Letra:
Como Zaqueu
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim.
Eu preciso de Ti, Senhor
eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua Paz
Largo tudo pra te seguir.
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti,
Porque o Senhor é o meu bem maior,
Faz um Milagre em mim.
Análise:
Esta letra faz um trabalho de
homilética em cima da história de Zaqueu, descrita em Lucas 19:1-10. Porém, a exemplo do que se vê por ai, um trabalho muito mal feito, pois em nada reflete o que de fato estava ocorrendo naquela situação.
Zaqueu não subiu na árvore para chamar a atenção de Jesus, antes Cristo percebeu a presença dele ali e o chamou:
“Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a uma figueira a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa". (Lucas 19:3-5)
Notem também que não foi Zaqueu quem convidou Jesus para entrar em sua casa, e sim Jesus informou-o dessa necessidade.
Orar não significa chamar atenção. Definitivamente não precisamos chamar a atenção de Deus para nós, pois Ele nos ama independentemente de qualquer coisa que façamos, seja boa ou ruim e seus ouvidos estão sempre atentos para ouvir o clamor de um servo transformado:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8)
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal”. (1 Pedro 3:12)
Porém, mesmo com esta homilética mal feita, é possível encontrar traços de afinidade com o Evangelho de Cristo e preciso ser imparcial neste ponto, apesar da aparente tentativa de agradar ao ouvinte com palavras e chavões evangélicos.
Reconhecer nossa pequenez e declarar largar tudo para seguir a Cristo, conforme declarações da segunda estrofe, é algo a ser exaltado. Soma-se a isso, o chamado para que Deus entre em nossa vida e a tranforme, nos ensinando o caminho da santidade e declarando que o Senhor está acima de qualquer bem, sou obrigado a avaliar positivamente, num âmbito geral, esta canção, chamando a atenção para que estas afirmações sejam realidade em nossas vidas, não apenas expressões vazias, o que infelizmente é comum desde os tempos bíblicos:
“Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim”. (Mateus 15:8)
Mesmo positivando a letra, vale ainda uma observação final:
Precisamos ter bastante cuidado com a preparação de nossas músicas e pregações. A homilética pode ser uma ferramenta científica bastante proveitosa, mas somente quando é utilizada levando em consideração o principio fundamental: estar em consonância com o contexto bíblico em que a referida passagem se encontra, pois não podemos inventar conceitos e ensinos inexistentes, somente para apresentar nossos estudos, pregações e canções com ares mais espirituais.
Aprovada, mas com ressalvas importantes.