Observação importante

O objetivo do Blog não é acusar ou perseguir compositores, tampouco os intérpretes das músicas aqui analisadas. O objetivo é avaliar que tipo de afirmações estão sendo proferidas em nossos púlpitos e lares cristãos, seguindo a linha de raciocínio dos crentes bereanos (Atos 17:11) e os conselhos de Paulo (1 Ts 5.21; Hb 13.9) e João (1 João 4.1). Todas as análises são de responsabilidade de seus autores e críticas são bem vindas, desde que não venham acompanhadas de ofensas, mas de paz. Se desejar, leia aqui um artigo sobre algumas considerações sobre música e culto.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Música: Faz um milagre em mim (Regis Danese)


Letra:

Como Zaqueu
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim.

Eu preciso de Ti, Senhor
eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua Paz
Largo tudo pra te seguir.

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti,
Porque o Senhor é o meu bem maior,
Faz um Milagre em mim.

Análise:
Esta letra faz um trabalho de homilética em cima da história de Zaqueu, descrita em Lucas 19:1-10. Porém, a exemplo do que se vê por ai, um trabalho muito mal feito, pois em nada reflete o que de fato estava ocorrendo naquela situação.

Zaqueu não subiu na árvore para chamar a atenção de Jesus, antes Cristo percebeu a presença dele ali e o chamou:

Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a uma figueira a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa". (Lucas 19:3-5)
Notem também que não foi Zaqueu quem convidou Jesus para entrar em sua casa, e sim Jesus informou-o dessa necessidade.

Orar não significa chamar atenção. Definitivamente não precisamos chamar a atenção de Deus para nós, pois Ele nos ama independentemente de qualquer coisa que façamos, seja boa ou ruim e seus ouvidos estão sempre atentos para ouvir o clamor de um servo transformado:

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8)

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal”. (1 Pedro 3:12)
Porém, mesmo com esta homilética mal feita, é possível encontrar traços de afinidade com o Evangelho de Cristo e preciso ser imparcial neste ponto, apesar da aparente tentativa de agradar ao ouvinte com palavras e chavões evangélicos.

Reconhecer nossa pequenez e declarar largar tudo para seguir a Cristo, conforme declarações da segunda estrofe, é algo a ser exaltado. Soma-se a isso, o chamado para que Deus entre em nossa vida e a tranforme, nos ensinando o caminho da santidade e declarando que o Senhor está acima de qualquer bem, sou obrigado a avaliar positivamente, num âmbito geral, esta canção, chamando a atenção para que estas afirmações sejam realidade em nossas vidas, não apenas expressões vazias, o que infelizmente é comum desde os tempos bíblicos:

Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim”. (Mateus 15:8)
Mesmo positivando a letra, vale ainda uma observação final:

Precisamos ter bastante cuidado com a preparação de nossas músicas e pregações. A homilética pode ser uma ferramenta científica bastante proveitosa, mas somente quando é utilizada levando em consideração o principio fundamental: estar em consonância com o contexto bíblico em que a referida passagem se encontra, pois não podemos inventar conceitos e ensinos inexistentes, somente para apresentar nossos estudos, pregações e canções com ares mais espirituais.

Aprovada, mas com ressalvas importantes.

34 comentários:

Jonathan Rodrigues disse...

cara, muito bom o seu blog, idéia muito interessante e construtiva para a música gospel

na verdade deixei um pouco a musica Gospel de lado ultimamente por causa da baixa qualidade musical das mesmas, mas como cresci ouvindo musica evangélica ainda tenho conhecimento sobre canções boas antigas e por isso mesmo fico triste pelo cenário atual

te parabendizo pela idéia, seria legal também que as músicas fossem analizadas num ponto de vista musical porque a grande maioria são bem pobres neste aspecto, mas sei que não é esse o objetivo do blog, mas de qualquer forma, já sou um seguidor.

abraço.

Ruy Cavalcante disse...

Obrigado irmão.. de fato o movimento gospel tem destruido com a criação de músicas cristãs. Anos atrás não havia a necessidades de blogs como o meu. Infelizmente hojé há.

Sigamos então anunciando o Reino de Deus, que se inicia com o Evangelho de Cristo, o verdadeiro.

Abraço

lv disse...

Felicitações...
Sem a pretenção de arrogãncia particular, gostaria de pedir-lhe a possibilidade de textos informativos á respeito da HISTÓRIA CRISTÃ como por exemplos: comentários sobre Livros Apócrifos; História da Igreja na Idade Média; a Falsidade da Igreja Católica...
Tendo em vista seu nível cultural, seria de tamanho valor suas informações! Obrigado!

Ruy Cavalcante disse...

Olá lv,

Bem, acho que meu nível cultural não é tão extenso assim, uma vez que não consegui definir se vc estava sendo irônico ou verdadeiro ehehehehhehe..

Mas enfim, Este blog eu utilizo apenas para analise de letras de canções mesmo, porém tenho outro blog, cujo link encontra-se no menu superior deste (Blog Intervalo Cristão) onde posto artigos sobre vários temas cristãos, um pouco mais na linha apologética, porém tbm recebo alguns pedidos de artigos e tento na medida do possível atender a todos. Se for o caso, se não foi ironia, seria um prazer ajudar. Se foi uma ironia agradaço assim mesmo a contribuição com seu comentário no Blog.

Deus te abençoe sempre, abraço.

Roosevelt Gonçalves Lopes disse...

A impressão que tenho é que a igreja, na sua maioria, tal como o mundo, assimila aquilo que ouve muitas vezes. Quanto mais se paga para divulgar mais se toca, dá a impressão que as pessoas querem participar do aparente sucesso, e onde se vai, todos estão cantando as mesmas coisas.
Quando se analisa uma música e mostra erros até doutronário, muitos dizem: mais eu gosto! Eu acho boa! Não percebem que muitas letras corrompem aquilo que já aprenderam.
Quando alguém analisa com todo interesse de servir preservar e intruir,dizem que não é "espiritual" Parabéns! Continue e que Deus o abençoe sempre.

Ruy Cavalcante disse...

Obrigado irmão Roosevelt,

é bem por ai que a coisa acontece realmente.. as pessoas estão acostumadas a aprovar aquilo que lhes agrada, não se importando muitas vezes com o que agrada a Deus. A dica para saber o que agrada a Deus é muito simples, se for baseado em verdades bíblicas (que é a sua palavra, a verdade de Deus) lhe agrada, caso contrário, anátema é.

Deus te abençoe.. paz

Anônimo disse...

"Não queirais julgar, para que não sejais julgados, pois com o juízo com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós." (Mateus, 7:1-2)

Ruy Cavalcante disse...

Tomara que eu seja medido da mesma forma, se assim for, serei medido com justiça, baseando meus atos pela palavra de Deus e sendo por Ela julgada.

Se o irmão anônimo quiser eu posso dar uma aulinha sobre iniciação ao cristianismo. Nela vc vai aprender a interpretar textos simples como este que vc citou. Alias, aula de portugues tbm ajuda.

Desculpe a franqueza, mas nem uma criança de 6 anos que saiba ler interpreta tão mal um texto como vcs da gospelandia.

Deus abençoe.

Anônimo disse...

Meu querido irmãozinho, eu leio sim a bíblia e a entendo muito bem, tenho conhecimento sim da palavra de Deus, agora me responda algo já que você acha que sabe tudo e que é bom e perfeito aos olhos de Deus. Quem te disse que essas pessoas que cantam essas musicas não são inspiradas pelo espírito santo?
Seria bom antes de ler a bíblia você orar para que entenda o que Deus quis dizer na sua palavra, pois a bíblia não é algo para entendermos individualmente e tirar nossas próprias conclusões, mas sim criada com o propósito de todos entenderem da mesma maneira. Ah! não precisa se exaltar sabe que esses sentimentos não são bons. Vou orar por você.

Anônimo disse...

Bom irmãozinho você esta me julgando dizendo que eu nunca li a Bíblia, que coisa feia, não acha?
Afinal você se diz perfeito, e esta me julgando, existem varias passagens bíblicas falando da humildade, você não viu quando a leu. Jesus é o maior exemplo de humildade, você conhece Jesus?
E sinceramente acho que você deveria se ocupar de algo mas produtivo do que ficar criticando as letras da músicas gospel.

Ruy Cavalcante disse...

Você disse:

"Afinal você se diz perfeito"
"você acha que sabe tudo e que é bom e perfeito aos olhos de Deus"

Quando vc mostrar onde eu escrevi isso te respondo.

Quanto a eu te julgar, foi vc quem disse que isso era proibido, baseando-se em Mateus 7:1-2. Leia denovo, o capitulo inteiro desta vez, e me diga se é isso que o texto ensina, dai respondo isso tbm.

Quanto a interpretação bíblica a unica conclusão que posso tirar continua sendo que vc nunca a leu, pois afirmar que cada um interpreta como desejar é a maior de todas as heresias possíveis. Não só a maior, como esta é a causa do surgimento de todas as outras. Aprenda isso, a bíblia é sua própria interprete, se é que vc me entende.

"sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." (2Pe 1.20)

Ou você está certo, e a bíblia errada, ou vc esta errado e deve começar a ler a biblia denovo, já que afirma que a lê.

Anônimo disse...

Ah meu querido você esta distorcendo as coisas, lê novamente o meu comentário, eu em nenhum momento disse que a biblia é para interpretação individual. E eu não concordo com seu trabalho de "analisar" as músicas, é minha opinião, e cada um tem a sua, se você acha isso certo, contineu. Deus sabe de todas as coisas.Ah! humildade também é pregado por Jesus.

Ruy Cavalcante disse...

Bom, se as acusações eram somente para dizer que não concorda com analise de músicas, ótimo. Não precisava tanto, bastava ser claro.

Agora minha visão é baseada na biblia, em textos como este:

"1Co 6.3 Não sabeis vós que havemos de [julgar os anjos]? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"

Ou seja, não somente podemos, como devemos, julgar estas canções. É estranho um cristão deixar de avaliar algo que pode, de uma forma ou de outra, invalidar, contradizer ou adicionar coisas ao evangelho.

Só é possivel reter o que é bom depois de fazer uma analise daquilo que está a nossa volta.

Quanto à questãp da interpretação, vc está correto, eu li errado o que vc escreveu, vc realmente não disse que a biblia pode ser interpretada de acordo com o individuo e peço perdão pór isso.

Mas então, talvez vc concorde, que a bíblia deve ser interpretada baseando-se nela mesmo, de forma que nossa interpretação não contradiga outros textos, correto?

Bom, pelo menos foi esta a forma como os pais da igreja fizeram e a forma como os novos "apostolos" não fazem. Prefiro seguir o exemplo dos que morreram por Cristo do que o dos que enriquecem por ele...

Deus te abençoe.

Anônimo disse...

A pior musica gospel que eu já ouvi foi a do Adriano do fank.

Juliano disse...

Caro irmão Ruy. Gostei muito do comentário, do blog, de tudo, rs.
Mas uma coisa que me chamou a atenção é que o irmão está analizando esta musica como se todas as frases fossem direcionadas para Jesus, porém, em nenhum momento é sitado o nome Jesus, Pai, Deus, Espirito santo... Eu, pessoalmente, reprovaria, pois é como fazer uma carta e não colocar o nome do destinatário. O que o irmão acha?
Abraço e sucesso

Ruy Cavalcante disse...

Olá irmão Juliano,

Vc está certissimo, porém acredito ser possível haver adoração mesmo quando o nome do nosso Deus, Jesus ou ES não é citado, atraves de inferências... a minha inclinação foi desde o início para a reprovação desta canção, mas tentei ser o mais imparcial possível..

Talvez eu tenha sido um pouco influenciado pelo temor da polêmica que isso geraria, já que em outras situações como a da canção "Ziguezaguenado" até mesmo xingado eu fui...

De qualquer forma tentarei ser imparcial em todas as análises, buscando ao máximo não registrar inclinações pessoais e sim o sentido real do Evangelho de Cristo.

Anônimo disse...

Interessante colega mas eu discordo de umas coisas de você.

Zaqueu chegou a subir sim na árvore, e chamou a atenção de Jesus, ele era baixinho e queria ver Jesus. (não pelos gritos ou esperneios, mas pela fé), igualmente foi com o irmão paralítico, que amigos abriram o telhado e o apresentaram para Jesus.

No ademais, é uma música simples e sincera. Não há nada de errado nela (sinceramente)

Abraços!

“Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a uma figueira a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa". (Lucas 19:3-5)"

Se ao orar tomarmos isto como uma atitude de fé, chamamos atenção a Deus.

Ruy Cavalcante disse...

Amado anônimo,

POr favor, me atualize, não consegui enchergar no texto, nem através de inferências textuais, o momento em que zaqueu tenta chamar a atenção de Jesus, o texto diz que ele queria vê-lo, nada mais.

Quanto a chamar a atenção de Deus, esta é uma idéia absolutamente anátema, distante de tudo o que a bíblia ensina. Deus é Deus, nunca está desatento para que seja necessário chamar-lhe a atenção:

Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. (Sl 34.15)

Em tempo, não sei se notou, mas a música foi aprovada, apenas com esta ressalva.

Roosevelt disse...

Dois amigos, ao visitarem juntos um grande palácio, foram convidados a olhar a beleza do lugar. Percorrendo o interior do palácio cada um detinha sua atenção em coisas diferentes.
O anfitrião então pediu que fossem até a janela e olhassem, ambos se dirigiram a janelas diferentes, em cômodos diferentes do grande palácio. Quando voltaram, o anfitrião perguntou:
E então? Gostaram do que viram? Quando o primeiro ia falar e dizer que ao abrir a janela deslumbrou-se com um jardim maravilhoso, árvores frondosas e belas calçadas, o outro o interrompeu dizendo: que bela janela!

Que O Senhor Deus o abençoe no seu necessário trabalho.

Elias Filho disse...

Olá irmão Ruy! Muito bom esse blog Parabéns. Analisar a luz da Palavra o que se tem cantado por aí com o chamado "Gospel"...infelizmente a geração atual é fraca de bíblia, pois não se tem mais escola bíblica com antes. Sou de um tempo em que éramos ensinados e que depois nos faziam perguntas e o interessante é que a maioria de nós na época estudávamos para receber um elogio ou um prêmio, pois estimulava na leitura e estudo da Palavra e isso nos ajudou muito depois de adulto.
Quanto a essa música de Régis Danese, não aprovo! Apesar de ter algumas falas como "me ensina a ter santidade", "porque o Senhor é o meu bem maior", que condiz com os ensinamentos bíblicos, porém de início o autor já diz o seguinte:
"Como Zaqueu eu quero subir" - Pois bem, se analisarmos esse trecho podemos ver que o autor está dizendo que ele quer subir para chamar a atenção igual a Zaqueu:
1º ponto contraditório: Zaqueu não subiu para chamar a atenção de Jesus e isso é claro na bíblia.
2º ponto é: Zaqueu quando subiu na árvore, era perdido e não salvo, então como pode um cristão querer ser igual a Zaqueu?
3º ponto é: Quem foi que disse que nós crentes, salvos, nascidos de novo, precisamos chamar a atenção de Deus pra alguma coisa? Onde está dizendo isso na bíblia uma vez que Deus sonda os corações?
4º ponto é: Na expressão "me dá a tua paz" - o Crente independentemente do que esteja passando, ou passará, a paz de Cristo nunca o deixará, pois se o Espírito Santo habita no salvo e a paz é um dos frutos do Espírito, então não faz sentido irmos em busca de uma paz que nós já temos.
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22"
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27"
Bom irmão Ruy fazendo jus a outros comentários seus em outras músicas e que por sinal muito bem observadas, mas esse eu tenho que discordar, pois não faz sentido um crente cantar uma letra dessas. A música é excepcional assim como as outras colocadas aqui no blog, mas a letra delas são todas contraditórias.
A música "Deus de promessas é uma das mais lindas que já ouvi, mas vi também que há erros e que geram contradição.
Faço versões de algumas músicas adventistas devido a contradições doutrinárias em algumas delas, nem todas é claro, pois assim como esses cantores do chamado "Gospel" fazem músicas lindas que podem ser aproveitadas modificando as letras, também se pode fazer em relação aos adventistas e não há problema nesse sentido, pois não posso julgar que não sejam salvos. Acredito que a maioria sejam, porém falta-lhes discernimento bíblico.

Anônimo disse...

Parabéns por essa análise

Rodrigo disse...

OI, eu me chamo Rodrigo.
Gostaria de fazer um pedido de Análise de Música.
Tu me amas - Fernanda Brum ...
Esta musica está no novo cd e confesso que não consigo entender direito a mensagem dela. Você poderia me ajudar? Desde já agradeço.
A Paz do Senhor!

Fernando Barbosa disse...

Eu acho que essa música tem várias ressalvas no que diz respeito ao contexto bíblico. O irmão até pegou leve na análise. Ela demonstra a imaturidade bíblica do autor e a cegueira do modismo dos "crentes" de hoje. Parabéns pelo seu trabalho irmão. Deus te abençoe nesta empreitada.

Unknown disse...

Muito bom o blog e essa parte das análises das canções, embora bastante controvertida.
Eu mesmo reprovaria essa canção do Régis Danese.
"Eu quero subir o mais alto que eu puder..." e "e chamar sua atenção para mim", mostra o egocentrismo que toma conta de boa parte da cristandade.
Eu prefiro não escutá-la e muito menos cantá-la...
No mais, fique na graça e na paz do nosso mestre Jesus.

José Luis disse...

O que dizer da cantora Lea Mendonça, isto é, da letra intitulada "covardia"?

José Luis disse...

O que dizer da cantora Lea Mendonça, isto é, da letra intitulada "covardia"?

Anônimo disse...

Caro amigo, ontem eu escutei uma pregação que falava sobre esta música e o mais curioso foi quando o pregador falou sobre a parte "quero amar somente a ti" e frisou que a música contradiz com as vontades de Deus, visto que o próprio Deus diz que devemos amar o próximo. Fiquei muito confuso e gostaria da sua interpretação. Obrigado Rogério.

Rafa Smith disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gosto muito do teu blog, Ruy Cavalcante, e sempre o consulto. Se ñ for pedir demais, gostaria q vc analisasse duas músicas para no, seus seguidores, quais sejam: "Deus é Deus", de Delino Marçal; e "Amor", de Sérgio Lopes. Obrigada. Paz em Cristo.

Unknown disse...

Olá me chamo Leonardo,gostaria que analisasse a música �� você me leva ao deserto,ministério zoe,acho a música até legal,mas não gosto De repetidas vezes chamar Jesus nosso sumo sacerdote de você,haja vista que não chamamos nem nossos pais de você avalie nosso senhor e salvador Jesus que vive e reina,parabéns pelo blog!

Gisele disse...

Olá! A Paz de Cristo JESUS! Sim, Zaqueu convida Jesus a entrar em sua vida (coração) quando toma a decisão de subir naquela figueira sem se importar com os riscos e reconhecendo que mesmo com sua pequenez apesar de seu alto cargo público, não era nada diante do SENHOR JESUS e da Glória de DEUS! Foi capaz de alcançar o salvador com sua atitude, humildade ,perseverança e fé. Também sua casa (família). Jesus não queria salvar somente Zaqueu, mas também sua família. Na bíblia diz, crê e será salvo tu e tua casa. Jesus conhece o coração de cada um e quando Jesus pede para ele descer, já conhecia que aquele homem precisava ser salvo, sabia as intenções do coração dele. Ele obedece imediatamente JESUS com regozijo, porém ele tomou uma atitude de subir na Figueira com a graça do Espírito Santo de DEUS e Jesus mostra que para sermos salvos precisamos nos arrepender de coração e se alegrar na presença dele e não murmurar ou julgar o próximo, pois ele tudo tem o poder de transformar. Mexer na estrutura e fazer a transformação pelo poder do Espírito Santo de DEUS, ensinar a ter santidade e seguir a vontade de Deus e não a da carne, Amar somente a ele, pois ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai a DEUS pai, se não pelo DEUS Filho.

Gisele disse...

Faz o milagre em mim: Jesus realmente fez o milagre diante de todos aqueles que se consideravam religiosos e salvos mas não foram capazes de convidar JESUS para fazer parte de sua vida, família e intimidade como Zaqueu. E Jesus realmente mexeu na estrutura porque os milagres dele são perfeitos, Zaqueu se converteu, deu metade de seus bens aos pobres e devolveu quadruplicado o que havia extorquido. Houve mudança de valores, mente, de propósito de vida, a verdadeira conversão.

Gisele disse...

Jesus queria entrar na casa de Zaqueu, mas nunca o faria sem o devido consentimento, então Zaqueu o recebeu com alegria. Receber Jesus ou rejeitá-lo é uma decisão que cada um deve tomar.

Gisele disse...

Jesus queria entrar na casa de Zaqueu, mas nunca o faria sem o devido consentimento, então Zaqueu o recebeu com alegria. Receber Jesus ou rejeitá-lo é uma decisão que cada um deve tomar.

Postar um comentário

Compartilhe sua visão desta música para que todos possam crescer em conhecimento da verdade.

Related Posts with Thumbnails