essa música imaginei que ela pudesse render muita polêmica. Mas, o que faltou na sua análise, se me permitr dizer, é considerar a parte poética da música. Claro que a música evangélica deve servir para adoração a Deus, mas ao meu ver, essa letra cumpre o papel de além de adorar a Deus expressar em forma de poesia o desejo profundo de estar mais perto dEle. Bem, o ziguezaguear que a música faz referência é o dos pássaros. Digo isso no refrão. Já quanto ao primeiro Ziguezagueando, o dos anjos, imagino que ele não esteja falando literalmente de ir e voltar, e sim de um lado para o outro. Afinal de contas, zigzagueando pode ter mais de um sentido, concorda? Ah, mais uma coisa. Quando fazemos uma análise de texto, pensamos no autor dele também. Isso mesmo. Musicas, como poesias, são feitas por autores, que com a sua visão de mundo e, neste caso, de adoração, expressam com palavras os seus sentimentos a Deus. Kleber Lucas faz referencia aos voôs dos pássaros em outras músicas. É só reparar "Voar com águia, nas alturas..." "Eu sei pra onde vou, como águia vou'. Essa imagem poética de ave é uma constante nas musicas de Kleber Lucas. Acho que seu comentário está um pouco equivocado. Quanto a Baal, realmente os caminhos deles são tortuosos. Mas é possível andar "reto" em caminhos tortos. Como é possivel ziguezaguear em caminho reto. Pense nisso. Não sou altoridade no assunto. Mas aposto que Deus não vai fazer análise sintática, nem semantica nas nossas adorações diárias. Ele julga o coração. E glória a Deus por não nos julgar como merecemos. Senão estaríamos fritos.

Ruy Cavalcante disse...

Olá Henrique,

Discordar é preciso...

Quanto À ziguezaguear, a questão que eu penso haver deixado claro é a enfase em coisas inúteis e que não fazem referência a nós.. nesse caso, obviamente não somos anjos, tampouco servos de baal, por isso deviamos cantar, falar e pregar sobre coisas concretas, que transformam vidas..

Quanto a entrar em contato com autores eu não vejo necessidade, uma vez que o pensamento intimo não chega até o "usuário final", o que chegam são as letras e são elas que de fato possuem um papel didático, seja ele benéfico ou maléfico...

Ruy Cavalcante disse...

Olá liliane...

A Bíblia nos ensina que, no caso de adoração, ela deve ser em espírito e em verdade, ou seja, baseado na verdade.. eu concordo plenamente com vc no quesito poesia e adoro musicas cristãs poéticas.. o que incomoda, e acaba fazendo um papel de "deseducação" são enfases em práticas quem não possuem qualquer relação com a vida real cristã e, neste caso, isso acontece, uma vez que já é possível observar pessoas "ziguezagueando" nos cultos como se isso fosse uma nova reveleção para a adoração a Deus...

Afinal de contas, quando a bíblia fala que "onde o Espírito do Senhor está, ali há liberdade (2Co 3.17)" ele não está se referindo a p´ratica e expressões de adoração, no sentido de eu poder plantar bananeira, subir no poste e coisas "extravagantes" assim, Ele estava afirmando com com Deus não existe mais prisão pelo pecado, somos livres...

Espero que entendam meu ponto de vista, pois ele é puramente didático. Penso eu que uma das coisas que nos faltam e que explicam os motivos pelos quais a igreja não tem feito tanta diferença assim na sociedade, no sentido de diminuição da violência, prostituição, vicios, gravidez na adolescencia, entre outros, encontra-se, também, na falta de conhecimento do evangelho genuino e a consequente pratica dEle, pois estamos muitas vezes nos preocupando com bobagens, achando que isso é adoração.

Adorar a Deus é, no fundo, ama-lo e obedecê-lo, não ziguezaguear, pular, gritar ou cantar...

Márcia disse...

Amado,o Rei Davi adorou a DEUS retirando as vestes reais e foi criticado pela própria esposa e uma maldição veio sobre ela por conta disso;se Davi adorou a DEUS assim por que Kleber Lucas não pode se expressar querendo voar com os anjos,o Rei Davi exercia influencia sobre o povo e a atitude dele subiu aos céus,concordo que devemos ser cuidadosos,mas o irmão já refletiu que a musica que tão duramente foi criticada e reprovada,pode ter subido como aroma agradavél para o SENHOR e que sendo assim pode entristecer o coração de DEUS. Querido não sou teologa,nem doutora,nem exper de coisa nenhuma,mas uma coisa sei que sou ADORADORA;DEUS pega as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. E quanto a seu ponto de vista ser didático é um pouco perigoso,pois quando se trata de assuntos espirituais não somos didáticos,ouvimos a voz do nosso Bom Pastor,e se musicas que são feitas para o Grande EU SOU estão sendo analisadas por nós cabe pergutarmos a ele se o engradece ou não,eu particularmente me expresso para o AMADO de minha alma como que voando como os anjos e posso sim me ver subindo aos céus e voltando meu querido,por que ficar lá para sempre só quando ele chamar,enquanto estamos aqui neste corpo corruptivel nós subimos e voltamos no sentido de chegar perto,ter intimidade sabe,e dizer que experiências pessoais não podem ser divididas é um absurdo,e toda a Palavra de DEUS não tem inumeras experiências pessoais deixadas para nos edificar e também exortar. Outra coisa que o irmão citou foi que as Igrejas não tem feito diferença na sociedade discordo,quantas Igrejas tem atuado de maneira incansavel para combater estes males da sociedade meu querido?Posso adimitir que muito precisa ser feito ainda,mas que faz diferença faz sim,por que na verdade é o povo de DEUS com um coração quebrantado,com orações e suplicas que tem atraido as bençãos de DEUS neste lugar.Efim meu amado irmão eu te amo no amor de JESUS ainda que discorde de vc, e isto sim faz a diferença o AMOR.

Priscila disse...

Ei Ruy, tem que ter paciência com estes profetas e profetizas, hein!!!!

Acho que foi o Kleber Lucas, que os mandou escrever...

Querem saber, bem da verdade, está turma só quer mesmo é ganhar dinheiro, ai ficam inventando essas coisas, ou seja, Balela... Já que DEUS deu está experiência, o porquê que ele ao invés de vender, não sai distribuindo os CDS que estão mudando vidas? Afinal de graça recebei de graça Dai!!! E

sses palhaços até cobram para ir pregar... Ah, tá bom que acredito nesta turma...

VAMOS LÁ GOSPELÂNDIA, JÁ QUE TUDO QUE CANTAM VEM DE DEUS, vamos vender então, já que o parecer deles é que TIVE EXPERIÊNCIA COM DEUS, então somos obrigados á ouvir, e nada podemos contestar, porque só eles tiveram as experiências e através destas experiências fizeram dela fábrica de dinheiro e ai fazem SHOWS, publicam na mída que ajudam os carentes,ai eu me perdi.... Meu DEUS eles fazem tantas coisas, só não entendo o porque eles não dão os CDS nas igrejas, que coisa... QUE DEUS É ESTE.... AI FIQUEI COM MEDO, A EXPERIÊNCIA É SÓ PARA ELES... CARAMBA O QUE ELES TÊM QUE NÓS CRENTES QUE VAMOS PARA O CÉU (Ai o lindo céu, aonde não existe barganha), é ESTE CÉU MESMO, NÃO TEMOS....?????

Grande abraço Ruy, minha opinião não muda, afinal quem prega realmente a palavra de DEUS é criticado a ponto de colocá-los como os monstros destruidores do evangelho... Ai, está parte difícil, deixa DEUS... ou DEUS desta turma de cantores....

Um grande abraço...

Priscila

Anônimo disse...

A música é bonita a letra é coerente, pois ziguezagueando o malígno não acerta o alvo.

Ele quer ir ao céu e voltar por que tem ainda uma missão aqui e não por que quer distância de Deus.

Esta crítica me pareceu preconceituosa com os pentecostais.

Sou pastor Batista Renovado e conheço hinários de tradicionais críticos que estão repletos de musicas regionais, músicas que tocam em bares, hinos nacionais da Inglaterra e Alemanha e ninguém toca no assunto.

Eu vou ziguezagueando sim quem quizer ficar aqui parado só criticando os outros... problema de cada um!

Priscila disse...

Pastor Batistano, amém.... Continue indo ao céu ziguezagueando, fique tranquilo... Quem vai entrar ou não no céu, isto pertence á DEUS! Afinal se todos que defendem está letra estão tão certo disto, não entendo o porque se incomodam tanto... As pessoas denúncia se é ou não pelas atitudes de repúdio quando as críticas, quem tem experiência com DEUS não se incomoda pois ele é convicto do que viveu....Agora vamos abrir um adendo vai.."FAZEM DISTO VERDADE, PARA AUMENTAREM AINDA MAIS SEUS LUCROS NA VENDA, PORQUÊ HOJE EM DIA DIZER QUE É DEUS, TRAZ RIQUEZAS, E OLHA NÃO SÃO POUCAS, HEIN, É POR ISSO QUE ESTE MEIO É TÃO COBIÇADO" Pense nisto, querido pastor batistano.

Não criticamos os outros, apenas baseando-se na bíblia, isto é completamente fora de foco...

MAS POVO DE DEUS, SE É MAIS FÁCIL ZIQUEZAGUEAR DO QUE LER A BÍBLIA PARA REALMENTE SABER O DESEJO DO CORAÇÃO DE deus (o deixei minisculo, porquê entendo que ele é somente um mero figurante, nestes casos), ENTÃO SIGAM EM FRENTE AOS escolhidos de deus não cabe escolha porque somos dele, MAS AOS CONTRÁRIOS CABE-SE O LIVRE ARBITRIO, E AI DEIXAMOS PARA LÁ...

Um grande abraço, pastor BATISTANO (afinal o que tú falou, tá falado), se formos para o mesmo céu, porquê agora fez com que os "verdadeiros pentecostais" (não defendendo placa de igreja), se sintam "DESVIADOS E DESFOCADOS" do verdadeiro evangelho pregado pelas músicas!!!

Ei Ruy, me desculpe mas não resisti em responder á este que lhe escreveu com tremenda arrogância, dizendo ser PASTOR BATISTANO e DAÍ PASTOR TAMBÉM SE ENGANA!

Até breve,

Priscila Araújo.

Ruy Cavalcante disse...

Ziguezagueando o maligno não acerta o alvo?

Uma coisa tenho que admitir, vcs são muito divertidos, ehehehehehehehheehhehehe.

Ruy Cavalcante disse...

Márcia,

Davi estava comemorando uma vitória, e mesmo assim, tirar as vestes reais não tem nenhuma relação com ziguezaguear ou plantar bananeira...

repito, adoração em espirito e em VERDADE.. repito tbm o fato da questão didática que envolve isso, embora eu sei que vc não entendeu, ou não quer entender, o que é muito normal para quem defende adoração extravagante, que, convenhamos, é tudo, menos bíblico.

Ruy Cavalcante disse...

Priscila,

Quero ver eles direcionarem parte dos lucros na matutenção de projetos sociais...

Eu por exemplo mantenho um projeto que trata de dependentes quimicos aqui no Meu Estado, canso de pedir ajuda a igrejas "avivadas" e o máximo que elas dão é um sacolão, por semestre!

E continuam ziguezagueando... afinal ziguezagueando o maligno não acerta o alvo né.. kkkkkkkkkkkkkk

Mas peço que tenha mais masidão tbm, precisamos ser exemplos e não ser iguais...

Anônimo disse...

po ai essa parada de ziguezagueando vc pode até nao acerta o alvo é do maligno essas coisas todas..
mais que os cara tem que vender os cds eles tem que vender filhao c nao me diz tu como eles vam comer vestir pagar os empregados .. tu ta muito radical mano vai devagar..
e po musica é bom nao entendo por que vc ruy fica falando ai vai pregar e o evangelio cara..
disse Jesus ide por tudo mundo Ele nao disse ide por tudo mundo de graça e preguei o evangelio

Meu Deus RUY ....
DEIXA OS EVANGELICO EM PAZ TENHA MAIS O QUE FAZER...
FILHO O ALVO É CRSITO EU VOU ZIGUEZAGUIANDO...

Anônimo disse...

Ruy...To achando que você só responde aos comentários desta música...

Comentei em outras no mesmo dia que comentei esta...mas as outras não foram respondidas...

em amor,

Henrique

Ruy Cavalcante disse...

Olá henrique,

Irmão eu costumo responder todos os comentários, justamente por isso deixo disponível o menu "comentários" no blog, pois através dele eu posso visualizar em ordem cronológica...

Por favor, me diga quais comentários não foram respondidos que eu responderei com certeza.

E pra falar a verdade, nunca foi minha intenção polemizar e sim valorizar as canções que de fato são bíblicas e saudaveis para o crescimento da vida cristã. Não vejo como esta pode ser uma delas, por isso, não, eu não gosto de responder apenas comentários sobre ela, alias, detesto.

Anônimo disse...

oi...não sou cristão, mas tive a curiosidade de ver essse assunto pois a música me chamou atenção no radio...fiquei triste quando vi seu comentário de que precisa de embasamento biblico para debater sobre o assunto, já que eu nao entendo de biblia...a única coisa que sei é que essa música me chamou pra Deus e nao vai ser vc, um cara que quer ter fama através de crítica que vai me fazer parar, parabéns por sua inteligencia, mas por favor use para uma coisa útil como pregar a palavra, quem sabe através de vc outros encontrem o caminho que eu encontrei!!!!!!!

Ruy Cavalcante disse...

Vc não é Cristão e essa música te levou a Deus? Jesus não teve esse poder mas essa música sim?

Já que vc assume que não conhece nada de bíblia, e o proposito do site é analisar músicas biblicamente, o que eu posso te responder diferente de "kkkkkkkkkkkkkkk"??

Cada uma..

Só poderia ser um comentário anônimo mesmo....

Anônimo disse...

MEU QUERIDO, NUNCA VI UMA ANALISE TAO RIDICULA. QUANDO ELE DIZ 'ZIGUEZAGUEANDO" ELE ESTA QUERENDO DIZER; DANCANDO, PULANDO SALTANDO... PROVAVELMENTE VC NAO SABE O QUE E SER TOMADO PELO ESPIRITO SANTO. O DIA QUE A REAL PRESENCA DELE SUBSTITUIR A TEOLOGIA DA SUA VIDA VOCE ENTAO IRA ENTENDER.

Ruy Cavalcante disse...

Querido anônimo,

Ser tomado pelo Espírito é ser levado por Ele a uma mudança genuína de vida, a ponto de buscar o bem de todos e não apenas o próprio. É também ser levado por Ele a pregar o Evangelho de Cristo, aquele que salva e restaura vidas e não ser conduzido a ziguezagueios, pulos e gritos...

Mas sei que vc não entende isso...

Anônimo disse...

Prezado irmão,

Antes mesmo de postar, o mesmo perguntou a Kléber Lucas o significado da música?

Eu sei, por que eu ouvi dele próprio. Kleber Lucas refere a esta música de um momento quando ele era um obreiro, sedento. Ele trabalhou em um congresso da sua igreja (isso na década de 90).

Adivinha a função dele? Limpeza. Ele ouvia as pregações e ministrações enquanto limpava, trabalhava em tarefas do evento.

Em uma pregação de tarde no congresso, ele (Kléber Lucas) limpava a parte de trás do altar (atrás da cortina), e ao mesmo tempo ouvia a pregação, o louvor, adorando a Deus.

No congresso, a unção era muito tremenda, e ele espiava, os pastores choravam, dançavam, ajoelhavam-se no mover de Deus.

Ele, fazia o mesmo, andava e orava atrás do altar, e louvava a Deus, na presença. "Ziguezagueando" é por que ele estava tomado naquele momento de unção, de ministração, e caminhava de olhos fechados, atrás do altar.'"

A música fala desse momento, da sede que ele tinha e de como estava "tomado" de tanto amor na presença de Deus. Ele andava de um lado para outro, enquanto orava sozinho.

Espero que entenda que o Rei Davi também fazia coisas como essa, saía dançando adiante da arca, tocava harpa, flauta, dançava e salmodiava.

Não vejo nada de errado nisso. Acho que você se equivocou. Abraços

Ruy Cavalcante disse...

Olá amado anonimo,

É a terceira vez que alguém diz a razão da letra, e pela terceira vez afirmando que foi o próprio kleber lucas quem falou.. nota, razões diferentes.

Quem está mentindo (ou equivocado) nessa história eu não sei, mas sei que a motivação para a composição de qualquer canção pouco importa, ela deve estar baseada em verdades bíblicas... experiencia pessoal não tem poder doutrinário ou de fundamento para fé de ninguém e sim a Palavra de Deus...

Eu gostaria de comentários a respeito de canções que de fato tem relação com a adoração verdadeira e bíblica, o blog está cheio delas, mas parece que em relação a estas ninguém dá importância, mas para musicas que são apenas uma bobagem gospel criam uma verdadeira rede de defesa...

Deus abençoe.

Diego cavalcante disse...

Eu nao sei voceis,mas eu me arrepio qndo ouco essa msk e me sinto mto bem. Louvado seja o nome do SENHOR,amo voceis em Jesus

Ruy Cavalcante disse...

Pena que arrepio não é, nunca foi e jamais será comprovação de espiritualidade e de verdade bíblica...

Na verdade não é uma pena e sim graças a Deus...

Maysa Santos disse...

bem vou colocar aqui o que penso, porém já deixando claro que estou analisando essa musica para entender o significado dela no geral,pq para mim ela já tem um significado, Deus falou muito comigo através dessa musica, quando estávamos ensaiando para cantar com o grupo de louvor o Senhor derramou do teu Espírito sobre nós e isso é incontestável. Bom aqui na minha igreja estamos tendo alguns atritos em relação a outra musica que fala "hj eu vim pra te adorar, hj vou me embriagar desse teu precioso vinho" meu pastor não concorda com a expressão eu porem discordo dele pq eu entendo que a musica se refere a encher-se do Espírito santo. Como essas musicas, existem tantas outras que causam polêmica, umas com razão outras nem tanto. Ruy eu pediria a você mais cautela na hora de analisar as musicas, não olhe somente para a teologia que muitas vezes tem desviado os servos do Senhor da fé, deixando apenas as legalidades dos fariseus (claro não estou te chamando de fariseu, longe de mim tocar no ungido do Senhor, o que vc também devia temer)no nosso acampamento Espiritual o Pr. Alan Brizotti deu uma palestra sobre adoração, e foi muito boa ele trata exatamente dessa "gospelandia" à que você se refere como o tal gênero que surgiu agora "musicas de adoração" só que ele disse uma coisa que com certeza esclareceu mais ainda, Eu tenho liberdade para adorar, não existe receita para isso e se a adoração é verdadeira, seja no banheiro da minha casa ou lavando vasilha o Senhor vai receber e me tocar da mesma forma. Ele disse que uma vez alguém estava reparando na oração de um irmãozinho que dizia pra Deus que queria entrar no céu nem que fosse pra ficar na cozinha. então o tal irmão começou a conversar com Deus dizendo " Como ele fala isso pro Senhor, onde já se viu? entrar no céu pra cozinhar?" e foi reclamando aí quando ele calou Deus veio e falou com ele, "Pronto? já acabou? a conversa é entre mim e ele, e eu o amo, se não tiver uma cozinha no céu, eu construo uma só pra ele!" e eu acredito nisso, não devemos limitar o que o Espírito Santo pode fazer, ou o que Deus recebe ou não. é isso. estou procurando bases bíblicas para essa musica, se eu achar volto aqui novamente. A Paz do Senhor para todos.

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmã Maysa, paz.

Bom, gostaria de dizer que eu concordo em 100% do que o Pr Alan Brizotti disse, o qual vc citou em seu comentário, e foi justamente este o motivo pelo qual Deus te tocou, não foi por causa de uma canção, seja ela qual for, mas por causa de sua adoração. Música não é adoração e sim uma expressão de louvor, a adoração genuína nasce em nosso interior e flui chegando ao coração de Deus.

O que eu analiso aqui não é a adoração de ninguém e sim letras de músicas, espero que você perceba a diferença nisso. Em todas as canções que, em minha analise pessoal, reprovei é possível que alguém adore o Senhor genuinamente, pois como eu disse, a adoração não vem da canção e sim do coração de quem adora.

Quanto ao que prejudica a igreja, discordo que seja a teologia e sim a falta de uma boa teologia, pois isso faz com que o povo acredite e se deixe levar por qualquer coisa com aparencia espiritual, por isso tanta promessa de dinheiro e prosperidade e pouca cruz e renuncia ao pecado. Lembre que a bíblia manda que coloquemos à prova até mesmo os espíritos (1Jo 4.1) para saber se são de Deus, quanto mais as coisas que nos cercam.

Já a respeito ao que você falou de tocar no ungido, o contexto bíblico onde esta afirmação se encontra esta se referindo a não assassinar o ungido (1Sm 26.11), fato este ocorrido entre saul e davi, donde este não quis matar o ungido saul por causa da perseguição que estava sofrendo, antes deixou nas mãos de Deus. Tocar no ungido é mata-lo e nunca me vi matando ninguém. Se criticar uma postura e uma conduta contrário ao Evangelho fosse de fato tocar no ungido, Jesus o teria feito várias vezes, pois até mesmo de raça de víboras ele nomeou os fariseus, que eram justamente os lideres religiosos da época, mas fez isso por causa da postura e conduta errada dEles e nos ensinou a fazer o mesmo por zelo de sua Palavra.

Quanto ao mais... estamos juntos no anúncio de Cristo irmã, paz

8 de dezembro de 2010 17:40
Oá irmã Maysa, paz.

Bom, gostaria de dizer que eu concordo em 100% do que o Pr Alan Brizotti disse, o qual vc citou em seu comentário, e foi justamente este o motivo pelo qual Deus te tocou, não foi por causa de uma canção, seja ela qual for, mas por causa de sua adoração. Música não é adoração e sim uma expressão de louvor, a adoração genuína nasce em nosso interior e flui chegando ao coração de Deus.

O que eu analiso aqui não é a adoração de ninguém e sim letras de músicas, espero que você perceba a diferença nisso. Em todas as canções que, em minha analise pessoal, reprovei é possível que alguém adore o Senhor genuinamente, pois como eu disse, a adoração não vem da canção e sim do coração de quem adora.

Quanto ao que prejudica a igreja, discordo que seja a teologia e sim a falta de uma boa teologia, pois isso faz com que o povo acredite e se deixe levar por qualquer coisa com aparencia espiritual, por isso tanta promessa de dinheiro e prosperidade e pouca cruz e renuncia ao pecado. Lembre que a bíblia manda que coloquemos à prova até mesmo os espíritos (1Jo 4.1) para saber se são de Deus, quanto mais as coisas que nos cercam.

Já a respeito ao que você falou de tocar no ungido, o contexto bíblico onde esta afirmação se encontra esta se referindo a não assassinar o ungido (1Sm 26.11), fato este ocorrido entre saul e davi, donde este não quis matar o ungido saul por causa da perseguição que estava sofrendo, antes deixou nas mãos de Deus. Tocar no ungido é mata-lo e nunca me vi matando ninguém. Se criticar uma postura e uma conduta contrário ao Evangelho fosse de fato tocar no ungido, Jesus o teria feito várias vezes, pois até mesmo de raça de víboras ele nomeou os fariseus, que eram justamente os lideres religiosos da época, mas fez isso por causa da postura e conduta errada dEles e nos ensinou a fazer o mesmo por zelo de sua Palavra.

Quanto ao mais... estamos juntos no anúncio de Cristo irmã, paz

Anônimo disse...

Eu acho que esse Ruy Cavalcante, não tenhe o que fazer e fica falando mau das coisas de Deus.
Eu achei isso um absurdo :@

Ruy Cavalcante disse...

Coisas de Deus: Oração, Jejum, Amor, Compaixão, Perdão, Arrependimento, Igreja, Bíblia, obediência, Serviço e coisas afins.

Absurdo é ver o barco afundar e, sendo um cristão, além de não fazer nada achar divertido e engraçado... mas seria demais da minha parte tentar explicar essas coisas para um crente que nem o seu nome tem coragem de expor. Grande cristianismo esse..

Anônimo disse...

Na minha opinião acho esse musica linda...e muito inteligente por sinal, cada um tem uma experiência com Senhor ele se revela para cada pessoa de uma forma especial.... muito tradicionalismo não leve ninguém a nada ... o que importada buscar o Senhor de todo coração e adora-lo. Que Deus continue abençoando o Pastor Kleber Lucas e usando muito sua vida com letras que edificam as pessoas, na mesma forma que edifica a minha vida

Quero deixar bem claro que essa é minha opinião pessoal.
Abraços

Ruy Cavalcante disse...

Caro anônimo,

Como a bíblia diz, o coração do homem é enganoso (Jeremias 17:9), portanto não basta uma experiência ou uma boa sensação para que algo seja considerado santo, puro e /ou espiritual, é necessário que esteja confirmado pela Palavra de Deus.

Esta não é simplesmente uma opinião, é o que a bíblia ensina.

Magno Soares disse...

Pra mim foi um momento da vida dele em que foi difícil o caminho a ser trilhado.
Todos nós passamos por momentos difíceis, colocando dúvidas em nosso coração sobre qual caminho devemos trilhar.
Assim, como em um desses momentos em sua vida, ele se viu ziguezagueando buscando a presença de Deus, mas mesmo assim conseguiu se firmar em Sua presença.
Uma experiência pessoal não pode ser tida como certa ou errada, pois só ele sabe o que passou para estar na presença de Deus.
A palavra diz que o caminho do cristão tem que ser reto, mas diz também que teremos aflições neste mundo e muitas dessas aflições tentam nos afastar da presença de Deus.
Quem nunca ziguezagueou e se escondeu sobre a potente mão de Deus.
É humano pensar que está tudo terminado, mas em meio à tanta dor Deus nos ergue. Foi o que aconteceu com ele.
Respeitosamente, Magno Soares

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmão magno, paz

Bom, considero correta sua análise, porém ela é uma especulação quanto ao que poderia estar se passando no coração do autor. Minhas análises são baseadas na letra, uma vez que o público das canções não sabem necessariamente seuqer a origem ou o nome do compositor de cada uma delas, para que pudessem entender o que se passa no coração deles ao escreverem as suas canções.

Analisando friamente com a bíblia na mão e a realidade da adoração em nossos dias, não pude deixar de reprovar esta música, mas reafirmo que esta é uma análise pessoal.

Deus o abençoe.

Ualide disse...

PRA VOCÊS QUE CONHECEM TANTO A BIBLIA DEVIAM LER MAIS AINDA POIS A PRÓPRIA TEM HISTORIAS E VISÕES QUE SÃO DIGNA DE CRÍTICAS, MAS NÃO PODEM SER POIS É A PALAVRA DE DEUS. ENTÃO PRA INFORMAÇÃO DA PESSOA QUE ANALISOU ESSA CANÇÃO MALUCA É SIMPLISMENTE A HISTORIA DE EZEQUIEL QUANDO TEVE UMA VISÃO NO CAPÍTULO 1 E A EXPRESSÃO ZIGUIZAGUEANDO ESTÁ NO VERSICULO 14.
É MUITO FÁCIL CRITICAR E POUCO SE TIRA PROVEITO PARA APLICAÇÃO. DEUS CONTINUA ABENÇOANDO A TODOS VCS.

Ruy Cavalcante disse...

Caro Ualide,

Se vc tivesse prestado atenção na analise e nos comentários saberia que não é a experiência em si que está sob critica, mas a ideia de adoração desconexa da razão, afinal, como a bíblia mesmo demonstra, experiencia pessoal não pode ser transformada em padrão para os outros...

Se vc conhecesse tbm os fatos saberia que o autor nao baseou a canção nesta passagem a que vc se refere, mas numa experiencia propria dele.

Cll Computadores disse...

Meu irmão, você fez um blog voltado para critica! a biblia diz que "aquele que não ajunta espalha", em vez de você fazer um blog voltado para critica, porque você não faz um voltado para alcance de almas para jesus.

Ruy Cavalcante disse...

Caro irmão CII Computadores,

Ao me criticar você diz que eu não posso criticar, é isso? Não percebe o paradoxo do que está escrevendo?

Respondendo a sua pergunta, eu já tenho um blog assim faz muito mais tempo irmão: http://intervalocristao.blogspot.com

Agora não entendi a relação entre um blog para crítica com o texto que vc se referiu, se puder me explicar agradeceria.

Só para lembrar, o blog critica ou valoriza músicas, não o reino de Deus, caso não tenha percebido...

OUtra coisinha, se criticar fosse pecado, Jesus não seria nosso salvador, pois Ele haveria pecado quando criticou os fariseus, saduceus e até mesmo alguns ápóstolos várias vezes, mas já percebi que ler a bíblia não é um forte da maioria aqui...

Cll Computadores disse...

1- Não porque eu não tenho nenhum blog criticando musicas cristã.

2- não é da minha conta se você tem um blog ou não, mas o mais importante é que eu não procuro julgar as compusições inspiradas.

3- você deveria entender pelo que vi você tem formação teolôgica.

4- e pelo que vi só você sabe adorar a Deus como os "farizeus" né!

5- você não sabe da minha vida se leio ou não a biblia ou foi uma revelação rsrsrs.....

6- Então você ta falando que o kleber lucas um homem que já foi usado com musica inspiradas pelo o espirito santo é um fariseu.

você me edificou muito obrigado!

"meu povo peca por não conhecer as escrituras"

ah! como você falou eu não sei nada da biblia.

Anônimo disse...

Ola...
Venho expressar o meu desapontamento pelas pessoas como você, senhor Ruy Cavalcante..
Você se mostra uma pessoa ignorante e mediocre..
Esse blog é sim para a crítica de hinos evangélicos. Como uma pessoa que se diz evangélica crítica hinos de adoração a DEUS??
Ou será que você é um evangélico camuflado?
Porque que ao invéz de você críticar hinos evangélicos, você não procura críticar musicas do mundo?
Como você diz no seu perfil que nós devemos participar com moderança e com calma, se você não é calmo com quem comenta???
Bom, quero te pedir para que você não crítique quem você não conhece, assim como você fez com o útimo irmão que postou um comentário, o irmão Cll computadores..
fica com DEUS...
PAZ...

Anônimo disse...

O diabo não tem medo de "diploma" mais de pessoas que tem humildade e uma vida de santidade com Deus.

Anônimo disse...

Rodrigo: Esse blog não edifica ninguém. Ruy o autor tirou esse hino de ezequiel capitulo 1 para de ser iguinorante na biblia você é um teologo e não sabe nada, quando meu amigo falou de você fiquei indignado. Eu conheço Davi sacer, kleber lucas e regis danese mais você eu nunca tinha ouvido falar, o que você já fez no evangélio que impactou esse país?
Pelo menos esses de quem falou mal tentam!
eu já vi pessoas que se converteram atravéz desses hinos que você criticou e até curados.

Ruy Cavalcante disse...

CII Computadores,

Vc não respondeu sobr a critica a mim, já que nao pode, pq está me criticando?

Vc diz que eu deveria saber sobre a doutrina que vc está ensinando, sobre nao criticar musicas, e afirma que por ser teólogo eu devria saber. Bom, minha especialidade é teologia cristã e não outras religiões e, como esta sua doutrina não é cristã e não encontra base bíblica, eu não sei nada a respeito realmente.

Não me lembro te haver dito que você não lê a bíblia portanto isso não foi nem uma afirmação, tampouco uma revelação, mas puder perceber que se lê não entende nada. O que me diz das críticas que Jesus e paulo fez?

Vc é quem está falando em ser ou não fariseus, eu apenas afirmei que Jesus os criticou, mas eles não foram os únicos alvos das criticas de Jesus, como eu mesmo escrevi, e vc não leu ou mais uma vez não entendeu (assim como faz com a bíblia) eu disse que Ele tbm criticou os apostolos, entre eles pedro. Pq então vc não disse que eu chamei O kleber Lucas de apostolo? Eu respondo, pq vc apenas está me criticando, independentemente do que eu escrevo ser verdade ou não. Discurso bem hipócrita esse de me proibir de cirticar vc não acha, uma vez que vc faz o mesmo?

Vc foi quem me disse para eu criar um blog para falar de Jesus, eu apenas afirmei que já tenho um. Vc tem?

Deus te abençoe para que, quando tirar a trave de seu olho e parar de criticar, exorte alguém a fazer o mesmo, mesmo que não seja uma ordenança bíblica, mas, se vc acredita que é, então tem uma responsabilidade ainda maior de não fazer.

Ruy Cavalcante disse...

Caros anônimos,

O mesmo de sempre, pessoas que não tem coragem de revelar o nome mas sabem ofender os outros.

Quanto ao modo como eu respondo pessoas como vcs, caso desejem, podem ler a bíblia um dia na vida e perceber como Jesus respondiam quem falava bobagens para Ele, especialmente relacionados a coisas de Deus que eles não entendiam ou fingiam que sabiam demais. Até de raça de víboras Ele os chamou. Isso não me parece ser muito manso.... tentem explicar pq Ele fazia isso então, quando descobrirem estarei a disposição para falar mais a respeito.

Por fim, não me lembro de haver convidado nenhum de vcs para o Blog então, já que consideram um blog que não edifica ninguém, pq estão comentando nele?

Qual foi o impacto que tais canções causaram no pais?

Caso desejem saber o impacto que o verdadeiro evangelho de Jesus faz na vida das pessoas, estão convidados a participar e me ajudar dos diversos evangelismos, pregações e ações de restauração de dependentes quimicos que realizo junto com alguns amigos, basta dizer sim.

No mais, um cristão criticar outro por criticar canções é pura hipocresia, além do agravante de fazerem isso se escondendo no anonimato, muito pouco cristão isso. Mas claro, eu que sou falso cristão.

Musicas do mundo nao precisam de críticas, já são do mundo. Músicas cristãs ápócrifas contaminam a verdadeira adoração, a que JEsus ensinou que deveria ser com entendimento e baseada na verdade e não em experiencias pessoais, tanpouco na busca por beneficios particulares como boa parte das canções evangelicas de hoje.

Se alguem se converteu ouvindo uma bobagem como esta do ziguezagueando (o que eu duvido, pois esse discurso é pura retórica que não há como provar nem pedir provas) se converteu apesar dela, não por causa dela.

Quem converte o ser humano é unica e exclusivamento o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, não esqueçam disso.

paz.

Cll Computadores disse...

Para começar meu nome e alex e eu não preciso me esconder no anonimato porque eu não perco meu tempo em coisas futeis como você, eu procuro junto com meu lider ir no campo do evangelismo como jesus mandou "ide ao mundo pregai o evangélio" nas favelas e em todo lugar que jesus mandar mas você pelo jeito fica evangelizando pelo computador muito comodo né!
Você se compara muito com jesus mas você não tem nem os frutos do espirito!!! Pelo que eu percebi você é muito "soberbo" você não prega jesus mas o ruy.
Você se acha muito sabio mas não é na sua sabedoria mas na de "Jesus".

Anônimo disse...

Rodrigo: Você já pensou que com essas atitudes pode estar afastando muitos novos convertidos!!! Mas Deus vai cobrar por cada vida. cuidado irmãos que entram nesse blog tem muito mason camuflado no evangélio Deus não vai confundir suas mendes só o diabo!

Anônimo disse...

Vanessa: Jesus éra manso e ele sabia hora de fala com rigidez. Se você seguisse as pisaduras de cristo você ia deixar todos nos impressionados com sua respostas, mas deixou a desejar.

Cll Computadores disse...

Como você me expulsou do seu blog pode ficar sossegado eu não vou mais te incomodar, mas minhar parte eu fiz! diferente de você eu te abençou no nome de Jesus e desejo toda sorte de bençãos.

Ruy Cavalcante disse...

CII Computadores,

Em relação às perguntas que te fiz, vc nao tem respostas para elas? Me ofender é a sua resposta?

Eu não me referia a você quando falei de anonimos, fui bem claro mas vc tem dificuldade de entender as coisas (ou de ler).

Você continua me criticando e me acusando de ser critico, me chamando inclusive de: Soberbo, sem frutos do espirito e futel. Ora, se isso não for hipocrisia não sei o nome que vc dá a esse tipo de conduta. Cristã certamente não é.

Diferente de mim? Meus posts terminei com a palavra "paz", também não entende uq ela significa?

Vc continua perdendo tempo comigo, não parece que achou tão ruim o blog né irmão.

Paz

Anônimo disse...

Meu irmão, lamentavel sua conduta diante do irmão cll computadores! você mesmo entrou em contradição dizendo que o irmão te chammou de soberbo e etc...
mas você não disse que Jesus mesmo chamou os fariseus de raça de vibora! então quer dizer que você pode ofender (porque se fosse e eu me ofenderia com as palavras que você falou para ele)e ninguém pode falar de você.

Anônimo disse...

Realmente o acre precisa de um avivamento!

Ruy Cavalcante disse...

Caro anônimo,

Quero acreditar que você não leu ou não entendeu o que eu escrevi. Eu estava justamente mostrando a contradição do irmão me chamar de soberbo enquanto me critica por criticar. Interpretação de texto não é o forte por aqui, não me admira não conseguirem entender uq a bíblia fala...

E você está certíssimo, o Acre precisa de um avivamento urgente, assim como o restante do Brasil, de forma que o povo de Deus se volte para as Escrituras e deixe de seguir um evangelho de ilusões, unções extravagantes e prosperidade de uma riqueza que se corrói.

Espero em Deus que isso aconteça e enquanto estiver por aqui continuarei batalhando por isso.

Paz.

Anônimo disse...

Com essa arrogância você não passa de um blog que é feito em 5 minutos!

Ruy Cavalcante disse...

Errou, fiz ele em 3 minutos apenas. Mas valeu a pena, pelo menos ganhei um fâ. Você. ehehehehheheheheh

Desculpa, mas com desocupados anônimos como vc nã dá para manter a seriedade, eheheheeh.

Anônimo disse...

Parabéns! Isso mostra seu nível, e é isso mesmo eu sou seu fã, eu nunca vi uma pessoa que fala tanta besteira, você é único, ta em instinção.

Anônimo disse...

Eu sou desocupado mais você perde tempo comigo. você deveria trabalhar de comediante você é muito engraçado!!! Só de olhar para sua cara dá vontade de rir como agora rsrsrsrs....

Ruy Cavalcante disse...

Que bom então,

Sorrir é sempre bom.

Vai com Deus, paz.

Andressa Rebelo MIR M12 disse...

essa música não se trata de ir "torcendo os caminhos de Deus" e sim de ir balançando, de um lado para o outro como se estivesse se embalando ao som de uma melodia calma e não como se estivesse desalinhando os caminhos de Deus.
RUY ANALÍSE ANTES O SENTIDO DA MÚSICAS PARA PODER LANÇAR SEUS COMENTARIOS

Lívia Lopes disse...

PARA REFLETIRMOS:
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." Atos 2:42-47.

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:12.

Anônimo disse...

CAMBADA DE À TOA... VÃO BUSCAR EDIFICAÇÃO PARA SUAS VIDAS. GENTE "PODI"

Anônimo disse...

CAMBADA DE GENTE PODRE DE PECADO... VÃO APRENDER A OLHAR PRA SEUS UMBIGOS QUE VCS GANHAM MAIS.

Ruy Cavalcante disse...

Irmã Andressa,

Torcer os caminhos de Deus ou se embalar numa adoração extravagante sem sentido dão no mesmo... essa é a minha opinião.

Deus abençoe, paz.

Anônimo disse...

Caros irmão, eu estava analisando o logotipo desse blog e fiquei com muita duvida: 1- Tem uma estrela invertida que para os iluminates significa lucifer caindo do Céu 2- tem um objeto em forma de piramide. Cuidado irmãos na biblia diz que no final dos tempos vai sugir muitos falsos mestres.

Ruy Cavalcante disse...

Caro Anônimo, (autor do comentário anterior)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu mereço ler isso ehehehehehhe

Anônimo disse...

Dá risada mesmo, porque é o que o diabo faz, ele da risada das pessoas que ele engana. parabéns!!!

Anônimo disse...

Bom, o jeito é não ouvir músicas evangélicas... O dono do blog reprova todas as músicas. Eu olhei umas 15, que estão reprovadas. Quem aprova ou não é Deus meu querido. Quantas dessas músicas mudaram vidas, quantas dessas músicas Deus não usou para entrar no coração duro de certas pessoas que até então não tinham tido um encontro com o Espírito Santo? Já temos tantos inimigos do evangelho, e outros tantos enganadores. Não vejo o que esse seu blog traz de melhora para esse cenário. Fica na paz meu querido! Creio que esse blog foi feito com o intuito de ajudar. Porém eu penso de outra forma. Abraço a todos! Deus os abençoe!

Ruy Cavalcante disse...

Acho que o querido anônimo não sabe contar nem ler...

Se tive a preocupação de ser justo, observe o menu "categorias", na lateral direita do blog. Lá você perceberá, caso saibar ler, que até agora, ao todo, foram reprovadas 12 canções e aprovadas outras 20.

Eu pergunto: Como você viu 15 reprovadas?

E eu que sou o diabo, iluminati ou sei lá mais o que né.. sei.... (nós sabemos quem é o pai da mentira)

Deus abençoe e por favor, anônimos não percam o tempo de vcs com um blog iluminati e ruim como o meu...

ehehehehehehheheheheheh

Desculpa a sinceridade, mas só me resta rir mesmo...

Anônimo disse...

Você disse que não queria ofensas nos comentários, e agora me ofende? Após essa sua resposta, que não respondeu a minha pergunta, eu desisto. Eu não falei nada de Iluminati também.

Na Bíblia fala para não julgarmos, e eu me deparo com o seu blog que aprova e não aprova canções que podem ter nascido no coração de Deus (você duvida?) em determinado momento, para determinada situação das pessoas.

A pergunta agora é se Deus aprova ou reprova esses seus julgamentos. Sejamos mais um, para somar... e não para a divisão.

E eu não sei ler irmão. Não vi que pelo seu crivo só 12 foram reprovadas e 20 aprovadas (1 com ressalvas,rs)

Anônimo disse...

E desculpa por aparecer anônimo, mas não tenho nada dessas coisas abaixo q eu poderia me identificar. Meu comentário foi sobre as 20 músicas, e o de cima retificando. Fica na paz!!!

Ruy Cavalcante disse...

Caro anônimo,

Não me lembro de haver proferido ofensas contra vc, dizer que vc mentiu não é ofender, uma vez que mentiu.

Quanto a julgar, eu estou cansado de explicar uq a bíblia fala sobre julgar, mesmo pq quando alguem defende a teste da proibição do julgamento podem estar acontecendo três situações: 1 - Nunca leu a bíblia, 2 - não acredita na bíblia, ou 3 - acredita mas não está disposto a agir em conformidade com ela.

Mesmo assim citarei alguns textos para vc meditar, mesmo que eu não vá perder meu tempo explicando-os...

"Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?" (I Corintios 6:2-3)

"Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7:5) OBS.: Este texto é a sequencia do texto que supostamente proibe julgar...

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." (I João 4:1)

Bom, imagino que estes três sejam suficientes.. existem mais de onde eles sairam, ou seja, da bíblia..

Deus abençoe...

Ruy Cavalcante disse...

Ia esquecendo,

você pode assinar seu comentário simplesmente escrevendo seu nome no final dele...

Ruy Cavalcante
(@intervalocristo)

Anônimo disse...

Você está correto, pois em 1 Tessalonicenses 5:21-22 diz: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal".

Eu não disse que o errado era você julgar. Mas sim se esse julgamento seu era de todo justo. A Bíblia nos fala que é importante esse julgamento, para ajudar nossos irmãos para que não errem também.

Mas o que eu estou entrando no mérito, é se a sua interpretação do que o autor quis realmente dizer. Volto a dizer, se essas músicas nasceram no coração de Deus, seu julgamento portanto é equívoco?

Realmente é delicado. Quando vamos escolher, tocar um louvor, estudamos a letra, e pedimos direção de Deus. E certas músicas que você condena, já tocaram o coração de milhares de vidas.

Como diz em Hb 5:14, que possamos ser maduros o suficiente para discernirmos não apenas atos de outras pessoas, mas para discernirmos nossas atitudes.
E agradeço os seus esclarecimentos meu irmão! Gostaria de saber a sua postura sobre músicas seculares também.
Bom, nos encontraremos no céu, e louvaremos ao Senhor juntos!!! Lá sim não teremos problemas com autores adoradores e autores oportunistas.

Abraço! Fica na paz!

Ruy Cavalcante disse...

Glória a Deus irmão,

Agora seu comentário foi excelente, vc não precisa concordar comigo e mesmo assim sermos respeitosos um com o outro.

Só queria deixar claro que minhas analises são das letras, não dos autores.

Quanto a uma música nascer no coração de Deus, sinceramente eu não acredito que uma música que vai em direção contrária à palavra de Deus possa ter nascido no coração dEle, mesmo que tenha sido composta por um cristão genuíno. Assim como eu posso me equivocar numa análise, um cristão genuíno pode tbm se equivocar na composição de uma cançao, cabe a cada um de nós fazer o que vc disse e a Palavra ensina, reter uq é bom.

Não tenho pretensões de ser dono da verdade e de acertar sempre, minha intenção é levar os visitantes do blog a avaliar melhor aquilo que cantamos, assim como no outro blog tento leva-los a avaliar aquilo que vivemos...

Pra finalizar, tbm creio que se alguém experimentou algo de Deus ao ouvir uma canção que anda em direção contrária à palavra de Deus, ele teve esta experiencia apesar da música, não por causa dela. Música nenhuma tem poder em si mesma, poder tem Cristo e a sua palavra e Ele se manifesta a cada um de várias maneiras, mas sempre quando existe um próposito e uma utilidade para isso, conforme lemos no seguinte texto:


“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”. (I Coríntios 12:4-7)

Deus abençoe, paz.

Anônimo disse...

Bom, era isso Ruy!!! Muito obrigado pela sua explicação, e realmente concordo com o que você disse.
Fica na paz! Grande abraço!

Anônimo disse...

Eu posso estar errado, mais creio que como muitos aqui disseram que foi uma experiencia dele mesmo, possa ser que ele quis dizer que quer ir no céu e voltar, como sendo uma experiencia com Deus ,ou essa expressão pode ter sido usado como uma metafora como por exemplo sentir algum sentimento de alegria por ter tido experiencia divina , ou algo do tipo.
já com o termo "ziguezagueando", eu tentei entender que ele quis dizer "eu vou zieguezagueando" ou seja se desviando das coisas ruins que tem neste mundo. posso até estar errado, mais cada um tem sua verdade, não li todos os comentarios, mais vou ler pra ver se entendo melhor , rss,

Obrigado. by leko

Ruy Cavalcante disse...

Olá Leko, paz

Da mesma maneira que você pode estar errado você também pode estar certo.

Mas o ponto central aqui, na verdade, não é se ziguezaguear é ou não bíblico, mas que não pode ser transformado em doutrina assim como acontece com tudo que é dito em músicas hoje em dia...

A música está dentro de um contexto brasileiro e isso contou e muito para que minha análise fosse negativa...

Na verdade, pra entender melhor isso, não basta ler apenas os comentários aqui, mas as outras análises e referencias, pois é preciso contextualizar...

Deus te abençoe, paz

bruno disse...

voce esta super errado ziguezagueando é andando em ziguezague entao os anjos ziguezagueando é dançando pelo mundo em ziguezague. a parte eu quro ir ao ceu e voltar é fala no sentido de deus mostrar os portoes celestial para ele se ele buscar e orar e andar nos caminhos do senhor ele ir para la na eternidade

`` Existe tanta coisa que o meu Senhor quer me mostrar
Existem tantos sonhos que o meu Senhor quer me fazer sonhar
Eu quero ir no céu e voltar ´´

Bruno disse...

eu sou o bruno do comentario acima me rsponde por favor

Ruy Cavalcante disse...

Bruno,
Minha resposta será uma pergunta:

Onde está escrito (ou descrito) na bíblia que os anjos dançam em ziguezague pelo mundo?

Bruno disse...

A ruy Cavalcante. Onde na biblia mostra que eles nao andam ??

Bruno disse...

A Ruy Cavalcante o nome da canção é um tanto diferente, na minha concepção significa “ficar andando” zigue zague é vc ficar andando sem parar vc nao vai ficar andando sem parar numa só direção entao...

Bruno disse...

Me responde.

Bruno disse...

e tem mais... Deus mereçe o que tem de mais perfeito, entao quando nós entrarmos no ceu, tenho certeza que os anjos anjos nao vao ficar para dos olhando um para o outro, entao eles vao adorar dançando ( nao da para dançar parado nem numa direção só ) mas nao entenda que eles vao dançar funk,black, nao eles vao dançar na presença do senhos com musicas sacras Exemplo: hino de Ministério De Adoração Cura E Libertação

`` Como Davi Dançou eu Dançararei em tua Presença Como Mirian Dançou eu Dançarei em tua Presença ´´

então como diz na musica = Eu vou ziguezagueando, eu vou
Ziguezagueando eu vou
Eu vou, eu vou, eu vou....

eu não sei voce mas eu vou dançar na presença do senhor igual Davi e Mirian e creio que os anjos tembem louvando e bendizando o nome do senhor.

Me responde

Ruy Cavalcante disse...

Bruno,

Você só pode estar brincando né? Como assim "onde não bíblia fala que não andam ziguezagueando"?

A própria bíblia diz que o que ela não ensina deve ser considerado maldito... esta sua replica trata-se de uma retórica sem sentido nenhum, por isso vou considerar que está brincando...

Quanto a seus argumentos sobre ziguezaguear, desculpa, mas não tenho o que responder, isso é especulação, não evangelho.

O Evangelho não é, não foi e continuará não sendo especulativo. Minhas análises são baseadas na bíblia, não no que eu acho ou especulo.

Bruno disse...

vc nao entendeu eu quis dizer que ele usou ziguezagueando no sentido de dançar só isso mais nada mas ja que vc acha que eu estou brincando entao tabom eu só quis dar uma opiniao mas ja que vc nao aceita é melhor tirar esse item ´´postar im comentario´´ e assim vc esta julgando as letras do mesmo modo julgando o compositor e cantor. porque fo eles que fizeram. estao se vc é homem de deus nao julgue. do mesmo jeito que vc pode achar que eu estou brincando eu posso achar que vc tambem pode, e nao adianta vc falar que é homem de deus porque sabe a biblia de cor e salteado porque até o diabo sabe

Anônimo disse...

e eu olhei os comentarios anteriores e vi que vc quer se engrandecer ´´teologo reverndo Ruy´´ o povo de Deus tem que ser simples. Jesus o filho de Deus nao foi chamado de teologo nem de reverndo. porque na minha opinião nao precisa ser teologo nem reverendo para o espirito de Desu abtar na sua vida. e achei vc muito arrogante as pessoa que criticam a sua analise vc trata mau e as pessoas que elogia vc trata bem, na biblia esta escrito para nao fazer acepção de pessoas se vc nao dirige igreja é melhor nem dirigir e se vc dirige vc nao pode largar o trabalho mas pede para Deus tirar isso de Vc. vc queira ou nao eu coloquei como anonimo porque eu nao consegui colocar meu nome


Bruno

Bruno disse...

ziguezagueando a visão de ezequiel, capítulo 1, no versículo 14 ele vê os 4 seres viventes ziguezagueando... ("os seres viventes ziguezagueavam à semelhança de relâmpagos"), isso na versão revista e atualizada

essa letra é que ele teve um sonho ´´ Existem tantos sonhos que o meu Senhor quer me fazer sonhar ``

Ruy Cavalcante disse...

Bruno,

Onde você leu que eu afirmei ser um homem de Deus?

Certas coisas não precisam ser ditas, Deus é quem sabe.

As pessoas que vc diz que eu trato mal são aquelas que me ofendem, discordar não é ofender, xingar sim. E falar a verdade não é tratar mal, é ser coerente e cristão.

Quanto a "reverendo e teólogo", se vc não consegue identificar uma ironia como poderei ainda debater isso com vc?

Vc fala sobre julgar:

1º - isso não é proibido na bíblia e sim incentivado.

2º - se considerarmos que isso é proibido, uq vc acha que estava fazendo ao me chamar de arrogante, ao dizer que não posso liderar uma igreja, que estava me engrandecendo? Não estava julgando?

Esse tipo de julgamento sim é proibido, o julgamento hipocrita.

Queria lembrar que existem músicas ótimas, bíblicas e muito mais relevantes do que fazer "ziguezaguear" disponiveis no blog, adoraria ver seus comentários por lá.

Sabe bruno, nós (eu, vc e nossos irmãos) temos uma enorme disposição para defender coisas irrelevantes e sem conteúdo bíblico apenas por ser do nosso agrado, disposição essa que muitas vezes não temos para defender o que de fato é importante e verdadeiro, a Palavra de Deus. Música nenhuma, por melhor que seja, tem valor espieitual, salvo se for bíblica, pois é a verdade do evangelho de Cristo que salva.

Tenhamos então a mesma disposição pra defendê-la.

Deus te abençoe...

Anônimo disse...

Parabéns pelas criticas e elegios estou muito decepicionado com vcs cristãos que além de não adorarem, ficam criticando, que cristãos são voces.
O que os leitores desse blog pessam sobre isso?

ja se fizeram essa pergunta?

pois é passei mais ja tive a experiência de que criticas nao levam a nada.

Obrigado pela Atenção e que Deus tenha MISERICORDIA da vida de vcs....

Ruy Cavalcante disse...

Que ele tenha misericórdia da sua tbm caro anônimo..

Ou vc acha que o que está fazendo não é uma crítica? A pior delas diga-se de passagem, pois além de hípócrita vc é covarde ao ponto de ofender sem sequer se identificar. Isso é cristianismo?

Anônimo disse...

vai de danar Ruy cavalcante............

Anônimo disse...

vc é o Anti-Cristo

Ruy Cavalcante disse...

Bom, desta vez não vou moderar as ofensas, pois elas são a minha melhor defesa.

A vantagem é que eu nem preciso citar a bíblia para questionar esse tipo de crente.

Deus abençoe a todos.

vanessa gomes disse...

gente vcs esquecem q cada um vai responder por suas açoes... se a musica faz sentido ou n so deus pod responder e condena...alias condenar sod eus e o diabo q é acusador... vcs sao oq para condenar? pq vcs n so condenao a musica condenam tbm pessoas q se indentificam com a musica...se é certo ou n so deus sab e somente ele vai condenar ou n, segunda sua justiça!
q tipo de servo d deus é esse q n so critica mais tbm ofende?cada um tem sua experience com deus..deus achega pelo amor e n por ofensas...

vanessa gomes disse...

nossa como estou triste em ver tantos irmaos ofendendo o ruy... e ver como o ruy ofende a musica e alguns outros irmaos...tanats coisas erradas no mundo e tantas pessoas ligando p musicas.. e pior evangelicas
pow vcs criticam o kleber lucas.. mais e se aos olhos de deus ele alegra a deus?vcs estao criticando um filho de deus? um irmao seu? pox agente vamos critica o mundo q ta tao errado e parec q cada dia é um passo a caminho da vinda de deus... vamos fala do amor de deus..deixa q deus cuide dos falsos profetas e fala de musicas evangelicas ou ofender o ruy por fala delas n vai ganahr almas para deus
espero q eu n tenha ofendido ninguem e q n me interpretam de forma equivocada... q deus nos abençoes e nos leve a fazer a coisa certa a cada dia

Ruy Cavalcante disse...

Bom,

Novamente só me resta perguntar: Quando eu critiquei o Kleber lucas? Alias, quando eu pelo menos citei o seu nome?

Olha só, a critica só é condenável na bíblia quando ela é hipócrita, ou seja, quando criticamos aquilo que nós mesmos praticamos e isso já foi bastante explicitado em meus comentários e em outras postagens indicadas inclusive no topo do Blog...

Esse pensamento de que nada pode ser questionado não é bíblico. O proprio Jesus criticou, questionou vários líderes de sua época assim como seus ensinamentos. a mesma coisa fez Paulo e os demais apostolos, bem como os profetas do antigo testamento.

Errado é ver ensinarem o erro e se calar, deixando com que o povo seja enganado, e não estou me referindo a esta canção, mesmo pq ela não é nada além de um produto de mercado, para vender, cuja letra não fala nada de importante e não merece tanta discussão assim.

Por fim, falar a verdade não é ofender e, baseado nisso repito, não ofendi ninguém. Deus sabe o que passa no nosso coração, examine cada um a si mesmo então.

Deus abençoe a todos.

Alisson disse...

Muito bla bla bla de crente que sabe muito de olhar para o que os outros fazem... Linguagem "musical", ou me perdoem os que usam a palavra Hino, pode não ser literal, e simplesmente expressar uma coisa não tangível...
Estão se preocupando em analisar musica, ou hino,e ainda me veem com esse papo de ""antes falavam em hino, e hino nacional"... QUE ABSURDOOOOO
Deus não se interessa na palavra que vc usa como hino ou musica ou louvor ou qualquer outra palavra, claro que não prejorativa.. Deus ouve um cidadão falando hino, pra não falar musica, e o coração esta onde????? So entrei aqui pq estava ouvindo a musica e vi os comentarios no youtube, ai resolvi dar uma pesquisada para entender do que estavam tão preocupados com a letra da musica. Sabem o que descobri, para minha surpresa, um monte de gente falando bla bla bla pra e ca e pra la... O que que é isso gente, tanta gente ai precisando ouvir uma palavra de amor e eu que pensava que os crentes, cristão ou sei la como vcs gostam ou preferem chamar discutindo a musica, a letra da musica...meu Deus gente, temos que nos UNIR, viver como irmão e procurar mostrar que somos 1 so povo de 1 unico Deus... Se nao gostaram da letra, como eu tbm não gosto de algumas outras, deixa pra la... vamos juntos na fe em Cristo. Quão bom é viver em comunhão... àqueles que criticam, mostrem seus trabalhos melhores e que estão frutificando...
A mensagem é """ tudo é santo aos que são santos.
"""Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados"". Tito 1:15
Meu nome é Alisson... não farei comentario sem ao menos me identificar...
abraços a todos e que todos possam sentir o toque do espirito ao ouvir a musica, hino, louvor, adoração, ziguezagueando....

Anônimo disse...

Ruy, pelo amor de Deus, entenda! Você esta se colocando como jesus, no direito de julgar as canções. Só cabe a jesus julgar, não vem com sua teologia vazia por a palavra de Deus diz que a palavra mata mais o espirito vivifica. pelo jeito você é perfeito não tem falha nenhuma, é um ótimo marido, amigo e "educado". Parabéns! De crentes igual a você tem de monte, se acha do da verdade só você entende a biblia, só você fez teologia.

Anônimo disse...

E ae ruy ta com medo de aprovar minhas perguntas? você não é um homem de carater? você só aprova as mensagens que fala bem de você.

Helder Davi disse...

"os seres viventes ziguezagueavam à semelhança de relâmpagos."

Ezequiel 1:14

Gilberto Soares disse...

Amado Irmão Ruy Cavalcante,
Estive a ler o seu pensamento baseado na bília a respeito da música do irmão Kleber Lucas - Ziguezagueando, porém gostaria de um esclarescimento de vossa parte. Pois meu objetivo aqui é aprender, já que não sou teólogo, portante gostaria que fizesse uma análise das seguintes questões e me ajude a compreender melhor sua opnião.
1. Abaixo fala de um arrebatamento, claro que foi um caso específico, porém não inabilita de algo semelhante, digo semelhante e não igual, ocorrer com alguém que busque a Deus, já que ele não muda.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.2 Coríntios 12:2
2. O versículo abaixo fala de que muitas vezes Deus nos dá a oportunidade de sermos abençoados ao sermos hospitaleiros, mas sei que este versículo pode ser entendido nos dias de hoje por uma hospitalidade aos servos de Deus que ministram sua palavra nos dias atuais.
Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.Hebreus 13:2
3. Joel fala de que sonhariamos, e neste caso o versículo abaixo fala de um sonho, ou seja, que estamos como filhos de Deus habilitados a ter esse tipo de sonho, e suponho aqui que o referido escritor da música tenha tido um sonho em que visualiza os anjos voando de um lado para o outro, ou como disse ziguezagueando.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;Gênesis 28:12
4. Mas pra enteder que não estou aqui para discutir ou debater e sim aprender, compreendo perfeitamente que a disseminação de determinadas experiências deve ser cuidadosa, pois a mensagem muitas vezes, se não na maioria delas, é endereçada apenas para o receptor. E se não ouver cuidado pode-se cair no erro que o versículo abaixo nos alerta.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,Colossenses 2:18
Desde já agradeço pelos esclarescimentos e a paz do Senhor.

Anônimo disse...

Sinceramente vc não é um teologo coisa nehuma!!! vc tem é que aprender mais de DEUS!!! tenho certeza que vc nunca teve uma experiencia tremenda que Klebar Lucas teve!!! eu ja tive e vc??? com certeza não!!!!! por isso acho um absurdo o que vc fez aqui... interpretando a musica dessa maneira!!! SINCERAMENTE "TEÓLOGO" feche esse blog e vá fazer a obra de Deus... ganhar mais almas.. pq é isso que Kleber Lucas faz.. e muitas pessoas que não brincam com o evangelho!!!! ao invés de ficar perdendo tempo em interpretar musicas que edificam nós evangelicos!! vá prorcurar almas!!! se converta!!

IEADAM VILA-AMAZONAS disse...

O MAIOR ERRO DO MUNDO É ALGUÉM FAZER COMENTÁRIOS SEM CONHECIMENTO OU BASE BÍBLICA.
POIS EM EZ 1.13-22 FALA QUE ELE TEVE UMA VISÃO NA QUAL OS SERES VIVENTE ZIGUEZAGUEAVAM, O QUE CONTRARIA OS COMENTÁRIOS DESCRITOS ACIMA, POIS OS MESMOS DIZEM QUE QUEM ZIGUEZAGUEAVA ERA FILHO DE BAAL. O QUE LEVA A ENTENDER QUE OS SERES VIVENTES DA VISÃO DE EZEQUIEL SÃO FILHOS DE BAAL.
SENDO ASSIM, VEJO QUE A MÚSICA DESCRIMINADA PELOS LEIGOS E ESTULTOS COMO ABOMINÁVEL, SE REFERE APENAS A UMA PASSAGEM BÍBLICA QUE CITA A VISÃO DE EZEQUIEL.
"OS HOMENS CARNAIS NÃO DISCERNEM AS COISAS ESPIRITUAIS." I CO 2.14.
ENTENDO QUE O MAIOR PERIGO PARA O CRISTIANISMO É PERMITIR QUE PESSOAS SEM CONHECIMENTO TEOLÓGICO,ESPÍRITUAL, HISTÓRIOCO E PROFÉTICO, OUSAM A FALAR DO QUE NÃO SABEM, NEM VEEM PORQUE SÃO CEGOS ESPIRITUAIS, NEM ENTENDEM, PORQUE
O DEUS DESTE SÉCULO CEGOU O ENTENDIMENTO DOS INCRÉDULOS PARA QUE NÃO LHES RESPLANDEÇA A LUZ DO EVANGELHO DA GLÓRIA DE CRISTO, O QUAL É A IMAGEM DE DEUS.2 Coríntios 4.4

DESDE JA, AGRADEÇO ATENCIOSAMENTE A OPORTUNIDADE DE ESCLARECER A VERDADEIRA INSPIRAÇÃO DO LOUVOR.
ANTÔNIO DIONE, DIRIGENTE DA IEADAM ÁREA 35.
A PAZ DE CRISTO.

Anônimo disse...

Me deram um cd cm varias musicas gospel e no meio tinha exatamente esta,Achei estranho varias frases da musica pricipalmente esta "Eu quero ver os anjos de Deus ziguezagueando" é dificil acreditar que esta musica exalta à Deus,embora a analise possa ser questionavel,fica evidente uma coisa, a falta de razão e excesso de emoção!diferentemente do que diz Paulo em Romanos 12:1.Fiquei com uma duvida,que mensagem ele queria passar?

Anônimo disse...

primeiro..nao se cria um blog de critica de jusica de ninguem...segundo...a unica pessoa que pode falar o q e certo ou deixa de ser certo e jesus...afinal ele sabe da intensão do coração e o verdadeiro significado da musica...agora de esse tal de ruy se axa superior pra esta julgando musica de um e de outro pode da Adeus a sua familia pq vc vai ser arrebatado..entao ja fike na porta de casa esperando q a msm carruagem q veio pegar elias venha te pegar... agora fazer um blog p-ra criticar musicas das pessoas...ai ja é demais..sabe quem faz isso? quem quer xamar atenção e criar polemica... a palavra de Deus diz q antes de tirar o cisco do olho de alguem tire a do seu próprio olho...se vc nao tem nenhuma é pq vc é Santo mas um motivo pra esperar na porta de casa q a carruagem de fogo venha.... mas q Deus te abençõe.... so lembre de uma coisa vc sera julgado pelos seus atos...

Leonardo Rodrigues disse...

vcs não entendem nada de espiritualidade ou de adoração ao Senhor e postam analises ridiculas !!!

Anônimo disse...

Todos pecaram e todos pecam, ou seja ninguém vai em linha reta, todos inclusive eu você ziguezagueia. Se nunca errou atire a primeira pedra.

Anônimo disse...

Para com esse quadro cara, se essa musica for realmente errado o Espírito vai convencer as pessoas

Anônimo disse...

Eu quero ir no céu e voltar, assim como João como Paulo, ver o céu antes de morrer...

Anônimo disse...

Ruy posso te fazer uma pergunta?
Você se desviou do evangélio?
Porque eu dei uma olhada na nova foto do seu perfil e você esta com uma cara de marginal.

Anônimo disse...

Ruy Cavalcante não sei o que moveu os demais irmãos a levar a letra dessa musica tão a serio assim somente pela existência da palavra "ziguezagueando" concordo que a parte de ir ao céu e voltar poderia ter sido colocada de forma diferente.Não sigo nenhum igreja leio a bíblia e tento entender a palavra de Deus que como o senhor deve saber não e nada fácil.Por fim ziguezagueando pode ser sim (ao meu ver) aceita de muito bom grado pelo povo cristão pois não e todo o mal que nós devemos enfrentar afinal na oração que Jesus nos ensinou pedimos a Deus que "livre-nos do mal"

A Paz do Senhor para o senhor Ruy Cavalcante

Wládia R. disse...

Acho que cada um tem sua história , e não propriamente esse pode ser a sua mas de outras pessoas ¬¬ , apontar o dedo é bem fácil amigo mas acho q todos nós tentamos ziguizaguiar os desejos que o mundo nos dar mas com Deus ziguizaguiamos com facilidade ! Fica na paz

Conex�o ide disse...

Olá querido. Não seria muito tolo de nossa parte tentar levar ao pé da letra uma linguaem extremamente poética? É como dizer que Jesus é uma porta só porque ele disse "Metaforicamente" que o É. Ser porta significa "ser a passagem para". Bom; isso você sabe. A Expressão "Ir no Céu e Voltar" significa "alegria extrema". Diz-se de alguém que ficou ou estar muito feliz. Ex.: "Fulano foi no céu e voltou". Ziguezagueando é como realmente ficamos. Balançando o corpo ao som de uma música. Não é necessariamente sair rodando feito bêbado. Pelo o amor do nosso Deus. Nem quero saber o que você pensa quando ler apocalipse. kkkk Com carinho do seu irmão em Cristo Jader.

Ruy Cavalcante disse...

Extremamente poética? :))

Independente disso, já dei respostas a todas estas questões nos comentário (exaustivos por sinal).

A questão não é simplesmente a letra da canção, mas o contexto onde ela se apresenta.

No mais, a análise é apenas de uma música, não é de uma pessoa, não entendo o motivo da polêmica. Se ziguezaguear é de inspiração ou não, não sei, só sei que é algo tão inútil quando ir a uma igreja por gostar da qualidade musical...

Anônimo disse...

Concordo com o Ruy. Nós cristãos fomos chamados para seguir uma direção. Seguir em frente, marchando para o alvo sem se desviar nem para a esquerda e nem para a direita. Quando eu digo que vou ziguezagueando, eu digo que me desviando e isso é um problema grande. Muitos não acreditam, mas aquilo que nós falamos pode se transformar em profecia. Por isso é que temos que ter muito cuidado com o dizemos ( e nesse caso com o cantamos). Muitos não entendem porque Deus sempre usa seus servos para pregar sobree santidade, a questão é que sempre dizemos pra ele em forma de canções "Ao Rei do dos reis consagro tudo o que sou" e "Eu quero ser santo, santo, como santo és, como santo és Senhor." Deus não se esquece do lhe prometemos, tampouco o inimigo se esquece do que dizemos. Sair por aí dizendo que vai viver ziguezagueando (em outras palavras se desviando, o inimigo pode ouvir e tomar como profecia pra nossas vidas) Pecisamos estar alertas.Eu não conhecia essa música de Kléber, mas já me questionava na música de Fernanda Brum no sangue e no fogo que começa com essa "palavra" ziguezagueando. Precisamo muuuuuuuuuuuito vigiar.

Emerson disse...

Perdi 5 minutos lendo asneira... quem é Ruy Cavalcante... seria por exemplo um grande teólogo com uma gama incrível de livros e tradução bíblicas, e/ou um pastor de multidões, nada disso certamente, pois se outrora fosse, certamente faria o uso melhor do pouco conhecimento (teológico)que se diz ter, porém se tem algo a ser reprovado, tem sim a sua conduta.

Emerson

Emerson disse...

duvido que vai postar...

Anônimo disse...

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Romanos 8:5

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
1 Coríntios 2:10

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

--

O que quero dizer com os seguintes versículos é que o Espírito de Deus testifica com nosso espírito, se algo provém de Deus ou não, quem precisa aceitar ou 'rejeitar' é o espírito e não nós!

--

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26
--
O próprio espírito traz a luz, deixemos que ele nos conduza e nos direcione aquilo que o agrada a Deus ou não.. pois é ele quem prescruta o coração de Deus (rf.: 1co. 2:12)! A paz de Deus :D

Rodrigo disse...

Gostaria de saber o q o irmão tem a dizer sobre o comentário q diz q a canção é baseada em
Ezequiel 1: 13-22
a paz

Anônimo disse...

EZEQUIEL 1-14

OS SERES VIVENTES ZIGUEZAGUEAVAM À SEMELHANÇA DE RELÂMPAGOS.

- SERÁ Q VC ESTUDOU A PONTO DE DIZER Q NÃO EXISTE NENHUMA PASSAGEM NA BIBLIA COM A EXPRESSÃO ZIGUEZAGUE?

- QUE TIPO DE EVANGÉLICO É VC PARA CRITICAR SEU IRMÃO?

AME OS SEUS IRMÃOS COMO A TI MESMO ...
QUE DEUS TE PERDOE POR FAZER ESSE SITE DE CRITICAS.

Ruy Cavalcante disse...

Caro colega anônimo:

Eu preciso te fazer essa mesma pergunta: Que tipo de evangélico é você para dizer que eu não posso criticar quando você mesmo me critica? Você é especial, diferente dos outros pobres evangélicos mortais?

OUtra coisa, vc tem dificuldade de raciocínio ou o que? Eu fiz uma critica à letra de uma música, onde vc viu em minha análise a critica ou falta de amor contra algum irmão? Eu falei de pessoas por acaso?

Você afirma ser errado criticar e mesmo assim me critica e ainda por cima como anônimo seu covarde hipócrita?

Mais uma, a expressão ziguezagueando não existe na bíblia, essa palavra sequer existe no hebraico, vc devia saber já que me acusa de não estudar a bíblia.. mas vc sabe ao menos o alfabeto hebraico?

Por último, deixe que de meu blog cuido eu, vc não foi chamado aqui, veio pq quis.

Espero que Deus te perdoe por sua hipocrisia e falsidade.

Anônimo disse...

Ele disse que queria ir ao céu e voltar,a música não se trata da vinda de Cristo e sim um esperiencia profunda, na próxima estrofe ele diz que quer ser arrebatado !! Entendam o contexto do louvor !:)

Unknown disse...

Achei muito boa a sua analise Ruy Cavalcante, porem você não tem medido em tuas palavras e no começo do comentarios pessoas te exaltando e você gostando, você analisa as musicas gospel mas esquece de sua vaidades?

“Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede”. (Isaias 5:11-13)

...POR TANTO MEU POVO É LEVADO CATIVO, POR FALTA DE ENTENDIMENTO.

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina. Provérbios 9:9,
todo o conhecimento bom não vem de nós mas sim do Senhor, pois quem vive em nós não somos mais nós mesmo, mas sim Cristo !

Unknown disse...

e mais uma coisinha meu amado, saudades não existe em na lingua inglesa mas sim na portugues, mas quando vamos traduzir miss you, usamos saudades ! Não desvie no tema da musica e responda, porque em Ezequiel dizia que os seres viventes corriam e voltavam como um clarão de relampagos, é como se estivem ziguezagueando, um hino onde pode ter tocado a alma de desviados ou aqueles que não conheciam a palavra de DEUS e você critica, se ele esta somente dizendo que quer ir ziguezagueando e ver os anjos de Deus ziguezagueando indo para os céus. Jesus hein :)

Anônimo disse...

Roberto

Gente realmente tem muita bobagem escrita e sendo cantada pra Deus, existem verdade tambem sendo escritas e cantadas pra Deus, e nem só por ser verdade as que realmente são, depende de quem as executa, adoração nunca foi musica, isso é simplismente uma ferramenta, adoração é estilo de vida, pois poderia cantar musicas do cantor cristão e não ter vida com Deus, devemos analisar com nosso raciocinio, mas o que não é bom pra mim, não quer dizer que não é bom pra ninguem, lembre-se, não é porque uma criança fala coisas desconéctas que voce irá joga-la no calaboço, Deus não irá jogar essas pessoas no inferno por cantar algo que não está escrito na biblia, e lembrem-se a experiencia do meu irmão pode sim ter muita valia, se não pra mim mas talves pro meu irmão, lembra de Elias e Elizeu, um serviu de exemplo para o outro, realmente tem coisas nessa letra que não concordo, mas a musica não foi feita com a intenção de nos adorar, então vamos nos preocupar em povoar os ceus e nos corrigir com mais cautela, pois quem nunca fez uma besteira, atire a primeira pedra, abraço e fiquem com o Papai do Céu.

Unknown disse...

Caro irmão,
gostaria de pedir que você fizesse a análise da música "Me Ama - Diante do trono"-John Mark McMillan. Que Deus abençoe você e sua família.

Anônimo disse...

Prezados todos, incluindo o Sr. Ruy, estava passando e parei para ver algumas das análises aqui presentes, fiquei intrigado e triste, pois os comentários, ao contrário da análise, pouco edificaram minha vida. Com relação à análise é importante, e creio que todos concordam, que tenhamos conhecimento do contraditório, ou seja, de visões que podem ser diferentes das nossas, pois isto nos auxilia a crescermos nas nossas convicções. O inegável é que o foco deve ser sempre a bíblia e se algum irmão (coloco Ruy neste caso) teve algum engano de interpretação, "nós que somos espirituais" (não que ele não seja), deveríamos, com espírito de brandura, suportá-lo, ou seja, ajudá-lo. Entendo o posicionamento da análise do irmão e sinto sim, uma necessidade de que o povo chamado pelo nome do Senhor, busque sempre dar prioridade a Deus e não a outro irmão ou crente, pois mesmo que alguém tenha passado a vida toda servindo a Deus, este também pode cometer erros, onde os demais deveriam estar atentos para lhe admoestar. O que percebo, entretanto, é que existem alguns que defendem o compositor, mesmo este nunca tendo sido atacado. O que se está expondo nesta análise, são tendências que sorrateiramente tem se infiltrado no povo de Deus, por diversas questões. É importante que aqueles se nomeiam de Cristo voltem-se a palavra dEle para que por ela sejamos purificados. O ato de criticar alguém não é bíblico, mas mostrar o erro seja de quem for sim, isto é. Alguns dizem que isto é julgar, mas quando este julgamento é a simples contraposição com o que a Palavra nos diz, então, já não sou eu quem julga, mas a Palavra e portanto o próprio Deus, já que esta é luz para meu caminho.
No mais é importante que se o povo segue após ensinamentos, doutrinas, experiências (espirituais ou não), dogmas, evangelho,ou coisas quaisquer, que não esteja claramente colocada na Bíblia, seja anátema (Paulo diz que estes seja anátemas e não aquelas). O evangelho, nuca foi tao banalizado e tão vituperado, como nos dias de hoje. Pessoas sem temor de Deus, querendo que outros se agradem de seus feitos, de suas palavras, e as vezes de suas músicas (não afirmo que seja o caso de Kleber). E sim, Deus pode fazer o que quiser, onde quiser e quando quiser, independente de tudo que cerca a pessoa, pois esta, mesmo em um centro de macumba, poderia ser liberto. No entanto, não permaneceria lá, nem tampouco deveríamos valorizar o centro em si, mas a grande misericórdia de Deus, ou seja, mandaremos alguns para lá para receber a libertação? é claro que não! mas antes daríamos a entender a verdade do evangelho. Portanto não é o fato de alguém ser abençoado que faz a música se de Deus, mas uma coisa é certa, Deus não pode negar a si mesmo, ele não será contraditório nunca, portanto se disse algo na bíblia, e isto é o que afirma a música, esta é de Deus. Mas se não diz nada sobre àquilo o que Deus tem nos ensinado, tomemos as palavras de Paulo já mencionadas acima.

Que Deus nos abençoe e nos dê entendimento de seu Espírito.
A paz de Deus seja com todos

Ir. Henderson Rodrigues

Anônimo disse...

Antes de tudo, quero saudar aos irmãos em Cristo com a Paz.

Estava pesquisando o termo "ziguezagueando" para descobrir se havia alguma menção dele na Bíblia Sagrada. Encontrei por acaso esta página...

Quero deixar aqui o meu parecer já que li alguns comentários absurdos.
Sabemos que existem pessoas usando o nome de Deus e colocando ¨firulas¨ nas músicas, porém acredito que este tipo de comentário não nos trará edificação (Minha opinião, sujeita a erros).
Já temos conhecimentos bíblicos suficiente para encher um caminhão, a pergunta é: O que estamos fazendo com este conhecimento?
Deus enviou seu Filho Jesus Cristo, que voluntariamente entregou sua vida como sacrifício para perdão de nossos pecados e salvação da humanidade; Esse Jesus ressuscitou, e não nos deixou sozinhos, hoje temos O Espírito Santo de Deus, que convence da justiça, pecado e juízo.

Existem muitas almas necessitando de Deus, não devemos perder tempo com coisas desse tipo.
Grande é a ceifa, poucos os ceifeiros...

Temos que usar nosso conhecimento para levar O Evangelho ao mundo e não criticar "O coração" de alguém, pois não somos Deus para isso.

Que Deus nos use como Luz para o Mundo, e que não sejamos trevas do mundo para o Reino de Deus.

Anônimo disse...

Quando deixamos de ver o lado o objetivo espiritual da musica, perdemos a razão e a lógica, porque além de sermos matéria somos tbm espírito. Vc expôs a sua opinião do qual é válida até a parte dos comentários, pelo qual caiu em contradição:

"Concordo que cada um de nós tem uma opinião, mas em relação à palavra de Deus não cabem opiniões, pois ela é a verdade, é obedecê-la ou não.

A adoração, como o próprio Jesus ensinou para a samaritana, deve ser com entendimento (Jo 4:22) e bíblica (Jo 4:24), baseada na verdade."

^não faltou o espírito?

"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:22-24"

^o diabo quando tentou Jesus também omitiu parte da bíblia da mesma forma que vc.

"O Diabo desafia Jesus a fazer uma coisa arriscada: pular do alto do templo para provar que a Palavra de Deus funciona. O Diabo aplicou a Escritura de maneira errada, mas Jesus notou o erro. Deus diz que vai nos proteger, mas não diz que vai limitar as consequências de nossas ações quando elas violam uma verdade revelada. Satanás omite “…em todos os teus caminhos.” – Sl 91.11--http://www.homensdapromessa.com/new/?p=1162"

. E mais no final jogou tudo no lixo. Tinha até gostado da sua interpretação porém fiquei muito triste com seu ultimo comentário:
"Mais uma, a expressão ziguezagueando não existe na bíblia, essa palavra sequer existe no hebraico, vc devia saber já que me acusa de não estudar a bíblia.. mas vc sabe ao menos o alfabeto hebraico?".
O novo testamento está escrito na sua maior parte em grego.

Agora eu vou te criticar pelo o que vc deveria fazer ao interpretar uma musica de tamanho cunho poético: Qual é o respaldo bíblico da musica? Condiz com o evangelho?
Pelo contrário vc fez varias contras provas para denegrir a musica, em vez de mostrar o q o autor quis dizer com a letra.
segundo a gravadora Ziguezagueando faz alusão ao livro de Ezequiel, capítulos 1 à 3. No turn around final traz uma ministração dele e interatividade com a galera presente na Comunidade das nações (DF). do qual vc nem citou

Não gostei desta musica. porém eu não devo carregar comigo uma ótica de cabresto do qual só enxerga uma parte relativa da musica.

Que a paz e a sabedoria divina te ilumine e sustente seus textos para e verdadeira interpretação espiritual do evangelho, para que não desvie seus leitores, caindo no erro.
não perca a fé, na gravação ele estava com jesus ou o diabo? ele orava a deus ou o capeta? ele profetiza o q?

muito triste por jesus não está em seus comentarios.

Anônimo disse...




--------------------------------------------------------------------------------------------
Leslye disse...

Noooossa gente! Legal seu conceito da música! {...}
15 de julho de 2010 15:04
Ruy Cavalcante disse...

Olá Leslye,

Concordo que cada um de nós tem uma opinião, mas em relação à palavra de Deus não cabem opiniões, pois ela é a verdade, é obedecê-la ou não.

A adoração, como o próprio Jesus ensinou para a samaritana, deve ser com entendimento (Jo 4:22) e bíblica (Jo 4:24), baseada na verdade. E verdade seja dita, ziguezaguear é tudo, menos bíblico. Não posso realmente afirmar que seja pecado este tipo de atitude cantada, porém a bíblia nos ensina a considerar maldito tudo o que não constar nela (Gl 1:8-9), por conta disso a reprovação.
15 de julho de 2010 19:16
Leslye disse...

OBRIGADA PELA RESPOSTA!

Deus o abençoe Ruy!

Fica na Paz!
19 de julho de 2010 11:39
Ruy Cavalcante disse...

paz irmanzinha,

ufa! Pensei que ia me esculhambar eheheheheh

Deus te abençoe e te direcione todos os dias em seu ministério. E lembre de sempre trabalhar em favor da exaltação a Deus...
19 de julho de 2010 12:36


-------


Ruy Cavalcante disse...

Caro colega anônimo:

Eu preciso te fazer essa mesma pergunta: Que tipo de evangélico é você para dizer que eu não posso criticar quando você mesmo me critica? Você é especial, diferente dos outros pobres evangélicos mortais?

OUtra coisa, vc tem dificuldade de raciocínio ou o que? Eu fiz uma critica à letra de uma música, onde vc viu em minha análise a critica ou falta de amor contra algum irmão? Eu falei de pessoas por acaso?

Você afirma ser errado criticar e mesmo assim me critica e ainda por cima como anônimo seu covarde hipócrita?

Mais uma, a expressão ziguezagueando não existe na bíblia, essa palavra sequer existe no hebraico, vc devia saber já que me acusa de não estudar a bíblia.. mas vc sabe ao menos o alfabeto hebraico?

Por último, deixe que de meu blog cuido eu, vc não foi chamado aqui, veio pq quis.

Espero que Deus te perdoe por sua hipocrisia e falsidade.
16 de julho de 2012 15:47

Anônimo disse...

muito triste

Anônimo disse...

mande respostas

Cléa disse...

Gostei muito deste blog porque nós pecisamos sim analisar o que cantamos. Faço parte do ministério de louvor e preciso ter a responsabilidade de saber o que estou ministrando a Deus. As letras tem sim que ter coerencia com a Palavra de Deus. Devemos prestar muita atenção no que cantamos. Vamos deixar de rebeldia e ignorancia e buscar conhecimento na Palavra de Deus! Deus te abençoe Rui Cavalcante e toda sua família.
Quem quer ouvir porcaria que ouça, mas não faz a igreja louvar a Deus com louvores que não está de acordo com a Bíblia.

mano brodão disse...

Boa tarde meu caro, também concordo com suas citações, mas creio que o autor fala de uma experiencia particular com Deus e usa termos simbólicos:

" e ao céu e voltar " creio que seria elevar seu pensamento a Deus de forma que nada na terra importe naquele momento somente Deus, nesse caso ele precisa voltar, voltar para realidade terrena.
Sendo assim entendo que ja não seja suficiente para ele ir e voltar, então ele completa:

"quero ser arrebatado" ou seja ir e não retornar mais.

Provavelmente o termo ziguezagueando soa de forma chula, porem ziguezaguear significar mexer-se, locomover-se.

sendo assim eu posso dizer que vou ziguezagueando ao encontro de Deus, como uma criança que corre feliz,cantando e dançando porque vai ao encontro do pai.

eu posso me locomover ao encontro de Deus... as coisas as vezes são simples e ninguém vê.

Anônimo disse...

Irmão Ruy... Por favor, pare esse trem descarrilhado que eu vou pular... Nem é mais descer!! Ahahah. Continuarei orando pelo o irmão, para que Deus lhe dê muiiita paciência para que esse farisaísmo religioso pagão não lhe atinja bem no meio de sua testa, e entorpeça seu abençoado discernimento!!! Ahah. Têm pessoas que não sabem separar Lé com Cré mesmo!! Aahah. Do que andam se alimentando por aí, para não terem um pingo de discernimento de que isso nãaaaaao é um louvor para Deus!! Maluquice total ainda é muito pouco para essa loucura de Ziguezagueando!! Depois da Vingança com sabor de mel... Essa bateu o recorde da birutice!! Ahahah. Onde foi parar meu maravilhoso VPC mesmo??

Projeto Logos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Projeto Logos disse...

Karen Costa, teologias pregadas por meio de sonhos e revelações precisam de autenticação bíblica, porque tornam-se doutrina muito rapidamente. Quando se manifesta um desejo de ver, participar ou almejar qualquer situação contrárias à descrição bíblica, precisamos primeiro analisar quem deu esse sonho ao autor. O apóstolo Pedro diz "analisem os espíritos para ver se são de Deus".

Projeto Logos disse...

Apóstolo Paulo diz que alguns pregavam por inveja e até por rivalidade (FIL. 1,15),então, deixemos que ele viva a experiência do evangelho. Quem sabe pregando aos outros, ele mesmo se converte? Rsrs

Radio Som de Adoradores disse...

Essa música só quem não entendi é um tolo é muito linda essa música

Unknown disse...

Nossa quanta arrogância. E tá falando de gospeland8a, me poupe. Nada humilde, a pior das vaidades é a espirirual.

Unknown disse...

Gente ziguezagueando significa de um lado para outro, como os anjos fazer quando voam, eu entendi o que a letra do hino quer dizer, a canção foi mal interpretada...

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails